verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo diferente ou cuca de chocolate com banana

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Bolo diferente ou cuca de chocolate com banana


Kuchen é o nome em alemão para bolo. Aqui no Brasil, a cuca - muito comum na região Sul, de forte colonização alemã - passou a ser a designação de uma receita de bolo que leva uma farofinha por cima. No entanto, também conheço como cuca o bolo que é preparado em duas etapas: sólidos e líquidos, que só se encontram na forma. Etimologia à parte, essa cuca de chocolate com banana tem todas as qualidades de que um bolo precisa: é úmida, macia, saborosa, cheirosa, e ainda fica com a casquinha crocante. Quentinha é um espetáculo. Gelada, dizem, é de gritar danke.

Estava atrás de uma receita de bolo diferente. Como boa "googlemaníaca", coloquei justamente esses termos na pesquisa para ver o que viria (medo). E entre muitas outras receitas que não tinham nada de tão diferente assim, cheguei à essa de "bolo diferente de chocolate com banana", na qual a autora fazia várias recomendações de não se assustar com o aspecto do preparo, porque era esquisito mesmo, com a maior cara de não dar certo, mas ficava muito bom.

Faço minhas as palavras da moça. Não se assuste, pois realmente é um "bolo diferente" e que parece que não vai dar certo. Mas dá, e muito. E vale demais a pena prepará-lo, pois fica uma DELÍCIA, com tudo maiúsculo, e é superfácil de preparar. Talvez esteja aí a desconfiança na coisa toda, rs. Faça, e com plateia assistindo, pois vai ser lindo ver aquela maçaroca se transformar em um bolo úmido, saboroso e perfumado.



Como não tenho costume de tomar achocolatado, mas às vezes me dá a louca e gosto de ter Ovomaltine sempre à mão (o único de que gosto), uso bastante esse ingrediente para o chocolate das receitas. Ovomaltine tem um sabor muito característico e, na minha opinião, fica delicioso.

Bolo diferente ou cuca de chocolate com banana
(Rende uma forma redonda de 22-23 cm)

Farofa:
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar mascavo (ou açúcar refinado)
1 xícara de Ovomaltine (ou chocolate em pó, ou achocolatado)
1/2 colher de sopa de fermento em pó para bolo
2 colheres de sopa de manteiga
Líquidos:
2 ovos
1 xícara de leite
1/2 xícara de açúcar refinado
1 colher de café rasa de café solúvel
Bananas

Farofa: em um recipiente, misture a farinha, o açúcar, o Ovomaltine e o fermento. Acrescente a manteiga e misture com um colher ou com as mãos, até formar uma farofinha.
Líquidos: em um segundo recipiente, coloque os ovos, o leite, o açúcar e o café, misturando bem com um garfo.
Montagem: em uma forma untada e enfarinhada, coloque metade da farofa, espalhando e alisando a superfície com as costas de uma colher. Coloque por cima fatias de banana. Em cima, ponha o resto da farofa, nivelando com uma colher. Despeje a mistura de líquidos por cima da farofa, bem devagar, espalhando bem. Não se assuste com a "sopa". Não bata a forma, não faça nada, a massa vai absorver o líquido sozinha. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média-baixa por 30 a 40 minutos.

O café solúvel é opcional, mas dá um toque de sabor precioso ao bolo. Preciso fazer uma confissão: eu tinha apenas uma banana em casa. Uma. Cantando para subir ao céu das frutas. Se uma banana já fez essa festa toda, imagina uma camada completa de fatias de banana, saindo cremosa, cheirosa e quentinha do forno, no meio de um bolo de chocolate molhadinho? Não imagine, já para a cozinha!

Atualização: esqueci uma coisa, dizer que polvilhei canela em pó em cima do bolo depois de assado. Banana pede canela, não tem jeito, não consigo.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------------------

A receita original de bolo diferente de chocolate e banana é ESSA.
Danke = obrigado em alemão.
Para saber mais sobre o Kuchen, veja ESSE verbete no Wikipedia.

10 comentários:

  1. Adri, perfeita essa receita. Imagino que delícia saindo do forno! Bom final de semana!
    Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  2. Adri, seu texto já havia me convencido, as fotos só reforçaram a ideia. Tentador demais...
    beijos e um fds maravilhoso pra vcs!

    ResponderExcluir
  3. Amei, bolocom bananas já é bom, com chocolate é ótimo, com Ovomaltine é perfeito uai!!! Amei...bjocas lindo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Deve ter ficado delicioso!
    na foto está lindo.
    Tenha um final de semana abençoado por Deus, querida.
    Beijos pra você.

    Silmara
    www.casaefogao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adri querida, que bolo mará!!!
    Pena que não tenho estas habilidades na cozinha... rs
    na verdade, tenho é preguiça!
    Obrigada por sua participação na promoção, te desejo muito boa sorte!!!
    Beijos e um lindo domingo pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  6. Ahh tive que vir aqui espiar a sua cuca! Adorei!! Nunca tinha pensado nessa combinação! Anotada! beijos e bom feriado!

    ResponderExcluir
  7. Que legal, Adri! Faço sempre um bolo parecido com este aqui em casa. Um sucesso. Mas, eu chamo de bolo fácil de banana. Nunca experimentei com chocolate. òtima idéia. Deve ficar melhor ainda.
    bj.

    ResponderExcluir
  8. Cecilia, como sou mais de bolo quentinho, mal esperei sair do forno. E o cheirinho? Huumm! Um beijo, querida :-)

    Grazzi, esse bolo então vai fazer sucesso na sua casa! O sabor de café fica beeem suave, é mais para dar um "up" no sabor do chocolate. De repente você pode tentar colocar um pouquinho mais. Depois me conta se gostou :-) Um beijo!

    Sandra, eu fui convencida pela receita original quase sem fotos! Sou facinha, hehe. Você que gosta de bolos, coloca esse na sua listinha que vale :-) Beijos!

    Josy, tenho mania de colocar Ovomaltine em tudo! Rs. Mas fica uma delícia mesmo, sou suspeita porque gosto muito, tomo desde pequena :-) Beijoca!

    Obrigada, Silmara! Ficou bom mesmo :-) Ótima semana pra ti! Beijos.

    Vero, acho que é mais preguiça que falta de habilidade, né? Hehehe. E falta de tempo, claro, com suas artes na madeira etc, deve sobrar pouco tempo para as artes na cozinha :-) Mas, ó, esse bolo é sucesso num lanchinho, guarda a receita :-) Beijos!

    Bruna, obrigada! Chocolate com banana é bom demais, sua opção de cuca também foi bem inusitada (e parece deliciosa!). Beijos!

    Monica, nome perfeito, porque é fácil mesmo, rs. Experimenta colocar chocolate na massa da sua receita, fica como uma opção para você variar :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Desculpa, mas isso nunca foi uma cuca.... melhor nomear de Bolo Diferente mesmo. Parece estar muito gostoso! Parabens pela receita! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dayse! No sul, a cuca tem uma cobertura de "farofa", né? Essa receita que passei aí em cima é muito conhecida como cuca, deve ser porque a denominação genérica para bolo, em alemão, é kuchen. Daí pra chamar variações de bolo de "cuca" é um pulo! Para facilitar nas buscas pelo Google, incluí a denominação cuca também, mas já coloco na abertura do texto que não é a cuca tradicional com a farofinha em cima. Nomes à parte, rs, fica mesmo bem gostoso, vale experimentar :) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...