verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Sorvete de banana...feito só de banana!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Sorvete de banana...feito só de banana!


Esse sorvete de banana foi uma descoberta daquelas que a gente lamenta não ter encontrado há mais tempo. É tão cremoso, tão delicioso, tão fácil de fazer, tão igualzinho a qualquer sorvete que quase não dá para acreditar que é feito só de banana. Isso aí! O único ingrediente que você vai precisar para fazer esse sorvete é banana. A versão que mostro leva mais ingredientes, mas é tudo "perfumaria", opcionais que dão um "plus" ao que já é gostoso. A consistência fica tão boa que dá até para fazer bolas de sorvete. A partir de agora, todo cacho de banana que entrar aqui em casa corre o sério risco de virar sorvete, e tenho dito.

O marido não acreditou quando eu falei que o sorvete só levava banana. Eu - sim, a mesma que preparou a receita - quase não acreditei que só levava banana. Sua criança quer sorvete? Criança sempre quer sorvete. Quer opção melhor do que um sorvete que só leva banana, pura fruta?


Já tinha visto essa receita por aí, mas confesso que não dei muita bola. O estalo veio quando vi a receita no Mesa de Azulejos, que teve como fonte o ótimo e clássico Chucrute com Salsicha, e quando percebi que tinha um cacho de bananas que não tinha sido tocado e estava quase partindo para o céu das bananinhas. Conseguiria aproveitar todas as bananas de uma só vez, mataria minha curiosidade e o tempo estava quente à beça. Tudo isso eram sinais. Para a cozinha, avante!

Sorvete de banana
(Rende aproximadamente 600 ml)

7 bananas
2 colheres de sopa de glucose de milho (Karo) ou mel
Suco de limão
2 colheres de sopa de uvas-passas
Saquê (ou rum, cachaça)

Afervente as uvas-passas e as deixe de molho cobertas por saquê. O ideal é deixar de um dia para o outro, mas vale também por algumas horas. Reserve. Corte as bananas em rodelas, regue com suco de limão e leve ao congelador/freezer para congelar (coloquei as rodelas em um saquinho de congelamento). Pegue as rodelas de banana congeladas e bata no processador/liquidificador com a glucose de milho. A glucose ajuda a bater e adoça. Não vai ficar extremamente doce porque o suco de limão corta um pouco. Misture as passas reservadas na massa de banana e leve ao congelador/freezer em um pote tampado até endurecer.

Atualização em 06/02/12 - Atenção: não bata a banana congelada "dura feito pedra" no processador/liquidificador, pois você pode danificar seus aparelho. A dica é ficar de olho para deixar as rodelas de banana apenas por umas 2 horas no congelador (ficarão congeladas, mas ainda macias) ou, se já estiverem muito duras, deixar as rodelas uns minutos fora do congelador antes de usar.

Para as crianças, faça sem a bebida alcoólica, claro. A partir da receita básica - a banana processada -, você pode acrescentar pedacinhos de chocolate, cereja em calda picada, biscoito Negresco picado, castanhas, ameixa...você pode servir com os acompanhamentos usuais de sorvete: farofa de biscoito ou castanha, calda. Para os adultos, sugiro uma calda de vinho do Porto que vai combinar uma maravilha (receita abaixo).

O sorvete durou quatro dias no congelador, com sabor e consistências intactas. Não durou mais porque o povo aqui de casa comeu tudo, pois ele estava bem e ficaria mais tempo guardadinho. Depois que acabou ainda ficou gente procurando o sorvete na geladeira, considerando que foi essa mesma "gente" que colocou o pote vazio na pia um dia antes.

------------------------------------------------------------

A receita original do Chucrute com Salsicha é ESSA. A Socorro do Mesa de Azulejos fez a versão dela (AQUI) e ainda deu umas opções ótimas para variar.

A Neide do Come-se fez o mesmo sorvete, mas caramelizando as bananas antes de congelar (AQUI). Tenho para mim que fica bom demais.

A receita da calda de vinho do Porto é ESSA.

22 comentários:

  1. Adorei essa receita e com certeza irei experimentar!
    Teu blog é excelente, parabéns!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  2. Oi Adri, sabe que tenho umas bananas na fruteira dando sopa? O me povo pe esquisito gostam de banas, mas nçao gostam de sorvete de banana, sei la, me deu uma vontade miga, parece delicioso. Vou pensar...hehe... Bjocas, e como vc a berinjela é a minha segunda opção, primeiro a abóbrinha hehe

    ResponderExcluir
  3. Menina do céu, escrevi tudo errado, qué issooooooo gentémm. Retificando o inicio
    O meu povo é esquisito gostam de bananas, mas não gostam de sorvete de banana...eu hein

    ResponderExcluir
  4. que receirta divibna amei aqui8 em casa não pode faltar bananas
    bjocas sadhia
    ahh eu fiz bolo de mandioca com coco fresco

    ResponderExcluir
  5. Adri,

    Eu "retuitei" essa sua receita hoje pq achei um barato, e meu marido chegou em casa falando que tinha visto uma receita muito legal de sorvete de banana que só levava banana. Eu olhei para ele e disse: Fui eu que te passei isso...hhahhaah.

    Adoramos e claro que vamos fazer aqui em casa. Tem cara de que vai virar hit!

    Bjos,
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  6. Quando olho os potes de sorvetes industrializados enxergo um tijolo enorme de gordura e havia separado algumas receitas caseiras, mas que pedia para bater a cada quatro horas e achei bem trabalhosa. Sua receita é bem simples e saudável. Testarei!! Bom Domingo!!

    ResponderExcluir
  7. Que delicia de receita é de encher os olhos, já colquei no meu caderno de receitas.
    Tenha uma boa semana.
    Vanessa

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Léia! Para quem adora banana, essa receita e uma perdição, vale muito a pena experimentar. Depois me conta! Beijos.

    Josy, liga não que esses teclados tê vida própria (eu, hein! Rs). Como assim tua família gosta de banana e não gosta do sorvete? Hehe. Olha, esse sorvete é banana gelada, literalmente, o sabor fica bem marcante. Experimenta fazer em pouca quantidade - quase não dá trabalho mesmo - e vê o que dizem :-) Beijoca!

    Sadhia, aproveita as bananas que ficarem bem maduras para fazer, pois são as melhores para essa receita :-) Beijos!

    Carla, meu marido faz muito essas maluquices, vem me contar as coisas que EU contei a ele como se fosse a maior novidade. Homem é tudo igual? Não o meu é diferente, ai, ai <3. Rs. Essa receita vicia, muito. Vocês nunca mais olharão as bananas do mesmo jeito :-) Vem me contar depois! Beijinho!

    Luma, essa receita é lactose free e fat free! E só precisa bater uma vez, te garanto, pois a "massa" da banana fica naturalmente cremosa. Não precisa de sorveteira para fazer e é uma delícia. Eu fiquei apaixonada por esse sorvete, acho que você vai ficar também :-) Beijos!

    Vanessa, para quem gosta de banana, essa receita é o céu! Boa semana pra ti também :-) Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Adri,
    ainda bem que vc me chamou.
    Ao ler seu post do sorvete de banana, lembrei o comercial de uma centrifugadora de sumos que também faz sorvete directamente de fruta congelada. Em especial Banana.

    Veja aqui o link: Champion Juicer 2000
    Muitissimo saudável esse sorvete.
    Obrigada pela partilha. No Verão hei-de experientar. Agora não consigo. Está um frio glaciar. Meus dedos parecem bananas congeladas :)
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  10. Olá! Vim conhecer o blog e me deparei com essa receita MUITO interessante e facilima de fazer. Gostei! Vou experimentar e depois te conto. Abraço, Paula www.executivadepanela.com

    ResponderExcluir
  11. Rute, adorei sua lembrança da Champion Juicer! Mas fica claro que o segredo é a banana congelada, não precisa de nenhuma máquina mirabolante, hehe. Vou testar outras frutas, me deu ideias...ri muito com seus dedos de "banana congelada", rsrs. Beijinho!

    Paula, bem-vinda! Essa receita é surpreendente, experimenta que vale a pena, e volta depois para me contar o que achou :-) Um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Adri,

    Compartilhei essa delícia no face!!Beijos.Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, obrigada! Que bom que gostou e compartilhou :-) Experimenta que vale a pena! Beijos.

      Excluir
  13. Oiii adorei a receita,da pra fazer com outras frutas? A criançada amouuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana! Que legal que você e suas crianças gostaram :) Há relatos que dá para fazer com manga também, mas confesso que nunca testei. Para variar o sabor, uma dica é bater a banana congelada com outras frutas (morango, kiwi...), pois assim você garante a consistência e dá outro sabor ao sorvete :) Beijos!

      Excluir
  14. oi quero saber por quanto tempo q a banana tem q ficar no congelador?e sera q rola com uma calda especial de canela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Meriellen! Antes de processar, deixe as rodelas de banana por umas 2 horas no congelador, já é suficiente. Depois, é só voltar com o sorvete de banana para o congelador, para terminar de endurecer.
      Aff, com calda de canela deve ficar uma maravilha! Você tem uma receita boa? Passa pra mim? Beijo!

      Excluir
  15. Se é só de banana,ñ precisa mais nada.Fiz só com banana e ficou ótimo.Só banana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. França, é justamente essa a ideia! O sorvete básico é a banana congelada e processada, o que não impede de incrementá-lo com outros ingredientes para conseguir sabores mais complexos com essa base que é muito prática e saudável.

      Excluir
  16. OLÁ, GOSTARIA DE SABER SE POSSO COLOCAR LIGA NEUTRA EMULSICANTE, MUITO OBRIGADA!




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não tem necessidade, a banana já dá a consistência cremosa por si só :) bjs!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...