segunda-feira, 22 de abril de 2013
Bolinhos de cereja
Bolinho com surpresa, quem não gosta? Esses bolinhos de cereja são cheios de pedacinhos da fruta e ainda escondem uma cereja inteira no meio, um "recheio" muito simples de se conseguir. Quentinhos e fofinhos, sou bem suspeita para falar de bolos com frutas, que adoro. Eu sei que nessa época nem é mais tão fácil encontrar cerejas frescas, mas justamente é esse o "milagre" do congelamento das frutas. Confira a receita dos bolinhos de cereja e veja algumas alternativas caso você não consiga a fruta.
Comprei essas cerejas em uma promoção pós-final de ano, higienizei as frutinhas e congelei. Agora, quase chegando ao meio do ano, ainda pude contar com cerejas para fazer esses bolinhos. Na falta das cerejas frescas, você pode usar cerejas em calda - com resultado de sabor bem diferente, atente para o detalhe que pode ficar mais doce - ou ameixas frescas, que têm sabor diferente, mas textura parecida.
Bolinhos de cereja
(Rende 6 bolinhos)
1 e 1/2 xícara de cerejas frescas picadas sem caroço (reserve 6 cerejas inteiras)*
1 ovo
3/4 de xícara de açúcar
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga derretida
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de leite
1 colher de chá de extrato/essência de baunilha
1/2 colher de sopa de fermento
*Usei cerejas frescas que tinha congelado, mas deixei que descongelassem em temperatura ambiente antes de usar.
Bata - à mão, com fouet, ou na batedeira - o ovo, até dobrar de volume. Junte o açúcar e a manteiga, bata bem novamente. Acrescente a farinha de trigo, o leite e a baunilha, bata mais uma vez, até misturar bem. Junte as cerejas picadas (salpicadas com um pouco de farinha de trigo), incluindo o caldo que se solta das frutas picadas, apenas misture com uma colher, acrescente o fermento e misture de novo. Coloque a massa em forminhas untadas e enfarinhadas (usei uma de silicone que não preciso untar), e coloque uma cereja inteira em cima de cada bolinho. Leve a forno médio-baixo preaquecido por cerca de 30 minutos.
Clique aqui e veja dicas e truques para fazer bolos
Recomendo que a cereja inteira seja apenas colocada em cima, caso se queira que fique um pouco para fora depois que o bolinho estiver assado. Afundei a cereja na massa e, após o bolinho assado, ficou só o cabinho de fora. Gostei do efeito, mas fica a ressalva.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: bolinhos de cereja.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Com elas assim fresquinhas deve ter ficado um delírio! beijos,linda semana,chica
ResponderExcluirOi Adri,
ResponderExcluirUm bolinho assim, é bom demais.Nunca tinha pensado em colocar a cereja dentro do bolo. Ficou lindo!
Bj,
Lylia
Chica, o sabor das cerejas frescas é bem diferente, mas sabe que gosto muito também das em calda? Beijos!
ResponderExcluirLylia, também gostei do resultado, é um "recheio" a jato! Mas o povo por aí também afunda pedaços de chocolate, deve ficar bom...beijos!