verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Farofa de cuscuz com castanha de caju

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Farofa de cuscuz com castanha de caju


Farofa é um acompanhamento que (quase) todo mundo gosta e que é muito fácil e rápido de fazer. Mas tem jeito de conseguir algo diferente, para não ficar a mesma farofa de sempre? Ô, se tem. A dica de hoje é fazer a troca da farinha de mandioca pela farinha de milho para cuscuz. A gente jura que ama a farofa tradicional, mas, às vezes, é bom dar um respiro nessas relações e experimentar coisas novas (polêmica!!!). Rsrsrs. A farofa de cuscuz acompanha lindamente os peixes - foi a aposta para essa receita da foto -, frango, carne bovina e até porco. É pau para toda obra porque, na minha modesta opinião, milho combina com tudo. Veja a receita a seguir, é quase uma dica de tão fácil.


Em um final de semana "regado" a peixe - que adoramos em casa, mas não consumimos tanto quanto gostaríamos -, essa farofa saiu como algo rápido e mais leve para acompanhar uma corvina feita no forno. A disposição era muita. A do marido, não a minha. Depois de seguir rumo à feira, melhor lugar para comprar peixe fresco, volta ele com uma belíssima corvina, bem fresca. Além de ser um dos peixes de que mais gostamos, é uma opção mais barata e versátil: fica ótima feita inteira ou em postas no forno, cozida em caldo ou frita.

Deixo a dica do peixe. O amigo peixeiro limpou e cortou em postas. Em casa, temperei os pedaços com sal e pimenta do reino e, enquanto descansava um pouco, cortei batatas em fatias, tomate e cebola em rodelas. Separei uns galhos de salsinha também. Untei um refratário com azeite, coloquei as fatias de batata no fundo (mais sal e pimenta do reino), acomodei as postas de peixe por cima, reguei com suco de limão. Por cima foram a cebola e o tomate. Acomodei os ramos de salsa aqui e ali. Por cima de tudo, mais um pouco de suco de limão, sal, pimenta do reino e azeite. Forno médio até o peixe ficar cozido. Simples e delicioso.

Voltando à farofa. Esse prelúdio do peixe era para fazer você entender que esse peixe necessitava de uma farofa de cuscuz. Peixe com acompanhamento, ok. Calor, mais que ok. Ficou praiano.

Farofa de cuscuz com castanha de caju
(Rende duas porções)

1/2 xícara de farinha de milho para cuscuz ou flocão
Cerca de 1/4 de xícara de água
Sal e pimenta do reino
2 colheres de sopa de castanha de caju picada
1 colher de sopa cheia de manteiga
1 colher de sopa de salsinha picada

Prepare o cuscuz: misture a farinha de milho com a água - cuidado com essa proporção, o cuscuz deve ficar mais sequinho que encharcado - e um pouco de sal, deixe descansar por uns 5 a 10 minutos, coloque na cuscuzeira e deixe cozinhar normalmente. Desenforme o cuscuz e solte-o com um garfo. Em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga e junte a castanha, para dourar um pouco - quem gostar, pode usar cebola picada também neste momento. Junte o cuscuz, acerte o sal e coloque pimenta do reino, e vá mexendo sem parar até a farofa ficar soltinha. Desligue o fogo, acrescente a salsinha e misture.

Se você não tiver a panela específica para fazer cuscuz, há vários "truques" espalhados pela internet, é só procurar por "cuscuz sem cuscuzeira". Eu tenho uma cuscuzeira mini que faz porções individuais, bem prática e que uso sempre. Minha mami, como boa nordestina, tem a cuscuzeira grande que faz para toda a família. O cuscuz cozinha no vapor, com isso em mente, dá para improvisar com utensílios que já temos em casa.




Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Farofa de cuscuz com castanha de caju.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...