verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Molho vinagrete com laranja

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Molho vinagrete com laranja


Final de semana chegando. Se para você o churrasco do domingo é praticamente lei, os acompanhamentos típicos não podem faltar e são (quase) tão importantes quanto a carne. O molho vinagrete com laranja é uma variação deliciosa para servir junto com a carne na brasa. A alteração na receita original é muito de leve, mas, acredite, a laranja faz toda a diferença. Não curte sabores agridoces? O vinagrete com laranja também é para você, pois a receita não deixa de ser salgada, mas ganha um toque, um perfume, um sabor que combina lindamente com os outros ingredientes. Chega logo, domingo.

A inspiração para o molho vinagrete com laranja veio de uma receita de batatinhas elaborada para uma festa "revival" montada pela revista Casa e Jardim. Na receita, o vinagrete leva tangerinas, então pensei que conseguiria o mesmo efeito com laranjas. Aposta certeira: com um molho vinagrete que leva pouquíssimos ingredientes, farofa de farinha de copioba, arroz e linguiças de frango assadas do forno com dentes de alho inteiros fiz meu churrasco de apartamento no meio da semana. Vai aguentar esperar até domingo? Eu não, sou fraca, principalmente em se tratando de comida.

Molho vinagrete com laranja
(Rende 4 porções)

2 tomates grandes cortados em cubos
1/2 cebola grande cortada em cubos
2 laranjas*
1 colher de sopa de aceto balsâmico
1/4 de xícara de azeite
Sal a gosto
Coentro (ou salsinha) picado a gosto

*Retire o suco de uma das laranjas. Da outra laranja você precisará dos gomos cortados: descasque, retire a parte branca e o miolo dos gomos, para eliminar os caroços, e corte os gomos em pedaços.
Em uma travessa, junte os tomates, a cebola e os gomos de laranja picados. Acrescente o suco de laranja, o aceto balsâmico, o azeite e o coentro. Coloque sal a gosto. O ideal é fazer umas horas antes de servir e deixar na geladeira para apurar o sabor e ficar bem frio.

Para o toque de laranja ficar ainda mais suave, você pode colocar só o suco de laranja e dispensar os gomos picados. No lugar do aceto balsâmico, pode ser usado vinagre comum, mas o primeiro dá um sabor especial. Se gostar, pode acrescentar pimenta calabresa seca para um molho hot.

Para animar as coisas neste final de ano e em agradecimento a você que esteve no Casa, Coisas e Sabores em 2011, acompanhando o blog, reproduzindo as receitas, comentando, curtindo, "twitando", vou anunciar na segunda-feira um sorteio bem legal. Aguarde e confie.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------------------

Confira AQUI a festa revival da Casa e Jardim, com a a receita das batatinhas com vinagrete de tangerina e outras releituras de pratos clássicos das festinhas de antigamente.

11 comentários:

  1. Bom Dia Adri.. obrigada pela visita ao meu bloguito...
    Achei mt interessante essa receita com laranja.. quem sabe role no próximo churrasco...
    Mt legal q vc estuda tb.. se precisar de algum material só me falar...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Voce acabou de definir meu cardápio de domngo - Churrasco - com esse vinagrete...huuuuummmm!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida
    Nunca comi assim mas creio que deva ser bom... vou experimentar!!!
    Bjm de paz e ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Vinagrete com laranja é a primeira vez que vejo Adri, sabe que nunca pensei nisso? E o bom é que a laranja dá uma cortadinha nas carnes mais gordurosas né? Bem, eu com certeza vou adorar, pois gosto dessa mistura de sabores agridoces. Gostei muito. Bjocas ótimo final de semana amiga

    ResponderExcluir
  5. Adri, Adri, Adri,

    Você sempre inventando moda! Laranja, para mim, é mais um daqueles ingredientes "toque de midas". Achei perfeita a ideia de usar no vinagrete para o churrasco. Acho que críticos caem muito bem com carnes.

    Era tradição na casa da minha avó, nos churrascos de domingo, descascar uma laranja de umbigo para acompanhar.

    Nham, nham!

    Beijo,
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  6. Adri,
    A laranja dá um quê especial no molho!
    Finalmente consegui chegar aqui e comentar. Saudade de você!
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Adri,
    cá em Portugal temos uma salada parecida, chamada salada algarvia que é uma vinagreta com tomate, cebola e pimento verde tudo picadinho e temperado.
    Acredito que com laranja vá muito bem. A ver se não esqueço.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  8. Adri querida, que receita maravilhosa!!!
    Adorei a idéia da laranja, o sabor deve ficar especial!
    Linda semana pra ti
    Beijosssss
    Vero

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, Iraluiza! Estudantes unidas jamais serão vencidas, rs. A laranja é um toque de leve que faz a diferença :-) Beijos!

    Ana, churrasco no domingo é bom demais! Teve vinagrete com laranja? Melhor ainda! Beijos :-)

    Rosélia, experimenta sim! A laranja também é muito digestiva, ajuda na hora de comer carne :-) Beijos!

    Josy, você lembrou bem que a laranja ainda ajuda a gente a digerir melhor a carne toda! Rs. Também adoro agridoce, mas, neste caso, o paladar é salgado mesmo, ainda mais se a laranja usada for mais ácida. Fica bom demais, acho que você vai gostar. Beijinho!

    Carlinha, muita sabedoria a da sua vó, porque a gente costuma colocar laranja para acompanhar feijoada, mas não tem costume de fazer o mesmo no churrasco. E, como você bem disse, carne combina muito com cítricos. Aliás, laranja combina com tudo, eita fruta boa de receita :-) Beijoca!

    Gina, fico tão feliz com sua visita :-) É um toque mais que especial da laranja, faz a diferença! Beijinho!

    Rute, a salada é igual! Costumo colocar pimentão também no vinagrete, mas nem tinha em casa e, além disso, acho que o pimentão "roubaria" o sabor. Mas da próxima vez, vou incluir o pimentão sim, a gente só sabe se fica bom experimentando, oras, rs. Beijinhos!

    Vero, a laranja dá um toque diferente e muito gostoso, fica especial mesmo :-) Que você tenha uma ótima semana também! Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Adorei, o próximo vinagrete testarei com a laranja, amei... sabado preparei com shoyu, ficou muito bom tb.. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Claudia, meu próximo vinagrete com laranja vai ter um toque de cachaça também, afastem as crianças! Rsrsrs. Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...