verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Molho de gorgonzola e pera

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Molho de gorgonzola e pera


Pode parecer inusitado, mas a combinação de queijo gorgonzola com pera é uma das dobradinhas que dão muito certo na cozinha. Apesar de ser uma receita agridoce, o sabor delicado da pera combina e complementa o sabor forte do gorgonzola. Mesmo quem não é muito fã de misturar doce e salgado vai aprovar essa receita, porque o adocicado é extremamente sutil. Quer impressionar? Esse é um molho clássico que acompanha massas de todo tipo, com jeitão refinado, mas muito fácil de preparar e que, fora o gorgonzola, leva ingredientes muito simples.

Gorgonzola é um queijo de sabor forte e que não precisa de muita coisa para ficar delicioso. Ele é delicioso. Ponto. E olha que sou meio chatinha para queijo - gosto mais dos queijos frescos, como o nosso maravilhoso queijo minas -, não sou superfã e não é todo pedaço de queijo mofado que eu coloco na boca. Mas esse vale muito a pena. Só não fique olhando o pedaço muito de perto.

O molho de gorgonzola com pera da foto acompanhou um nhoque (mas pode acompanhar macarrão tipo penne, farfalle ou mesmo espaguete e talharim), mas, como não achei o nhoque "totalmente excelente", fico devendo uma receita com a famosa massa de batata e mostro como fazer o molho, esse sim, aprovadíssimo!

Molho de gorgonzola e pera
(Serve 4 pessoas)

2 peras médias em fatias
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de cebola picada
1 pitada de manjericão seco
50 ml de vinho branco
1 e 1/2 xícara de queijo gorgonzola esfarelado (uns 150 g)
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa rasa de farinha de trigo

Descasque as peras, corte no sentido longitudinal, retire o miolo e corte em fatias compridas, no mesmo sentido. Salpique um pouco de suco de limão nas fatias de pera para que não escureçam e reserve. Em uma panela, doure a cebola e o alho no azeite. Junte o manjericão e deixe apurar um pouco. Coloque o queijo gorgonzola e, quando este derreter, junte o vinho branco e deixe ferver um pouco, para o álcool da bebida evaporar. Misture a farinha de trigo no leite e coloque essa mistura na panela. Deixe engrossar um pouco. Acrescente as fatias de pera e mexa delicadamente, deixando por uns 5 min, pois as peras não podem ficar muito cozidas para não esfarelar.

Deixei o creme de leite de lado e encorpei o molho com a farinha de trigo dissolvida no leite. Se quiser, pode acrescentar 1 caixa de creme de leite no molho, após desligar o fogo. O molho vai render mais e ficar um pouco mais líquido. Triture as cascas das peras no processador ou no liquidificador (ou mesmo corte-as em pequenos pedaços) para fazer uma geleia como essa AQUI.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------

Hoje tem receita exclusiva no Facebook! Corre lá para conferir a receita de um bolo de lima-da-pérsia, fácil e de sabor delicado para um belo lanche da tarde. Aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook, ficar a par do conteúdo do blog e acompanhar o que só rola por lá (clique AQUI e veja no mural ou no álbum de fotos).

----------------------------------------------

A receita do molho de gorgonzola com pera veio (mais ou menos, como sempre) DAQUI.

Conheça todos os tipos de massa do mundo (ou quase) AQUI.

Depois de conhecer as massas, sabe combiná-las com o molho mais adequado? Veja dicas AQUI (lembrando que isso é muito relativo. Faça a massa que gosta com o molho que gosta. E ponto).

Não custa lembrar: segundo o novo acordo ortográfico, "pera" agora é grafado assim, sem acento. Esquisito, não?

10 comentários:

  1. Oi Adri querida, esse molho é magnifico, já tive o prazer de experimentá-lo em um casamento mas foi em risoto, nunca provei com massa, e com nhoque deve ter ficado fantástico. Amei a receita
    Quanto ao meu pão, não pense que não levei a sua receita e dicas ontem, levei sim e vou colocá-la em prática em um pão que estou pensando em fazer, pra experimentar. A receita de ontem do pão é método antigo mesmo hehe, mas fica bom viu? Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Genial esse molho!!!

    Uma mistura de sabores espetacular, afinal gorgonzola e peras foram feitos um para o outro!

    Adorei,e copiei pra mim,

    Obrigada,

    Renata Boechat

    ResponderExcluir
  3. Josy, risoto de gorgonzola e pera deve também ficar uma delícia! Como você já sabe que a mistura é boa, experimenta com massa :-) Depois quero saber se você gostou do jeito 'novo' (rs) de fazer pão. Só não mexe na receita da rosca, pelamor, que tá boa demais! Beijão :-)

    Renata, tem gente que faz cara feia para frutas na comida salgada. Como vi que você é das minhas, se joga que é bom demais :-) beijos, querida!

    ResponderExcluir
  4. Genial, está no Eternos Prazeres hoje,

    agradeço a partilha, adoramos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, vou lá conferir! Feliz que tenha gostado da receita e que tenha passado adiante :) Beijos.

      Excluir
  5. Fiz ontem e foi o maior sucesso. Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que gostou! Esse molho vai com qualquer tipo de massa, é bem curinga. Obrigada por ter vindo contar :) beijos!

      Excluir
  6. Qual vinho podemos servir com a massa? O branco mesmo?

    ResponderExcluir
  7. Qual vinho podemos servir com a massa? O branco mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, um branco acompanha bem. Escolheria um mais ácido, como chardonnay ou sauvignon blanc :)

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...