verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Sanduíche de forno

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Sanduíche de forno


 

Esse não é daqueles sanduíches de forno que são feitos com camadas de pão de forma. Se não chega a ser tão prático, também não é nenhuma complicação: o sanduíche de forno leva a massa básica para salgados que faz sucesso no blog e algumas opções de recheio. A montagem é feita de um jeito bem diferente. O sanduíche saiu do nosso forno depois de uma imagem que esteve circulando essa semana no Facebook associada ao blog. Do jeito que muita gente se interessou pela receita, eu também fiquei querendo. Fiz o teste, deu muito certo e compartilho com você.


A foto que mexeu com o estômago de muita gente mostrava o passo a passo de montagem de uma espécie de sanduíche, montado entre dois discos de massa. Tinha apenas a imagem como referência e não a receita, mas fiquei imaginando que a massa usada no joelho (AQUI) seria perfeita. O mais legal é que, massa - que é bem prática - e recheios preparados, você faz produção em série. Confira a receita com fotos das etapas e as dicas para fazer o sanduíche de forno dar certo.

Acabei achando a receita associada à foto original, estava em alguns sites em russo (!). A tradução do Google ficou bem mais ou menos, mas deu para entender. A massa original não leva fermento e o sanduíche é frito no final, por isso ele fica parecendo uma bolinha (veja AQUI a foto). Nem cogitei a fritura, então abstraí a receita original e fiz do jeito que achei melhor para levar ao forno.

Sanduíche de forno
(Rende 5 unidades)

Massa (igual a ESSA, mas metade)
2 colheres de sopa de óleo
1/2 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento biológico seco instantâneo (para pão)
1/3 de xícara de água morna
2 xícaras de farinha de trigo

Recheio (sugestões - essas foram as quantidades efetivamente usadas)
1 tomate (5 rodelas)
2 colheres de sopa de queijo minas esmigalhado + orégano
1 colher de sopa de espinafre refogado*
1 colher de sopa de carne moída - Dispense esse item para uma receita vegetariana
1 punhado de cenoura ralada

*Pique o espinafre cru, acrescente um pouco de água e leve ao micro-ondas por 20 segundos. Escorra e use. Lembre-se de que o volume do espinafre cru diminui bem depois de refogado.

Massa: em um recipiente, misture o óleo, o açúcar, o sal e o fermento biológico, misture com uma colher. Acrescente a água morna e misture novamente. Vá colocando a farinha de trigo aos poucos, misturando primeiro com a colher e depois com as mãos. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e sove, é preciso sovar bem, por uns 15 minutos, até a massa ficar lisa e macia. Precisei acrescentar um pouquinho mais de água durante a sova, pois a massa estava dura. O segredo é que a massa deve começar a sova um pouco pegajosa, à medida que você for trabalhando ela vai desgrudando e ficando macia. Se isso não acontecer, dê umas polvilhadas com farinha de trigo. Massa não tem quantidade exata de ingredientes. Bem sovada e macia? Não precisa descansar a massa, parta para a montagem.



Montagem: faça uma bola com a massa e divida-a em dois. Se você tiver espaço, enfarinhe a bancada e abra os dois discos de massa. Caso não tenha, abra um disco, enfarinhe dois dois lados e deixe enrolada em um cantinho, para depois partir para a outra, polvilhando a bancada com farinha novamente. Antes de colocar o recheio, levante o disco de massa e polvilhe farinha embaixo, para conseguir tirar os sanduíches depois. Marque o disco da parte de baixo com o cortador que for usar. Usei um pote de plástico com 9 cm de diâmetro. Seque ligeiramente a rodela de tomate e posicione no meio do círculo marcado, colocando por cima os outros recheios (queijo + espinafre, carne + queijo, queijo + cenoura). Coloque o outro disco de massa cuidadosamente por cima - não dá para ajeitar muito, pois bagunça o recheio, tem que acertar de primeira - e ajuste o disco de cima com as mãos, apertando nos espaços entre os recheios. Use a rodela de tomate como guia e corte com o cortador corretamente, deixando bordas do mesmo tamanho. Retire as sobras de massa e aperte um pouco as bordas de cada sanduíche. Retire os sanduíches da bancada com a ajuda de uma espátula e coloque em assadeira untada com óleo. Deixe um espaço pequeno entre eles, a massa não cresce muito. Leve ao forno médio por 20 a 25 min, até corar a parte de cima.

Fiz uma receita pequena, já que o objetivo era testar, e é quantidade suficiente para duas pessoas lancharem. O recheio é bem a gosto. Não sou muito fã, mas, para quem gosta, uma rodela completa de cebola pode substituir a rodela de tomate e acompanhar linguiça calabresa, por exemplo. O legal das rodelas do recheio é que elas ajudam a "demarcar" território, facilitando na hora de cortar.

Disco de massa com espessura mais fina, cerca de 0,3 cm - medido na régua #sóquenão
Depois de cortar quatro sanduíches, abri novamente dois discos com a sobra de massa e deixei-os com a espessura mais grossa, para testar o resultado. Gostei mais da versão com massa fina, só é preciso tomar cuidado para não deixar a massa fina demais e depois rasgar no transporte para a assadeira ou abrir dentro do forno (o primeiro não aconteceu por aqui, o segundo sim).

Discos de massa abertos com espessura mais grossa
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: sanduíche de forno.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

17 comentários:

  1. Nhum, num.. mexeu bem com o meu estômago também:)
    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
  2. que delíííííciaaaa!!! adorei a ideia!!!

    ResponderExcluir
  3. amei demais esta receita e vou fazer para testar. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. Carla, bem diferente, né? E ficaram bem gostosos :) Beijo!

    Cáu, obrigada! Que bom que gostou :) Beijos.

    Laura, obrigada! O jeito de fazer é muito interessante, tanto que deixou todo mundo interessado - inclusive eu! Beijos.

    Ana Paula, experimente mesmo, é uma receita diferente e bem tranquila de se fazer :) Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei tanto desse blog que adicionei aos meus favoritos. Adorei o toque de bom humor nas dicas. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luzia! Obrigada pelo comentário e pelo elogio! Fico muito feliz de saber que vai estar sempre por aqui :) Espero sempre poder oferecer a você e a todos os leitores uma dica esperta, uma receita legal, tudo com bom humor e leveza, que a vida é dura, mas é boa :) Beijos!

      Excluir
  6. Eu ja tinha criado algo parecido! Foi muito apreciado! Agora vou unir as duas receitas, pra ficar melhor ainda!

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Sara, a receita não é difícil, mas tem uns detalhes. Quis passar tudo bem explicadinho para todo mundo conseguir fazer, tomara que tenha conseguido esse objetivo :) Beijos e obrigada!

      Excluir
  8. Respostas
    1. Oi, Fernanda. A massa ficou dura, grudenta, elástica demais? Sem detalhes nem sei por onde tentar te ajudar!

      Excluir
  9. Teste e deu mto certo.
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  10. Olá :)! Adorei a receita.
    Sabe me dizer se pode armazenar no congelador no caso de fazer quantidades maiores? Se sim quanto tempo e qual o cuidado para o descongelamento?

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...