verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Biscoitos amanteigados

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Biscoitos amanteigados


Essa é a receita de biscoitos mais fácil e infalível que eu já vi na vida. Começo logo dizendo isso porque não sou fã de fazer biscoitos, acho trabalhoso, demorado e tive experiências malsucedidas. Esses biscoitos amanteigados levam poucos ingredientes, são muito simples de fazer e permitem muitas variações, como mostro depois de passar a receita. Biscoitos caseiros também são um ótimo presente, em qualquer ocasião, mas, especialmente, no Natal. Em poucos minutos, sai uma fornada de biscoitos amanteigados quentinhos e cheirosos, só esperando uma boa xícara de chá ou café.

Vi essa receita no blog da Claudia, o Feito à Mão, que resolveu compartilhar a receita dos biscoitos de um colega de trabalho. Preparo simples e rápido, resultado delicioso. As crianças podem e devem participar do preparo, já que o adulto só é imprescindível na hora de colocar no forno.



Nos comentários do blog da Claudia, surgiram muitas dúvidas sobre a Arrozina. Da mesma família da Maizena, a Arrozina é a marca registrada de um produto que, pelo que pesquisei, leva amido de milho e farinha de arroz. Não consegui achar a Arrozina em si, mas utilizei o creme de arroz da Yoki e o resultado foi ótimo, acredito que devam ser a mesma coisa.

Biscotinhos amanteigados
(Rende 16 biscoitos médios)

1/2 caixa de Arrozina ou de creme de arroz (100g)
1 xícara rasa de farinha de trigo (sem fazer montinho)
1/2 xícara de açúcar
4 colheres de sopa cheias de margarina ou manteiga (cerca de 125 g)

Misture todos os ingredientes em um recipiente, amassando com as mãos até formar uma farofa grossa. Modele os biscoitinhos no formato que quiser, apertando bem uma porção de massa com as mãos. Coloque os biscoitos em assadeira untada e enfarinhada, com espaço mínimo entre eles, pois quase não crescem. Leve ao forno (pré-aquecido) em temperatura média-baixa por 10 a 20 min, vai depender do tamanho dos biscoitos. Os meus ficaram 20 minutos. Depois de assados, deixe esfriar um pouco e passe os biscoitos no açúcar (ou no açúcar com canela).

A massa do biscoito não vai para geladeira nem nada. É só misturar os ingredientes, modelar e levar para assar, simples assim. Fiz e sugiro algumas variações:

  • Biscoitinhos de limão: coloque raspas de 1/2 limão na massa. Usei o limão siciliano, mas pode ser o limão que você quiser e inclusive laranja ou tangerina.
  • Biscoitinhos de chocolate: coloque 2 colheres de sopa de chocolate em pó para uma receita completa. Acabei fazendo uma receita e separei metade da massa para fazer de limão e a outra metade - na qual acrescentei o chocolate - para fazer de chocolate. Fica a dica :-)
  • Biscoitinhos de nozes (ou da castanha que quiser): acrescente 1 colher de sopa de nozes picadinhas à massa. Fica como sugestão, pois ainda não fiz. Moderação nas castanhas, pois elas têm gordura e podem alterar a consistência da massa.
  • Biscoitinhos com goiabada: essa sugestão é a da receita original que a Claudia mostrou. Antes de levar ao forno, faça uma cavidade com o dedo no meio de cada biscoito e coloque um pedacinho de goiabada. Eu colocaria um pedacinho de chocolate em barra, fácil.
  • Biscoitos com moldes: testei de usar formas de acetato para chocolate na hora de modelar os biscoitos e deu certo. É só pegar um punhado de massa, apertar bem na cavidade do molde e deixar na geladeira uns 15 minutos antes de desenformar. Como meus moldes (de rosas e pimentas) tinham muitos detalhes finos, tive que ter um megacuidado para desenformar, e ainda assim alguns quebraram. Deu um trabalho danado, não faço mais. Mas ficou muito gracinha. Acredito que com uma forma comum de bombons seja mais fácil conseguir biscoitos bem modeladinhos sem tanto trabalho para desenformar. A Claudia usou cortadores de biscoito para modelar, ficou fofo, acredito que é só fazer um "lençol" grosso com a massa em uma superfície plana, apertando bem, e mandar ver com os cortadores. 
Você pode fazer biscoitinhos variados - é só separar porções de massa e ir acrescentando os ingredientes extras -, colocar em saquinhos ou potes de vidros enfeitados para presentear nesse Natal. Usei um pote de geleia reciclado, enfeitei a tampa com um papel para embalar bombons (celofane + papel chumbo) e arrematei com as folhas que ensinei a fazer na postagem da decoração de Natal (AQUI). Não é um presentinho singelo e fofo?



Tanto o creme de arroz, quanto a Arrozina e a Maizena são produtos sem glúten (verifique sempre na embalagem antes de comprar), substituindo a farinha de trigo por farinha de banana ou fubá, os biscoitos podem ser consumidos por celíacos. Não testei, mas acredito que dá certo, pois a consistência da massa se manterá. A margarina é também um produto sem glúten (verifique a embalagem).

Atualizado em 22/10/12: quer arrasar na decoração da sua festinha? Olha ESSES falsos macarons feitos a partir dos biscoitinhos amanteigados.

Já participou do sorteio de Natal do blog? Você pode ganhar um conjunto superfofo para levar um pouco do Natal para sua cozinha. É mole, mole participar, veja AQUI. Corre que é só até domingo!

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------------------

A receita original do blog Feito à Mão é ESTA.

Veja AQUI um guia bem legal sobre produtos industrializados sem glúten.

12 comentários:

  1. Poxa Dri isso foi uma verdadeira aula de biscoitos, adorei vou colocar em prática pra presentear meus amigos e familia, como vc eu já tive tbém experiências desastrosas ao fazer biscoitos, porisso não gosto muito de fazê-los. Mas com essa aula toda, dá gosto de ir fazer correndo. As sugestões são ótimas Depois te conto o que deu miga, bjos ótio final de semana

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriana,

    Adorei!! Adoro biscoitos, ou bolachas como chamamos aqui em SP...rsrsrs!!! Uma hora vou testar sua receita. Quem sabe ainda neste fim de ano como presentinho de Natal (se a correria deixar!!)

    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  3. Josy, imagina! Quase não faço biscoitos, tô longe de dar aula, rs. Por isso mesmo adorei esses, facílimos, já fiz algumas vezes e já comprei os ingredientes para fazer mais, rs. Tô pretendendo fazer um monte para o Natal, as crianças (incluindo eu, haha) vão adorar :-) Beijocas!

    Jê, boa semana para nós! Esses biscoitinhos são uma delícia mesmo, vou comendo feito pipoca, rs. Beijos!

    Tania, para você então são bolachas amanteigadas :-) Final de ano e correria são sinônimos, né? Mas te garanto que você faz essa receita rapidinho, da primeira vez, que modelei na mão, foi pá pum! Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Hummm... que delícia que devem ficar hein?
    Já imprimi e certamente vou testar.
    E claro... depois venho te contar como foi, ok?
    beijinhos e obrigada por compartilhar essas gostosuras.

    ResponderExcluir
  5. Gratissima, o melhor dessa receita é que é muito fácil de fazer e não tem erro, se seguir direitinho não tem essa de ficar mole, duro, derreter...afe, essa receita me salvou dos desastres com biscoitos, rs. Depois me conta sim o que achou :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  6. boa noite, gostaria de fazer essa receita, mais você saberia me dizer com quantos dias de antecedência posso fazer e conservar esses biscoitos?
    alinepdigital@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline. Por aqui nunca duraram mais de 5 dias, pois acabamos comendo tudo bem rápido. Tem que guardar em pote bem fechado. Para consumo "doméstico", por até 5 dias os biscoitos ficam bons, mais do que isso não sei. No caso de fazer para comercializar, é preciso pesquisar em fonte técnica mais confiável, não saberia dizer. Bjs!

      Excluir
  7. Não deu certo com fubá; ficou duro demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez fosse preciso dosar o fubá até dar o ponto de modelar. Nunca tentei fazer assim, foi uma sugestão para teste. Se quiser uma versão sem glúten, hoje em dia há farinhas gluten free, podem ser outra opção como teste :)

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Adri, será que pode me ajudar? Eu tenho em casa farinha de arroz e também amido de milho, existe alguma proporção q eu posso misturar para conseguir o ponto da Arrozina? Também tenho um creme de arroz que fiz para outra receita mas está no formato creme e não em farinha, dar certo eu fazer com ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lili! Já substituí o creme de arroz (pó) pelo amido de milho e dá certo, sim. Já a farinha de arroz, nunca testei, mas acredito que pode funcionar, use no lugar do creme de arroz (pó) mesmo. Já a preparação em creme não recomendo usar nessa receita. Tem aqui uma receita de "tiramisu econômico" que usa um creme de amido de milho como base, acho que você pode empregar seu creme de arroz já preparado: Tiramisu econômico
      Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...