verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bife com cogumelos da Dona Benta

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Bife com cogumelos da Dona Benta


À primeira vista, bife é comida simples - mas que todo mundo adora - que não permite muitas variações. Você vai pensar que, ok, os cogumelos ajudam a dar um up no bife de todo dia, mas eu digo que é mais que isso. Com ingredientes simples, a receita do livro Comer Bem - Dona Benta eleva o nível do seu bife a comida de festa, de tão bom que fica.

A verdade é que, apesar de ter alguns livros de culinária, acabo apelando para a internet na hora de buscar alguma receita para usar um ingrediente específico. Minutos antes de começar a preparar a refeição - planejar cardápio da semana? Prefiro trabalhar com o inesperado, rs -, é muito mais fácil digitar "bife" na busca do Google do que folhear trocentas páginas de livros.

Mas, dessa vez, foi diferente. Lembrei que o Comer Bem (o livro da Dona Benta) tem uma parte só de receitas com bife e acabei encontrando uma receita bem caseira - o forte do livro -, simples, fácil e que termina em bifes com sabor incrível. Fiz algumas adaptações, que indico no final. Não leva nenhum ingrediente mirabolante, não tem nenhuma técnica apurada, mas o sabor...de lamber o prato. Acho que isso é coisa de comida de vó.

Bife com cogumelos 

4 bifes
1/2 cebola pequena ralada ou processada
2/3 de xícara de vinho branco
1/2 xícara de champignon
1 colher de sopa de manteiga e azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Tempere os bifes com pimenta-do-reino e reserve. Em uma frigideira, coloque 1/2 colher de manteiga e um fio de azeite, frite os bifes até ficarem bem dourados e acrescente o sal (os dois lados do bife devem estar "selados" antes de colocar o sal, para a carne não perder o "suco"). Coloque os bifes em uma travessa e reserve. Na mesma frigideira, junte a 1/2 colher de manteiga restante e a cebola ralada, e deixe fritar. Acrescente o champignon, deixando que dourem levemente. Junte o vinho branco, até ferver e o molho ficar mais consistente. Sirva os bifes com o molho de champignon.

A receita original também pedia 1/2 xícara de suco de tomate, que deve ser colocado na panela logo antes do vinho branco. Não tinha tomate, por isso não usei.

Se, no Sítio do Picapau Amarelo, era a tia Nastácia que cuidava das panelas e fazia vários quitutes, por que o livro é da Dona Benta? Nunca entendi isso. Considerando que a primeira edição do Comer Bem é de 1940, talvez ficasse melhor dar os créditos do livro à patroa, não à empregada...

------------------------------------------------

O bife a cavalo é outra variação do bifinho, mas AQUI ele aparece de um jeito diferente.

Se você não conhece ou quer relembrar o universo do Sítio do Picapau Amarelo, do escritor Monteiro Lobato, veja AQUI.

5 comentários:

  1. Adri seus bifes parecem deliciosos!!Eu mesma adoro um bife simples e saboroso! =) tenho aquele livro da Dona Benta mas confesso q qse nunca uso...Acabo dando preferência aos outros, mas vou buscar olhar mais ele..rsrs Nunca + apareci pq ando numa correria, mas agora acredito q tdo se acalme rs Lindos!!! beijos Tê
    PS: Tb acho q os créditos deveriam ser da Tia Anastácia...oh mundo injusto!rsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi Adri que belos bifinhos e que delicia com cogumelos, juntamente com o vinho branco não tem como não ficar gostoso. Essa sua foto está tentadora. E concordo com vc, a Tia Anástacia que elabora as receitas, faz a comida e ona Benta que tem a fama. Eita mundo cruel...hehe..bjos

    ResponderExcluir
  3. Adri! Deu água na boca este bife, amiga! Eu tinha esse livro, mas dei para minha irmã quando ela casou porque ela "não sabia fritar um bife" rsss. mas em compensação hj ela cozinha muito bem. O livro ajudou. rsss
    bj.

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Adri...
    Adorei essa receita de bife, sempre é bom variar esse prato que tanta gente gosta..
    |Acabei de te add e vou sempre passar por aqui para conferir as novidades.
    Se der me visite:http://quandonaoestudocozinho.blogspot.com/Bjs..

    ResponderExcluir
  5. Tê, eu também uso muito pouco o livro da Dona Benta, e também os outros livros que tenho, tudo culpa das "interneta"! Rs. Beijoca, linda, apareça quando puder que eu fico feliz :-)

    Josy, não é uma injustiça com a tia Nastácia? Mas o pior é que tive uma vizinha "Dona Benta": a ajudante faz as comidas e ela diz que foi ela, porque ficou dizendo pra menina como fazer, hehe. Beijinhos!

    Monica, o livro tem várias receitinhas básicas, é um belo presente para uma recém-casada :-) Um beijo!

    Iraluiza, obrigada pela visita! Bife é uma delícia e todo mundo gosta, mas variar às vezes é bom, né? Rs. Ficarei muito feliz de te ver por aqui :-) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...