verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Dia Mundial do Pão: pão francês caseiro

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia Mundial do Pão: pão francês caseiro


Para comemorar o Dia Mundial do Pão, que se celebra hoje, dia 16 de outubro, nada melhor que trazer a versão caseira do pão mais amado do Brasil: o pão francês. "Vilão" das dietas de emagrecimento - porque é extremamente difícil abrir mão dele -, o pão francês é uma instituição do café da manhã brasileiro e poucos resistem a uma unidade recém-chegada da padaria, quentinha. A partir de agora, ele continua saindo quentinho, mas do forno da sua casa. Vamos deixar claro que igual ao da padaria não fica, mas o resultado é bastante parecido e satisfaz. Com um naco de manteiga derretendo por cima, satisfaz mais ainda.



Essa receita de pão francês caseiro veio do blog João e o Fogão, que além da receita traz os vários macetes  - tanto no texto do blogueiro quanto nos comentários - para conseguir em casa resultado parecido com o da padaria, onde o pão francês é assado em forno especial para que crie a idolatrada casquinha crocante. Quando sai do forno, o pão francês caseiro vem com casquinha crocante, porém mais modesta que no da padaria. Já havia feito a receita mais de uma vez, pois vale a pena, é um pão bem gostoso.

Veja outras receitas de pão do Casa, Coisas e Sabores.

World Bread Day 2012 - 7th edition! Bake loaf of bread on October 16 and blog about it!
Clique e conheça


A ação do blog alemão Kochtopf acontece desde 2006 e convida blogueiros de todo mundo a postar uma receita em comemoração ao Dia Mundial do Pão. O Casa participa pela primeira vez (perdi a data no ano passado). O pão é um alimento bastante emblemático, base da alimentação da maioria das culturas e que as representa através das receitas típicas de pães. Não à toa, pedimos a Deus que não nos falte o pão, esse um símbolo mesmo do alimento. Inclusive, hoje também é o Dia Mundial da Alimentação. Neste dia, o blog também lembra o pão que falta a tantas pessoas ao redor do mundo.




Pão francês caseiro
(Rende 10 pãezinhos)

1 tablete de fermento biológico para pão (15 g)
3/4 de xícara de água morna
1/2 colher de sopa de óleo
Cerca de 500 g de farinha de trigo (converta em xícaras com a Tabela de Medidas)
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
Cerca de 1/2 xícara de água gelada

Em uma tigela, dissolva o fermento na água morna e depois junte o óleo. Peneire a farinha de trigo, o sal e o açúcar juntos, dentro da tigela. Misture a massa, com uma colher e com as mãos. Vá acrescentando a água gelada aos poucos, amassando ainda na tigela. Leve a uma bancada e sove a massa por uns 10 min, até ficar macia e elástica, colocando mais água e/ou farinha de trigo para alcançar esse resultado. Faça uma bola com a massa e deixe descansar por 30 min dentro de um recipiente coberto por um pano. Costumo acender o forno baixo por 3 min, desligo e coloco a massa para crescer lá dentro, em dias frios é a salvação. Passado o tempo, corte a massa com uma faca afiada em 10 pedaços mais ou menos iguais, modele os pãezinhos (abaixo deixo o link de um vídeo que mostra como) abrindo as porções de massa e enrolando como rocambole - vire as pontas para dentro -, e coloque os pãezinhos em uma assadeira untada com óleo, deixando espaço entre eles. Deixe-os descansar por 1 hora. Depois, faça um risco central em cada pãozinho com um estilete de culinária ou uma gilete nova* e leve ao forno médio por 20 a 30 min, até dourar.

Pulo do gato: para tentar simular a casquinha do pão francês, que se forma no forno vaporizado da padaria, coloque uma latinha com água dentro do forno enquanto os pães estiverem assando. Além disso, coloque água filtrada/fervida em um recipiente spray (não vale de produto de limpeza vazio, pelamor!) e, quando os pães estiverem começando a dourar, abra o forno e vaporize os pães. Repita mais duas vezes, dando um espaço de tempo entre as "sprayzadas".

*Na falta de estilete ou gilete, tentei usar uma faca bem afiada para fazer o risco, mas não deu certo, "puxou" a massa. Tem que ser algo bem afiado mesmo.


Claro que essa não é uma receita definitiva de pão francês caseiro, na falta do forno profissional, as gambiarras e ideias para conseguir em casa que esse pão fique o mais parecido possível não têm fim. Se você tiver outras dicas ou outra receita bem boa de pão francês caseiro, compartilhe nos comentários :)

O tema do Dia Mundial da Alimentação 2012 escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) foi "Cooperativas Agrícolas – Chave para alimentar o mundo".

Veja a vinheta do World Food Day 2012 - FAO

No Dia Mundial do Pão, um belo amanhecer com o Pão de Açúcar ao fundo
Foto: Leandro Monteiro - Flickr

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Dia Mundial do Pão: pão francês caseiro.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------------------

A receita original do blog João e o Fogão é ESSA.

Veja ESSE vídeo que mostra como modelar o pão francês.

10 comentários:

  1. Adriana, estou adorando ver tantos pães lindos nessa blogagem. Foi minha primeira participação e confesso que estava bastante ansiosa pela chegada do dia.
    Esse francês então está muito tentador, as dicas da latinha com água e o spray são ótimas e funcionam realmente.
    Parabéns pela escolha!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  2. Coisa boa que é um pão,né? Parabéns aos padeiros nesse dia! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Dri querida eu sou louca por pão, em fazer e comer. Esse dia esta sendo maravilhoso, tantos pães, tantas idéias, macetes, tantas delicias, que estou enchendo minha pasta,hehe. Esse seu ficou tão macio, a textura dele está perfeita pra passar uma manteiguinha hehe. Gostei muito da receita. Amiga quanto a forma, comprei nas Lojas Santo Antonio quando estive em São Paulo, procurei no site pra te mostrar o link mas não achei, acho que só tem na loja mesmo. É muito boa, grande e faz uns pães bem fofos. Bjos bela participação viu?

    ResponderExcluir
  4. Adri,
    Esse é, sem dúvida, o pão "francês" mais brasileiro do mundo...rs! Fazer esse pão sem forno adequado não é muito fácil, assim como o italiano, mas com alguns macetes a gente consegue ter o nosso caseirinho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adri,

    Eu, mesmo vc sabe, adoradora de pão branco, ainda não tive coragem de fazer pão francês em casa. Me dá um medo de ficar frustada e ter que admitir que ainda sou refém da padaria da esquina...rsss. Vc é corajosa!

    Pão francês (quentinho e crocante) com mortadela bolonha é um dos meus prazeres mais amados.

    Vou ficar com a sua receita e um dia... quiçá.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. To get a crispy crust bake it twice, meaning you take the bread out of the oven when it's finished. Let it cool for 5 minutes and bake it again at a slightly higher temperature. This works quite well for me. Anyway love your breads!

    Thank you for baking for Word Bread Day. Hope you will join us next year again!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zorra, I liked so much joining you in World Bread Day, it was really fun. Thanks for the tip, I will try in the next time to get a crispier crust! Actually, once bread is ready, we can wet it one more time and baking again to make it fresh, I think it is the same idea :) Bye!

      Excluir
  7. Rachel, também participei pela primeira vez e adorei! Já tinha testado esse pão antes, os truques dão bastante certo! Beijos!

    Angela, obrigada! agradeço também a visita :) Beijos.

    Josy, aposto que todo mundo ficou com vontade de comer pão! Rs. Adorei sua forma, vou catar no site da loja e ver se acho. Se bem que nem tô podendo comprar essas coisas, não tenho mais onde guardar, rs. Beijos!

    Gina, essa é a versão com "jeitinho brasileiro", em todos os sentidos :) Agora, porque o bichinho se chama pão francês se é tão brasileiro? Hehehe. Beijos!

    Carla, em casa a gente não consegue aquela crocância toda do pão de padaria, mas não me frustei porque fui de "mente aberta", hehe. É um boa versão caseira de pão com casquinha. Você devia testar alguma das versões do francês, talvez você não se liberte da padaria, mas considere a opção de ter seu homemade :) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...