verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo de ameixa (tipo plum cake)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Bolo de ameixa (tipo plum cake)


Sabe aqueles bolos prontos que vendem no supermercado? Nunca na história desse país eu tinha conseguido um bolo caseiro que ficasse com a mesma textura. E esse bolo de ameixa é assim: úmido e macio sem ser extremamente fofo, e facílimo de fazer. Ótimo para acompanhar um cafezinho, que acaba ressaltando o sabor amanteigado da belezura. É um bolo elegante, para marcar presença em um chá da tarde.

Conheci esse bolo que veio do Sul, mas, elegante que é, não dançou o tchan nem o tchu tchu. Foi a Carla do delicioso Cucina Artusiana a guria responsável por resolver meu problema ameixístico: queira porque queria um bolo de ameixa, e a receita de plum cake que encontrei por lá me pareceu perfeita, bastando substituir as passas por ameixa seca em pedaços.

Sucesso total. Certamente é uma receita que vou guardar para testar não só com ameixa, mas em outras combinações. Fiz 1/2 receita, para render um bolo pequeno. A Carla menciona que usou farinha de trigo com fermento por engano, pois a receita não pede. Como o negócio deu certo, resolvi acrescentar um pouco de fermento por minha conta, e acho que fez a diferença.


Bolo de ameixa (tipo plum cake)
(Rende uma forma de bolo inglês)

125 g de manteiga
2/3 de xícara de açúcar
2 colheres de sopa de açúcar mascavo (pode ser açúcar comum)
3 ovos pequenos (ou 2 grandes)
1 e 1/4 de xícara de farinha peneirada
1 colher de sopa de cachaça (ou outra bebida destilada)
1/2 xícara de ameixa seca picada e enfarinhada*
1/2 colher de sopa de fermento

Pré-aqueça o forno a 180º C. Bata a manteiga e os dois tipos de açúcar até formar um creme. Bati tudo à mão mesmo, mas você pode usar a batedeira. Acrescente os ovos e bata novamente. Junte a farinha de tripo aos poucos, misturando. Coloque a cachaça, a ameixa e o fermento, mexendo apenas o suficiente para misturar. A massa fica bem "pesada" mesmo, não se assuste. Coloque em uma forma de bolo inglês (ou outra de tamanho equivalente) untada e enfarinhada, e leve ao forno médio-baixo por 35 a 40 min.

*Antes de usar, coloque 1 colher de sopa de farinha de trigo sobre as ameixas picadas e misture. Esse recurso pode ser usado em qualquer "recheio" de bolo para que ele fique bem espalhado na massa (e não concentrado no fundo).

Por ter uma textura consistente - ou pelo simples fato de ser bolo e ser delícia -, acho que uma bola de sorvete ou caldinhas de frutas acompanham muito bem.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem


--------------------------------------------

A receita original do Cucina Artusiana é ESTA. Aproveitem para passear pelo blog, que tem muita coisa boa.

Para manter o nível editorial deste modesto blog, vou apenas dizer que o tchan citado no texto é uma singela referência à primeira frase da música Dança do Bumbum. Não me orgulho de algumas das minhas referências musicais e quem quiser conhecer a preciosidade que procure no YouTube. Eu me recuso a ouvir essa música de novo, rs.

7 comentários:

  1. Adri,

    Ficou lindo! Parabéns!
    A massa é mesmo uma gostosura, né?!
    Me passa, por favor, uma fatia e uma xícara de café...rs.

    Um beijo da "guria",

    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  2. Carlinha, a massa é ótima, essa receita foi um achado, eu que agradeço por compartilhar com o povo :-) E você acha que sobrou alguma fatia? Já era tudo! Rs. Beijo da "garota" pra "guria" :-)

    ResponderExcluir
  3. tá lindo! deu uma vontade...
    beijo
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Nossa Adri que achado, e que bom que foi na Carla, ela realmente tem receitas fantásticas. Já faz muito tempo que estou a procura de bolos que tivessem a mesma textura dos bolos prontos, e pelo que vi e li, achei o caminho da alegria, Vou fazer com certeza.Pois até agora todos que testei não ficaram como eu queria. Adorei, e sem tcham por que essa música realmente já deu o que tinha que dar kkkk. Bjos querida ficou lindo seu bolo

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Jussara! Bolo é uma coisa que enfeitiça, né? Eu adoro. Esse estava uma delícia :-) Beijos!

    Josy, vai fundo que é essa a textura que você procurava! Pela foto no blog da Carla, imaginei que fosse ficar com a consistência e fiquei bem feliz quando vi que ficava mesmo. E aquela mesma casquinha, mais para amanteigada, sabe? Ai, que pena que o bolo acabou! Rs. Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Adri,
    Vou "ter" que fazer!
    Boa semana pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gina, pois "tenha" que fazer mesmo, esse bolo é uma delícia :) Acho que vou "ter" que fazer também, fui remexer no baú e me deu a maior vontade, rs. Beijo!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...