verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Falso macaron (biscoito colorido)

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Falso macaron (biscoito colorido)


Você acha lindo o efeito dos macarons para decorar uma mesa, servir em um chá ou algo assim? A receita de macaron, apesar de aparentemente simples, requer cuidado durante todo o preparo, é um biscoitinho delicado. No entanto, com biscoitinhos amanteigados você consegue o mesmo visual de um jeito muito simples. Todos os ingredientes e materiais utilizados para simular os macarons são comuns, você vai tê-los em casa ou consegui-los facilmente. Não me atrevo a fazer os verdadeiros macarons - há profissionais que preparam uns maravilhosos -, mas os falsos macarons podem ser feitos sempre que se tiver vontade.



Deixo claro, muito claro, que essa não é a receita de macaron, é completamente diferente da receita verdadeira. Não tem nada a ver em relação a sabor e textura. Essa receita é de biscoitos amanteigados, coloridos e moldados "à moda" dos macarons. A comparação serve de dica para você usar esses lindos biscoitos coloridos para enfeitar suas festinhas ou dar de presente.

Falso macaron

Receita dos biscoitos amanteigados

Siga ESSA receita, acrescentando 1 colher de sopa rasa de margarina à quantidade indicada.

Montagem

Depois de misturada a massa dos biscoitos, acrescente algumas gotas de anilina da cor escolhida à massa e vá amassando com as mãos, até a cor ficar uniforme. Lembre-se de que o legal é conseguir cores suaves, por isso coloque a anilina aos poucos, até chegar ao tom desejado. Leve à geladeira por alguns instantes - coisa de 5 minutos -, pois você acaba manuseando bastante para conseguir espalhar o corante. Em uma superfície, abra a massa como se fosse uma manta, com cerca de 1 cm de espessura ou pouco menos. Para isso, comece a abrir com as mãos e continue com um rolo. Corte círculos com um cortador redondo de 4 cm de diâmetro. Um truque para cortar - e foi assim que fiz - é usar a boca daqueles copinhos de acrílico para colocar brigadeiro mole, é de bom tamanho e faz bem o serviço. Após marcar os círculos na massa, retire as aparas e, com a ajuda de uma espátula, transfira os biscoitinhos para uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao forno preaquecido, em temperatura média-baixa por 10 a 20 min (aqui ficaram 20 min). Observe o fundo dos biscoitos e não deixe corar demais. Deixe-os esfriar e junte cada metade com uma fina camada de doce de leite ou geleia.

Para dar sabor aos biscoitos, use apenas gotas de baunilha ou de outra essência, nada que tenha pedacinhos. A massa dos biscoitos é naturalmente amarelada, portanto, usando a anilina azul, consegui um azul bem esverdeado. Tenha isso em conta no resultado de cor dos falsos macarons.


Essa caixinha de papel foi decorada com fita, uma flor de papel montada com forminhas em pétalas para doces e uma bola de Natal pequena.


Vale também embalar os falsos macarons individualmente, em saquinhos transparentes ou caixinhas, fica uma lembrancinha bem fofa para festas.

Flor de papel nenhuma se compara
Foto: Leandro Monteiro - Flickr

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: falso macaron (biscoito colorido).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------------

Atualização em 25/10/12 - Estou acompanhando a saga e me esqueci de indicar. Se você quiser fazer os macarons verdadeiros, caprichosos que só eles, a Renata do Testado, Provado e Aprovando está produzindo AQUI uma série com todo o passo a passo, incluindo truques e macetes, para se fazer macarons. Vale muito a pena conferir!

11 comentários:

  1. Ótima e ficam lindos!!Falsos ou verdadeiros, nem importa. Vale o gosto e a apresentação!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Amei a cor! E este parece que não tem erro não é mesmo! Boa semana para você! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Adri, adorei tua sugestão.

    Linda p/ dar como lembrança, seja de final de ano, aniversário ou bodas, muito legal!
    E com anilina de diversas cores dá p/ fazer um arranjo lindo.


    Beijos e ótima semana


    Audeni

    ResponderExcluir
  4. Oi Adri, você faz coisas lindas e gostosas.

    Respondendo a pergunta lá do meu blog:
    Não Adri a pimenta não é ardida, somente as sementes é que ardem, mas você pode retirá-las completamente.
    É depois que postei no seu blog eu fiquei matutando meio que desconfiada rsrs, realmente eu já andei por aqui várias vezes.
    Bjs

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adri querida amiga, se tem uma coisa que nunca vou me arriscar em fazer, são os macarons. São lindos, magnificos, maravilhosos, mas do jeito que sou, atrapalhada na cozinha, sem um pingo de paciência kkkkkk ia sair uns "macarrões" mas macarons never minha amiga hehe
    Adorei esses falso macarons, e quem disse que não sabemos fazer um sósia deles hem! Adorei e levo a receita, ficaram lindos, linda cor. Bela idéia. Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Chica, os macarons verdadeiros são delicados e deliciosos! Esses biscoitinhos também são uma delícia. Fico com os dois! Rs. Beijos!

    Cris, esse não tem erro! Fazer o macaron mesmo, tô fora, rs. Também adorei a cor, o segredo é ir pingando o corante aos poucos, para não passar do ponto e conseguir um azul assim bem suave. Beijos!

    Audeni, uma composição com vários biscoitinhos desses de cores diferentes vai ficar lindo :) Beijos!

    Lourdes, obrigada por esclarecer minha dúvida :) Você já andou por aqui, mulher! Rs. É que eu mexi tanto no blog que ele ficou irreconhecível, rs. Beijos!

    Josy, somos duas, não tenho muita paciência para receita que tem que ter cuidadinho, rs. Por outro lado, adoro decorar bolos e já fiz coisas trabalhosas e delicadas, que não mostro aqui porque foge do objetivo do blog. Só Freud explica, haha. Pelo menos dos falsos macarons não vão sair macarrões, porque é facinho! Hahaha. Beijoca!

    ResponderExcluir
  7. Que bacana,
    Adorei!

    Eu, como já quase desisti de fazer macarons, posso me valer bem dessa receita, muito bom mesmo! E a cor ficou linda,
    Parabéns pelo efeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, eu nunca nem tentei, rs. Não sou muito fã dessas receitas delicadas, a não ser que fosse para uma ocasião/motivo especial. Os falsos macarons são bem gostosos e podem ser azuis, rosas, verdinhos...beijos!

      Excluir
  8. A ideia é genial Adri!
    Nunca tive coragem de preparar macarons embora seja uma das minhas metas. Eu sou louca por eles, com as cores suaves como tu mencionou e recheios maravilhosos.
    O problema é que mesmo que um dia consiga, talvez com sorte, é muito difícil que os leitores consigam reproduzir em casa.
    Obrigada pela dica!
    Beijocas
    Alê

    ResponderExcluir
  9. Alê, o preparo dos macarons é algo muito delicado, não quer dizer que não valha a pena, mas realmente não combina com uma cozinha mais prática. Vou confessar que prefiro prestigiar o trabalho de quem faz macarons, rs, ainda não passou pela minha cabeça tentar fazê-los. De qualquer forma, biscoitinhos redondos - nem precisa ser essa massa - coloridos de forma bem suave fazem um efeito bem legal na mesa e com bem menos trabalho. Que bom que gostou da receita, fiquei feliz :) Beijão!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...