verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Doce de banana em calda

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Doce de banana em calda


Simples, fácil de fazer, muito caseiro e gostoso. Por que o doce de banana em calda ainda não tinha aparecido por aqui, hein? Muita injustiça. Sabe aquelas bananas maduras demais para comer? São perfeitas para essa receita. Aliás, toda vez que você vir bananas querendo ir para o céu das frutas você vai lembrar desse doce. Talvez porque fique uma delícia e é sempre bom arrumar uma desculpinha para fazer, rs. Apesar do caramelo - sim, a banana é caramelada, chora de alegria -, ainda é uma receita muito fácil, praticamente junta tudo e tá pronto. Veja, a seguir, como preparar.

Com o calor que anda fazendo na maior parte do país - estou no Rio de Janeiro 45 graus, chora -, não deve ser só eu que ando com um "problema" com as frutas. A banana comprada hoje, ainda meio verde, passa para o estágio ultramadura amanhã mesmo, tanto é o calor. E banana não dá para conservar na geladeira. Como também não sou fã de comer banana muito madura, preciso inventar coisas para utilizar a fruta e não ter que jogar no lixo. Afinal, ela está muito madura, mas ainda boa para o consumo. Dito isso, você já conseguiu perceber que o doce de banana é perfeito para aproveitar a fruta nesses casos. Aliás, o doce fica ainda mais gostoso se a banana estiver bem madurinha.

Só posso dizer que, nessa temporada de verão eterno, esse doce de banana andou saindo muito por aqui. É uma receita muito simples e que ainda não tinha aparecido no blog. Hora de corrigir essa injustiça, porque, além de ser um doce ótimo para evitar desperdício de banana, ainda é versátil que só: acompanha bolo, sorvete e queijo branco, pode ser servido puro, com chantilly batido e ainda compõe outras sobremesas, como tortas e pavês. Ufa! E pensar que tudo isso começou para aproveitar bananas que poderiam ir para o lixo.

Doce de banana em calda
(Rende cerca de 4 porções)

4 bananas grandes (do tipo que quiser) em rodelas
1/2 xícara de açúcar
Suco de 1 limão
1/3 de xícara de água

Leve o açúcar a uma panela, em fogo baixo. De preferência, a panela precisa ser grande, para que o açúcar forme uma camada fina no fundo. Deixe, sem mexer, até o açúcar caramelizar - cor marrom claro ou médio, cuidado para o açúcar não queimar. Acrescente as bananas, o suco de limão, o cravo e a água. Mexa de leve. Com o tempo, o açúcar caramelizado, que a princípio fica empedrado, vai se dissolvendo e formando uma calda rala. Não mexa muito, para a banana não se desmanchar tanto. Deixe uns 15 minutos, em fogo baixo. Dá para comer morno ou gelado.



O "tempero" do doce de banana pode ser o que quiser, o que tiver. Neste caso, usei cravo-da-índia, mas a tradicional canela em pau faz bonito. Só tem canela em pó? Aí é melhor dar uma salpicadinha por cima do doce já pronto. Já fiz com cardamomo, que tem seus defensores e seus críticos, ficou maravilha. Um pedaço generoso de casca de laranja também dá muito sabor. Para as pessoas mais finas, uma vagem de baunilha natural eleva seu doce de banana a outro mundo. Experimente também anis estrelado (esse é para quem gosta) e especiarias mais exóticas, como folha de louro seca e pimenta rosa. O céu é o limite!

Quer conhecer um pouquinho das especiarias e seus usos? Já falei delas aqui no blog, veja AQUI.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Doce de banana em calda.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Um comentário:

  1. Aqui em P.Alegre estamos num FORNO igualmente... E essas bananas parecem estar bem boas...Falta só a vontade de ir pra cozinha(lá não tenho ar condicionado,rs)

    bjs, chica

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...