Para comemorar o Dia Mundial do Pão, que se celebra hoje, dia 16 de outubro, nada melhor que trazer a versão caseira do pão mais amado do Brasil: o pão francês. "Vilão" das dietas de emagrecimento - porque é extremamente difícil abrir mão dele -, o pão francês é uma instituição do café da manhã brasileiro e poucos resistem a uma unidade recém-chegada da padaria, quentinha. A partir de agora, ele continua saindo quentinho, mas do forno da sua casa. Vamos deixar claro que igual ao da padaria não fica, mas o resultado é bastante parecido e satisfaz. Com um naco de manteiga derretendo por cima, satisfaz mais ainda.
Essa receita de pão francês caseiro veio do blog João e o Fogão, que além da receita traz os vários macetes - tanto no texto do blogueiro quanto nos comentários - para conseguir em casa resultado parecido com o da padaria, onde o pão francês é assado em forno especial para que crie a idolatrada casquinha crocante. Quando sai do forno, o pão francês caseiro vem com casquinha crocante, porém mais modesta que no da padaria. Já havia feito a receita mais de uma vez, pois vale a pena, é um pão bem gostoso.
Veja outras receitas de pão do Casa, Coisas e Sabores.
Clique e conheça |
A ação do blog alemão Kochtopf acontece desde 2006 e convida blogueiros de todo mundo a postar uma receita em comemoração ao Dia Mundial do Pão. O Casa participa pela primeira vez (perdi a data no ano passado). O pão é um alimento bastante emblemático, base da alimentação da maioria das culturas e que as representa através das receitas típicas de pães. Não à toa, pedimos a Deus que não nos falte o pão, esse um símbolo mesmo do alimento. Inclusive, hoje também é o Dia Mundial da Alimentação. Neste dia, o blog também lembra o pão que falta a tantas pessoas ao redor do mundo.
Pão francês caseiro
(Rende 10 pãezinhos)
1 tablete de fermento biológico para pão (15 g)
3/4 de xícara de água morna
1/2 colher de sopa de óleo
Cerca de 500 g de farinha de trigo (converta em xícaras com a Tabela de Medidas)
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
Cerca de 1/2 xícara de água gelada
Em uma tigela, dissolva o fermento na água morna e depois junte o óleo. Peneire a farinha de trigo, o sal e o açúcar juntos, dentro da tigela. Misture a massa, com uma colher e com as mãos. Vá acrescentando a água gelada aos poucos, amassando ainda na tigela. Leve a uma bancada e sove a massa por uns 10 min, até ficar macia e elástica, colocando mais água e/ou farinha de trigo para alcançar esse resultado. Faça uma bola com a massa e deixe descansar por 30 min dentro de um recipiente coberto por um pano. Costumo acender o forno baixo por 3 min, desligo e coloco a massa para crescer lá dentro, em dias frios é a salvação. Passado o tempo, corte a massa com uma faca afiada em 10 pedaços mais ou menos iguais, modele os pãezinhos (abaixo deixo o link de um vídeo que mostra como) abrindo as porções de massa e enrolando como rocambole - vire as pontas para dentro -, e coloque os pãezinhos em uma assadeira untada com óleo, deixando espaço entre eles. Deixe-os descansar por 1 hora. Depois, faça um risco central em cada pãozinho com um estilete de culinária ou uma gilete nova* e leve ao forno médio por 20 a 30 min, até dourar.
Pulo do gato: para tentar simular a casquinha do pão francês, que se forma no forno vaporizado da padaria, coloque uma latinha com água dentro do forno enquanto os pães estiverem assando. Além disso, coloque água filtrada/fervida em um recipiente spray (não vale de produto de limpeza vazio, pelamor!) e, quando os pães estiverem começando a dourar, abra o forno e vaporize os pães. Repita mais duas vezes, dando um espaço de tempo entre as "sprayzadas".
*Na falta de estilete ou gilete, tentei usar uma faca bem afiada para fazer o risco, mas não deu certo, "puxou" a massa. Tem que ser algo bem afiado mesmo.
Claro que essa não é uma receita definitiva de pão francês caseiro, na falta do forno profissional, as gambiarras e ideias para conseguir em casa que esse pão fique o mais parecido possível não têm fim. Se você tiver outras dicas ou outra receita bem boa de pão francês caseiro, compartilhe nos comentários :)
O tema do Dia Mundial da Alimentação 2012 escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) foi "Cooperativas Agrícolas – Chave para alimentar o mundo".
Veja a vinheta do World Food Day 2012 - FAO
No Dia Mundial do Pão, um belo amanhecer com o Pão de Açúcar ao fundo Foto: Leandro Monteiro - Flickr |
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Dia Mundial do Pão: pão francês caseiro.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
----------------------------------------------------------
A receita original do blog João e o Fogão é ESSA.
Veja ESSE vídeo que mostra como modelar o pão francês.
Adriana, estou adorando ver tantos pães lindos nessa blogagem. Foi minha primeira participação e confesso que estava bastante ansiosa pela chegada do dia.
ResponderExcluirEsse francês então está muito tentador, as dicas da latinha com água e o spray são ótimas e funcionam realmente.
Parabéns pela escolha!
Bjuss!!!
Coisa boa que é um pão,né? Parabéns aos padeiros nesse dia! beijos,chica
ResponderExcluirparabéns pelo pão. bjs
ResponderExcluirDri querida eu sou louca por pão, em fazer e comer. Esse dia esta sendo maravilhoso, tantos pães, tantas idéias, macetes, tantas delicias, que estou enchendo minha pasta,hehe. Esse seu ficou tão macio, a textura dele está perfeita pra passar uma manteiguinha hehe. Gostei muito da receita. Amiga quanto a forma, comprei nas Lojas Santo Antonio quando estive em São Paulo, procurei no site pra te mostrar o link mas não achei, acho que só tem na loja mesmo. É muito boa, grande e faz uns pães bem fofos. Bjos bela participação viu?
ResponderExcluirAdri,
ResponderExcluirEsse é, sem dúvida, o pão "francês" mais brasileiro do mundo...rs! Fazer esse pão sem forno adequado não é muito fácil, assim como o italiano, mas com alguns macetes a gente consegue ter o nosso caseirinho.
Beijos!
Adri,
ResponderExcluirEu, mesmo vc sabe, adoradora de pão branco, ainda não tive coragem de fazer pão francês em casa. Me dá um medo de ficar frustada e ter que admitir que ainda sou refém da padaria da esquina...rsss. Vc é corajosa!
Pão francês (quentinho e crocante) com mortadela bolonha é um dos meus prazeres mais amados.
Vou ficar com a sua receita e um dia... quiçá.
Um beijo!
To get a crispy crust bake it twice, meaning you take the bread out of the oven when it's finished. Let it cool for 5 minutes and bake it again at a slightly higher temperature. This works quite well for me. Anyway love your breads!
ResponderExcluirThank you for baking for Word Bread Day. Hope you will join us next year again!
Zorra, I liked so much joining you in World Bread Day, it was really fun. Thanks for the tip, I will try in the next time to get a crispier crust! Actually, once bread is ready, we can wet it one more time and baking again to make it fresh, I think it is the same idea :) Bye!
ExcluirRachel, também participei pela primeira vez e adorei! Já tinha testado esse pão antes, os truques dão bastante certo! Beijos!
ResponderExcluirAngela, obrigada! agradeço também a visita :) Beijos.
Josy, aposto que todo mundo ficou com vontade de comer pão! Rs. Adorei sua forma, vou catar no site da loja e ver se acho. Se bem que nem tô podendo comprar essas coisas, não tenho mais onde guardar, rs. Beijos!
Gina, essa é a versão com "jeitinho brasileiro", em todos os sentidos :) Agora, porque o bichinho se chama pão francês se é tão brasileiro? Hehehe. Beijos!
Carla, em casa a gente não consegue aquela crocância toda do pão de padaria, mas não me frustei porque fui de "mente aberta", hehe. É um boa versão caseira de pão com casquinha. Você devia testar alguma das versões do francês, talvez você não se liberte da padaria, mas considere a opção de ter seu homemade :) Beijos!
:|
ResponderExcluir