verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Decoração de Natal

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Decoração de Natal


A intenção dessa postagem sobre decoração de Natal é apresentar algumas ideias para você deixar a casa pronta para as festas de final de ano de um jeito simples e criativo. Mais do que recomendar que você siga os passos dos itens de decoração de Natal, deixo uma ideia maior: use materiais simples e baratos, de preferência algo que você já tenha em casa ou que iria para o lixo, para criar enfeites com a cara do seu lar. Esse é o lema do Casa, Coisas e Sabores!

1. Guirlanda de flores artificiais

Materiais: alicate de corte, pistola de cola quente, fita adesiva, ramos de flores artificiais, pinhões e bolas de Natal (ou os enfeites que desejar), massa epóxi.



Desde o ano passado eu estava com a ideia fixa na cabeça de fazer uma guirlanda de Natal diferente com flores artificiais, para conseguir um aspecto menos "comprei a guirlanda na loja". Utilizei a tampa de uma lata de panetone do ano passado (cuja lata em si é agora um porta-revistas), que já estava encapada com guardanapo decorado. Tampas de lata de biscoito também servem bem, e você pode usar o papel ou tecido que queira para encapá-la, utilizando cola branca simples.

Com alicante de corte, separei macinhos de flores e suas folhas (a altura dos raminhos deve ser a mais curta possível, para, ao encostar a guirlanda na parede, as flores não ficarem muito projetadas para fora), alguns pinhões e bolas de Natal e fui fazendo o arranjo, primeiro grudando com fita adesiva - para poder mudar à vontade até que me decidisse por um arranjo - e depois grudando tudo em definitivo com cola quente. Coloquei os raminhos de flores nas laterais da tampa, alternando com folhas, o mais juntinho possível, e pus os pinhões e bolas de Natal na frente.

Com a guirlanda pronta, fiz um ganchinho com arame que restou das hastes do próprio ramo de flores e grudei atrás com um pouco de massa epóxi. Um bocado de cola quente deve resolver essa parte também, mas abaixo conto meu "drama". Você pode acrescentar um belo laço também. Fica a ideia: uma guirlanda de flores naturais para o dia da ceia de Natal, para colocar na parede ou "deitada" na mesa.

2. Folhas de papel reciclado

Material: papel colorido (utilizei embalagens de cosméticos), caneta preta, furador, tesoura, linha de meada.



Usei embalagens de cosméticos (sempre guardo os que têm cores ou padronagens bonitas), pois são firmes o suficiente e, com isso, reaproveito e evito gastos extras. Você pode usar o papel que quiser, mas é legal que ele seja um pouco mais rígido. Não tem mistério: recorte folhas no papel à mão livre, desenhe as nervuras com a caneta preta e faça um furo com furador ou à mão mesmo. As folhas podem ser penduradas na árvore de Natal, enfeitar galhos secos para uma árvore clean, virar um cordão para colocar na parede ou serem usadas para enfeitas presentes de Natal, como tags. Com a mesma ideia, também podem ser feitas bolinhas e outras formas que lembrem o Natal, como sinos e árvorezinhas de Natal.

3. Árvore de Natal personalizada


Deixe a árvore de Natal personalizada com enfeites que sejam sua cara, lembrem o ano que está terminando ou tragam alguma boa recordação. Afinal, é isso que vai diferenciar sua árvore de Natal daquela que está montada no shopping, certo? Enfeites feitos à mão ajudam a dar um aspecto homemade a sua árvore. Esse chaveirinho foi feito por artesãs de um projeto em Paquetá (RJ). Peça a suas crianças para fazerem desenhos natalinos e pendure-os nas árvores, pois Natal é mesmo das crianças.

4. Bolas de Natal diferentes

Bola de tachinhas - Material: tachinhas coloridas, bola (ou pedaço) de isopor.

Usei um pedaço de isopor e o arredondei de leve com a ajuda de um estilete. Simplesmente vá grudando as tachinhas ao redor da bola de isopor, usando a técnica de topiaria. Sobreponha levemente as tachinhas, para esconder o fundo de isopor. Quando estiver quase terminando, enfie uma das tachinhas com cola e um fitilho para pendurar.

Bola de forminhas de isopor - Material: forminhas de isopor pequenas (das menores), alfinetes, cola, bola (ou pedaço) de isopor.


Faça do mesmo jeito da topiaria de forminhas de papel (AQUI). Dessa vez, fui passando cola no isopor e fixando as forminhas com alfinetes, e usei uma forminha por vez. O segredo é não deixar nenhum espaço vazio, deixando as forminhas bem juntas. Cuidado com os dedos na hora de colocar os alfinetes, direcione os mesmos sempre para o centro da bola de isopor.

5. Enfeite de mesa

Material: vaso, bolas de Natal, flores artificiais.



Faça ou compre bolas de Natal grandes e bonitas, coloque-as em um vaso que já tiver (ou prato) e intercale flores artificiais. E só!

Já participou do sorteio de Natal do blog? Você pode ganhar um conjunto superfofo para levar um pouco do Natal para sua cozinha. É mole, mole participar, veja AQUI. Corre que é só essa semana!

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------------

Se você não se sentir seguro/a para cortar as folhas à mão livre, AQUI tem um molde para imprimir. Vá por mim e dispense os cabinhos.

A Casa de Artes de Paquetá (veja AQUI) tem projetos de artesanato e música para a comunidade local, a visita vale muito a pena. Aliás, a visita à ilha vale muito a pena.

A pistola de cola quente que tenho (tinha) quebrou justo quando eu estava finalizando a guirlanda, faltando colocar o laço e o gancho. É uma boa hora para as coisas quebrarem, né, Sr. Murphy?

8 comentários:

  1. Dri, adorei suas dicas, muito bem explicadas em todos os detalhes, gostei muito das bolinhas em forminhas de isopor e a árvore de Natal, enfim gostei de tudo, é uma maneira de economizar e reciclar. A sua idéia deixada no meu cantinho sobre presentes feitos por nós mesmos, é excelente. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá,querida
    Tudo e magia no Natal... lindo demais!!!
    Que o Amor reine no coração dos seus entes queridos!!!
    Bjm de paz

    ResponderExcluir
  3. Adri querida, amei as dicas de natal, e quantas coisas lindas você fez!!!
    Parabéns, minha amiga!!!
    Obrigada por compartilhar!
    Beijosss e tudo de bom pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  4. adorei as ideias
    acho q vou tentar fazer as folhar..da um toque especial..neh?

    beijos

    http://boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa Adri quanta ideia legal!!!! E realmente parece simples de fazer né?!?! =) Muito bacana, ficaram lindas a guirlanda, as bolinhas de tachinhas, as folhas... Muito fofo e personalizado! ;) Agora q o Sr Murphy de vez em qdo apronta dessas de as coisas irem dando errado, é fato...tem dia q dá vontade de voltar para cama e esperar passar!hahaha Beijos Tê

    ResponderExcluir
  6. i;é tudo muito lindo aqui;adorei...espero ser sorteada;Feliz natal pra vc...bjs lenynha1@yahoo.com.br
    meu nome é Helena M.Linhares

    ResponderExcluir
  7. Andréa, obrigada! Um beijo :-)

    Josy, fico bem feliz que tenha gostado. Tenho hábito de reaproveitar papel, ainda mais esses de cosméticos que são tão bonitos :-) Também adorei suas sugestões de presentes sustentáveis. Beijinhos!

    Roselia, obrigada, querida! Desejo o mesmo para ti e os seus! É mesmo uma época maravilhosa, de enfeitar a casa e a alma :-) Beijos!

    Vero, obrigada! São essas pequenas coisas que deixam uma casa com cara de lar, de um lar só nosso, e disso você entende bem :-) Um beijo!

    Lu, que bom que gostou! Essas folhas de papel não dão trabalho quase nenhum, quando você vê já recortou um monte, é quase uma terapia, rs. Faz sim, e depois me conta :-) Beijos!

    Te, é muito simples mesmo, a guirlanda então fiz em pouco mais de uma hora. Por isso que amo cola quente, pena que a minha foi pro céu, rs. Beijinho!

    Helena, acho que você se confundiu e deixou o comentário em uma postagem que não é a do sorteio. Infelizmente eu não vi e o sorteio já foi realizado, que pena...mas haverá outras oportunidades :-) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...