verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Caldinho de feijão amigo

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Caldinho de feijão amigo


Direto dos botecos e botequins, o caldinho de feijão - ou feijão amigo - aquece o corpo e o coração. E faz a festa em uma reunião informal com os amigos, servido em canequinhas que dispensam colher e cerimônia. Fazer em casa é muito simples e ter sempre à mão para quando bater a vontade - ou quando os convidados chegarem - é mais prático ainda. Se você estiver pensando em fazer uma festinha regada a comidinhas de boteco, o caldinho de feijão não pode faltar!

Carioca adora um barzinho. Não me faço de rogada, mas, como raramente bebo, confesso que vou atrás mesmo dos "comes". E tem coisa mais gostosa do que essas comidinhas de boteco? Batata frita, bolinho de bacalhau, bolinha de queijo, linguiça calabresa, pastel (tudo frito!). Quem me conhece sabe que quase sempre começo os trabalhos com um caldinho de feijão - ou feijão amigo, dependendo do lugar. Acho simplesmente deliciosa a combinação desse caldo de feijão bem temperado, quentinho, com acompanhamentos como alho frito, salsinha, pedaços de bacon...se você também não resistiria, veja como é fácil fazer o mesmo caldinho em casa. Eu não resisto. Nunca.

Caldinho de feijão amigo

2 xícaras de caldo de feijão*
2 e 1/2 xícaras de feijão cozido com o caldo*
2 colheres de sopa de cebola picada
1 colher de sopa de alho picado
1 colher de sopa de azeite (ou manteiga)
1 colher de sopa de coentro picado (ou salsinha)
1/2 tomate picado
2 folhas de louro
Sal a gosto

Refogue o alho e a cebola no azeite, junte o caldo e o feijão, deixando apurar um pouco. Use o mixer direto na panela (fora do fogo) para triturar os grãos de feijão, ou leve a mistura ao liquidificador e volte para a panela. Retorne ao fogo, coloque o coentro, o tomate (esse é opcional, usei porque tinha um pedaço dando sopa) e o louro. Acerte o sal (como o feijão já estava temperado, cuidado). Deixe apurar e engrossar um pouco. Retire as folhas de louro e sirva. 

*Revelo meu pulo do gato: sempre que cozinho feijão para o dia a dia, coloco bastante água na panela de pressão (o limite é nunca encher mais que 2/3 da panela). Depois de cozido e temperado, separo boa parte do caldo para congelar, o que depois pode virar o caldinho e sopas. O feijão também vai para o freezer, para ser usado aos poucos sem desperdícios.

Se quiser, acrescente ao final da receita 1 xícara de macarrão para sopa (massa curta, usei a "ave maria") e deixe a massa cozinhar para fazer a clássica sopa de feijão com macarrão (adoro!).


Já ouvi dizer que o feijão amigo é diferente do caldinho de feijão, pois o primeiro levaria também os grãos batidos e seria mais grosso, enquanto o segundo seria só mesmo o caldo do cozimento do feijão. Já vi em muitos lugares o suposto "feijão amigo" sendo chamado de caldo de feijão, até porque só o caldo fica muito ralo. A vantagem (sempre!) de se fazer em casa é ter o resultado a seu gosto: prefiro o caldinho nem muito grosso, nem muito ralo, então controlo a porção de grãos que vai entrar :-)

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem

-------------------------------------------------

O melhor caldinho de feijão que já tomei foi em Teresópolis (RJ), no restaurante Tempêro com Arte. A pizza de lá também é um espetáculo. (Essa é apenas uma indicação de um lugar que fui e gostei, sem patrocínios).

12 comentários:

  1. Adri...que delicia, fiquei com água na boca. Adoro uma comidinha de boteco, um caldinho de feijão então...tbem não sou muito fã de bebida, curto ir aos barzinhos só pra provar as comidinha deliciosas!!!!
    Estou precisando mesmo cozinhar feijão...já vou partir para a cozinha...rs

    Bjks

    Val
    No Balaio da Val
    www.balaioediariodaval.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adri, meu marido é simplesmente maluco por caldinho de feijão! Anotei sua receita!!! beijos

    ResponderExcluir
  3. Adri, Adri!

    Estou desde ontem com o seu feijão em meus pensamentos e hoje você, implacável, vem com caldinho que tanto gosto.

    Como falei para você, nunca faço feijão em casa, pois como almoço sozinha, como saladas, sanduíches, eventualmente almoço de verdade. E à noite não temos o hábito de jantar. Porém, tem dias que acordo com vontade louca da tríade arroz-feijão-carne, e vou em um restaurantezinho que gosto muito aqui em Gravataí. Lá mato a minha vontade.

    A minha vizinha, que já ficou famosa de tanto que falo, quase sempre me dá uma tigelinha de feijão novinho. Isso acontece nas segunda-feiras quando ela faz para a família. Ela disse que um dia bateu a minha porta e eu atendi com uma cara de estressada (olheiras, cara branca, descabalada) que achou que era falta de comer direito. Realmente, eu estava fazendo o meu TCC, e cada potinho de feijão que ela trazia para mim, era um acalento para a alma....rssss.

    Gente, escrevi um texto.
    Culpa sua que fica atiçando minhas lombrigas e memórias...hahaha

    Beijo!
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  4. Um caldinho de feijão bem feito, é muito gostoso.
    Não está aparecendo pra mim o seguidores. Quando aparecer aqui, te sigo.
    Tenha uma excelente quinta-feira, querida.
    Abraços.

    Silmara
    www.casaefogao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa está aí uma coisa que eu como até em calor de 40 graus! kk Eu sou fissurada por caldinho de feijão, adoro! Fiquei com água na boca! :) Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Também sou a de um caldinho de feijão! Aqui em casa leva sempre uma massinha!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Adri querida sou fãzoca de caldinho de feijão
    como disse a amiga àcima do Diário de Receitas, pode fazer calor de 40 graus que topo. Adoro, adorei sua receita e dicas. Quanto ao meu pão, claro que deixo vc colocar pedacinhos de goiaba, queijo o que vc quiser, desde que claro, vc me convide a tomar café na sua casa para provar kkkkkk
    Bjokas

    ResponderExcluir
  8. Adri, sou paulista, mas adoro um feijão preto! sopa de feijão com "ave maria" é aquele tipo de 'comfort food' pra mim... adoro!
    bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  9. Val, não esquece de separar o caldo para fazer esse caldinho de feijão, vale a pena :-) Beijos!

    Bruna, quando saio com os amigos eles já olham no cardápio e me avisam "tem caldinho de feijão!". Sou do time do seu marido, rs. Beijos!

    Carlinha, como te disse, se você morasse mais perto tinha te mandado feijão, caldinho de feijão e feito esse bolinho de feijão pra vc http://casacoisasesabores.blogspot.com/2011/07/bolinho-de-feijao.html
    Ainda bem que você tem uma vizinha querida que te garante umas doses de ferro, rs. Beijos!

    Silmara, é verdade, se o caldinho for muito ralo e sem tempero, não "acontece", rs. Um beijo!

    Monalisa, achei que eu fosse a única maluca que toma sopas e caldos no calor! Vamos dar as mãos e tomar um caldinho de feijão (hoje tá queeente), rs. Beijo!

    Andréa, o macarrão dá uma "sustância", né? Confesso que se for para jantar não aguento ficar só no caldo, hehe. Beijo!

    Josy, você é uma querida, está mais que convidada para um café. Mas, claro, você vai ter que me trazer um dos seus quitutes, que eu não vou perder essa! Rss. Beijinho.

    Angela, difícil ter alguém que não gosta de feijão, né? É uma delícia mesmo :-) Beijos!

    Jussara, em SP o feijão é o carioquinha, né? Sempre achei isso engraçado, rs. Sopa de feijão com macarrão lembra comida de infância, é comfort mesmo :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Aqui pras minhas bandas conhecemos como caldinho de feijão...sagrada comida dos butecos mineiros. Uma delícia!

    Muito boa idéia!

    Parabéns pela receita, e pelo blog, muito gostoso!

    Abraço,
    Renata Boechat

    ResponderExcluir
  11. Renata, como pude esquecer que os mineiros adoram um caldinho? Imagino os botecos das suas bandas, a comida mineira é deliciosa...amo muito! Rs. Que bom que gostou do blog, espero te ver sempre passeando por aqui :-) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...