verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Costela bovina desossada na pressão (com cerveja preta)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Costela bovina desossada na pressão (com cerveja preta)


Saborosa por si só, a costela bovina é uma carne que dá um caldo, literalmente. Fica ótima em preparos com molho, para acompanhar de purê, polenta ou mesmo arroz branco. Essa foi a escolha para essa costela na pressão, bem simples e, tirando o tempo da panela, rápida também. A vantagem é que, quando a carne fica pronta, praticamente tudo está pronto, pois não pede muitos acompanhamentos. Só o tradicional arroz branco, já citado, basta. Neste caso, usei costela desossada, mas nada impede de usar a carne com osso, que confere um sabor a mais ao molho. Veja a seguir como é simples preparar esse prato substancioso e bem caseiro. Quem não gosta? (A maioria, pelo menos, gosta, rs).


O toque de cerveja é...aquele toque que faz toda a diferença! A cerveja preta é minha escolha preferida para esses tipo de carne, e vou quase sempre na Caracu, que é fácil de encontrar, barata e cujo sabor adocicado agrega perfeitamente às carnes, na minha humilde opinião. Você pode ir na cerveja preta que preferir e pode também usar da cerveja comum, clara. O sabor muda, mas também fica gostoso.

Costela bovina desossada na pressão (com cerveja preta)
(Rende 3 porções)

500 g de costela bovina desossada em cubos grandes
1 cenoura em rodelas
3 colheres de sopa de cebola picada
3 dentes de alho picados
2 tomates picados
1 ramo de salsinha picado
1 xícara de cerveja preta (usei a boa e velha Caracu)
Sal, pimenta do reino, páprica doce, manjericão seco e orégano seco a gosto
Azeite
Água

Coloque um pouco de azeite na panela de pressão, em fogo médio, e coloque a carne, mexendo para dourar. Acrescente a cebola e o alho, deixe dourar um pouco também. Junte sal, pimenta do reino, páprica, manjericão e orégano, mexa mais um pouco para a carne pegar o gosto. Junte a cerveja e complete com água até cobrir a carne. Coloque a cenoura, o tomate e a salsinha. Tampe a panela e deixe pegar pressão. Depois que começar a chiar, conte 25 minutos. Retire a pressão, abra a panela e, se ainda tiver muito caldo, pode deixar ferver mais um pouco com a panela aberta.

Se quiser um molho mais grosso, dissolva 1 colher de sopa de farinha de trigo em um pouco de água e junte à panela depois de retirada a pressão. Aí é só deixar ferver um pouco.


Para quem tem um pouco de receio de usar panela de pressão, VEJA AQUI algumas dicas para usar esse utensílio com segurança. Neste caso, a primeira dica de ouro é não fazer economia: compre uma boa panela de pressão, de marca conhecida e com selo de segurança.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Costela bovina dessossada na pressão (com cerveja preta).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Um comentário:

  1. Que coisa bem boa esse prato,Adri! Sempre trazendo coisas legais e "convidativas"! bjs, chica, ótima semana!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...