verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Homus (pasta de grão-de-bico)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Homus (pasta de grão-de-bico)


Quem diria que grão-de-bico poderia se transformar em uma deliciosa pasta para servir de petisco ou mesmo para o lanche? O homus é um dos pratos árabes que os brasileiros adotaram. De preparo muito simples, leva ingredientes bem comuns e, nesta versão, o molho de gergelim entra na jogada novamente por ser mais fácil de se encontrar e mais barato. O sabor não deixa nada a desejar para a receita tradicional com tahine. Separe pão árabe/sírio e azeite, muito azeite, pois é tudo que você precisará para lanchar feito árabe.

Homus
(Rende um pote de cerca de 1 litro)

2 xícaras de grão-de-bico
Suco de 3 limões
2 dentes de alho
5 colheres de sopa de molho de gergelim
Azeite
Sal (opcional)

Preparando o grão-de-bico: deixe o grão-de-bico de molho na água por pelo menos 5 horas. Isso vai permitir que você cozinhe o grão na panela comum em minutos. Se não puder ou não se lembrar de colocar de molho, cozinhe o grão-de-bico na panela de pressão, como se fosse feijão, só com um fio de azeite para evitar a espuma.
Escorra o grão-de-bico e cozinhe até ficar bem macio. Bata os grãos no processador ou no liquidificador com o suco de limão, o alho e um pouco da água do cozimento. Vá colocando mais água, até chegar à consistência desejada. Aqui, precisei bater aos poucos, com muita paciência, água e mexendo com uma espátula de vez em quando (com o liquidificador desligado, pelamor!). Retire do liquidificador, misture o molho de gergelim e azeite a gosto. Como o molho já tem sal, não coloquei mais, mas fica a gosto. Sirva com pão sírio/árabe e regado com mais azeite, que nunca é demais.

Quem tiver, pode e deve utilizar o tahine no lugar do molho de gergelim, pois o sabor fica mais marcante. O tahine é uma pasta de gergelim muito utilizada nos pratos árabes. Alguns supermercados vendem, mas nem todos, e geralmente o produto é importado, por isso o preço nem sempre é convidativo. Abaixo, deixo o link com uma receita bem simples para fazer tahine em casa.

Aproveitei a vibe  árabe do dia e preparei um quibe assado de forno. Usei a mesma receita do quibe de micro-ondas (AQUI). A diferença é que temperei a carne moída só com hortelã fresca, sal, molho de pimenta síria,  cebola e azeite. É só preparar com a receita indica e levar ao forno médio por uns 30 a 40 min.



A festa árabe fica completa com o mjadra (arroz com lentilha), tabule, kafta de carne e de frango, baba ganoush (pasta de beringela).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------------

A receita de homus do blog Diga Maria foi a que me serviu como base, veja AQUI.

O blog Come-se indica AQUI uma receita de tahine bem simples.

Panela de pressão? Veja dicas AQUI e AQUI.

6 comentários:

  1. Adri, faz tempo que não faço aqui, mas adorooooo!

    As outras indicações também são ótimas, gosto muit de mjadra e baba ganoush, enfim...delícias!

    ♥Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  2. Adri aqui estão duas receitas que adoro, sou grande apreciadora da culinária árabe, são deliciosas. Ficou lindo seu homus e o kibe está show. Adorei. Bjocas ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Adri, sou mega fã de homus, nunca fiz em casa e gostei da substituição do molho de gergelim (que tenho em casa!) pelo tahine (que não tenho!rsrs). Vou me arriscar a fazer.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Eu amo, com pãozinha sirio torrado fica muito bom ... Pena que em casa só eu que gosto...


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Rachel, também sou muito fã desses pratos árabes, são leves e uma delícia :-) Beijos!

    Josy, o homus e o baba ganoush são ótimas opções de entradinha. Nem falo nada do quibe assado, nem sei o que é fazer frito :-) Beijinhos!

    Sandra, eu até encontro o tahine, mas como tenho esse molho de gergelim prefiro usá-lo, pois substitui bem, é mais barato e ainda serve para temperar carnes e saladas :-) Um beijo!

    Daniel, meu marido ajudou, mas como rende muito, fiquei no homus a semana inteira. Pensa que achei ruim? Rs. Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...