verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Grissini de ervas para um amigo oculto

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Grissini de ervas para um amigo oculto


Neste final de ano participei de um amigo oculto - ou secreto, como chama quase todo o país - muito legal entre blogueiros de culinária. Pessoas de todos os cantos do país, unidos na paixão pela cozinha, fizeram uma troca de presentes virtual, em meio às preocupações com os Correios e curiosidade para saber quem tinha tirado quem.

Quem me tirou na brincadeira foi a Tania, do doce Avental e Aventuras (conheça AQUI, que vale a pena). E adivinha o item principal do kit fofíssimo que ganhei? Um avental, claro, todo chiquetoso, com golinha e tudo, lindo! Ainda veio com um pano de copa coordenado. É para arrasar na cozinha ou não é? Além disso, ganhei um caderninho de anotações com lápis, uma tábua de vidro de passarinhos (ohwnn!) e biscoitinhos de dois tipos simplesmente deliciosos. A receita dos cookies de chocolate com nozes que a Tani me mandou estão AQUI. Coisa linda, provado e aprovado.

Olha o capricho dos mimos da Tania!
Já o amigo que eu tirei foi o Claudio, do Cia da Gula (conheça AQUI), só vou dizer que as receitas mais recentes são baião-de-dois e bobó de camarão. Vale ou não vale? Presente para homem já é mais complexo, mas como o Claudio contou que adora uma cervejinha e um churrasco - além de cozinhar, claro! -, fiz para presenteá-lo um kit com avental, uma cerveja baby importada, espetinhos para petisco e uma mistura para fazer grissini de ervas.

Só tirei foto do presente já embalado. Bom, bem protegido ficou, rs.
Como a receita do grissini é do infalível site Panelinha, mandei sem medo de errar. Só depois testei a receita e não tive surpresa nenhuma: dá muito certo e fica uma delícia, ótimo para beliscar com uma cervejinha ou petiscar com amigos. No mix do Claudio, coloquei orégano, manjericão e pimenta calabresa à parte. Na receita aqui de casa, me esqueci de colocar tudo isso na massa e apenas polvilhei manjericão na hora de abrir com o rolo. Ok, ficou bom igual!

Grissini de ervas
(Rende cerca de 12 palitos)

1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo (aproximadamente)
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga
1/4 de xícara de chá de leite
1 pitada generosa de sal
1/2 colher de sopa de fermento químico (para bolos)
Manjericão a gosto
1 gema para pincelar

Em um recipiente, misture a farinha, a manteiga, o leite, o sal e o fermento, e vá misturando com as mãos. Leve a massa a uma superfície enfarinhada e vá sovando, acrescentando farinha se necessário, até conseguir uma bola de massa lisa e macia. Enrole a massa em plástico filme e leve à geladeira por 30 min. Passado esse tempo, abra a massa em superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo (também enfarinhado), até formar um retângulo de cerca de 20 cm de comprimento. Recomendo não deixar a massa muito fina, fiz isso e ficou ruim de modelar depois, deixe com espessura de cerca de 0,5 cm. Massa esticada, polvilhe o manjericão, passe o rolo em cima, pincele gema e corte com faquinha ou cortador de pizza tiras com cerca de 0,5 cm de largura. Torça as tiras "em parafuso" e coloque em assadeira untada e enfarinhada. Pincele mais gema por cima e leve a forno (pré-aquecido) a 180º C por 15 a 25 minutos (aqui ficou 25 min), até dourar.

Fiz metade da receita original e usei mais farinha de trigo que o Panelinha recomenda. Não sei se foi por causa da vibe  da farinha, se fui generosa demais na manteiga e/ou no leite. No final das contas, você precisa obter uma massa lisa e que não fique grudenta (mas ainda macia, sem ficar dura), use a quantidade de farinha necessária para conseguir tal cousa.

A ideia era colocar ervas e pimenta calabresa na hora de misturar a massa, mas fui seguindo a receita - que manda polvilhar erva-doce na massa aberta - e acabei esquecendo. Fica para a próxima. Os palitos ficaram um parafuso meio maluco, fugi do prézinho, na aula de massinha de modelar.

Ah! Para presentear com uma mistura para grissini, é só colocar os ingredientes secos da receita em um pote de vidro, decorar a gosto (AQUI tem uma ideia de decoração) e colocar junto por escrito a indicação dos ingredientes que faltam (com a quantidade adequada) e o modo de fazer.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------

A receita original do Panelinha é ESSA.

4 comentários:

  1. Obrigada pelo carinho Adriana!!!

    Foi muito divertido participar da brincadeira né?! Além de poder conhecer pessoas tão fofas como você :)
    E quanto capricho no seu presente para o Cláudio! Adoro grissinis. Combinação perfeita para uma cervejinha com esse calor!

    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  2. Tania, foi muito divertido mesmo! Já estou até ansiosa pela brincadeira do ano que vem, rs. Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Amei o seu blogg. Bem feito. Receitas práticas e original.
    Um cantinho de muita paz e amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado! Seja sempre bem-vindo(a) :)

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...