verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Azeite aromatizado com ervas

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Azeite aromatizado com ervas


 O azeite já é um ingrediente gostoso - e muito saudável - que dá aquele sabor aos pratos do dia a dia. Pois saiba que o que era bom pode ficar ainda melhor se você aromatizar seu azeite. Um fio de azeite aromatizado regando um bom naco de pão caseiro e não há lanche melhor. Desta vez a parceria com a editora Bocatto/Cooklovers, através da Livraria Gourmet, trouxe às minhas mãos livros que foram feitos um para o outro: o kit O Pão Caseiro - Salgados e Doces, e Atelier de Receitas - Azeites Aromatizados.



O kit com o livro O Pão Caseiro vem com uma forma de "bolo inglês" de silicone, perfeita para você colocar a mão na massa, literalmente, e ao estilo dos kits da Cooklovers. O Pão Caseiro traz várias receitas doces (como pão recheado de doce de leite) e salgadas (como o pão de frango com catupiry). O mais legal é que, em todas elas, há sugestões de como usar ingredientes funcionais e agregar mais nutrientes à receita ou fazer substituições para deixar o pão mais light.


O livro Atelier de Receitas - Azeites Aromatizados traz a proposta da série traduzida em receitas muito saborosas para transformar seu azeite. Com edição compacta e objetiva, são 20 opções de receitas de azeites aromatizados, além de informações sobre o azeite e sobre o modo correto de fazer e armazenar seu azeite aromatizado. Seguindo as instruções, dá para fazer seu azeite italiano ou de mostarda, por exemplo, e usá-lo para temperar carnes, peixes, aves. Cada receita traz a sugestão dos pratos que mais combinam com aquele azeite.


A ideia de fazer azeite aromatizado estava na minha cabeça há algum tempo, com todas as ferramentas e instruções em mãos, senti que tinha chegado a hora. Escolhi uma receita bem clássica de um azeite de ervas, com ingredientes simples que resultaram em um azeite muito mais saboroso e versátil, pois combina com carnes, peixes, pizzas, saladas, massas e aves, um curingão!

Azeite de ervas
(Rende 250 ml)

250 ml de azeite
1 colher de sobremesa de alecrim seco
1 colher de chá de tomilho seco
1 colher de sobremesa de orégano seco
4 folhas de louro secas

Leve as ervas ao fogo baixo em uma frigideira, coisa de segundos. Cuidado para não queimar. Essa etapa ajuda a liberar o sabor das ervas e ainda higieniza as mesmas. Espere as ervas amornarem e as coloque dentro de um recipiente esterilizado e com tampa. Complete com o azeite e feche. Agite antes de usar.

Fiz com 200 ml de azeite, por isso aqui em casa reduzi um pouco a receita, mas passo com os ingredientes para 250 ml de azeite, pois você pode comprar uma embalagem de azeite pequena que tem exatamente essa quantidade (ou usar meia garrafa de azeite de 500 ml).

Se mantido na geladeira (parte baixa), o azeite aromatizado dura até 3 semanas. Você pode também congelar em pequenas porções e usar aos poucos. Utilize uma forma de gelo para isso, assim você terá cubos de azeite aromatizado sempre à mão.

Os azeites aromatizados ainda são uma ótima sugestão para dar um presente gourmet. Escolha uma das receitas, coloque em um frasco bonito, decore (elementos rústicos, como juta e barbante, vão bem) e está pronto um mimo feito por você :)

Fonte de consulta: Atelier de Receitas - Azeites Aromatizados - Cooklovers.



Os dois livros estão na Livraria Gourmet.



Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

2 comentários:

  1. Olá.. adorei essa receita.. mas fiquei com uma dúvida: o azeite que vc usou é azeite de oliva ou azeite normal de cozinha?

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leticia, é o azeite de oliva. Aqui no blog, sempre que me refiro a azeite é o de oliva. Os de soja ou canola, por exemplo, trato sempre como óleo. No caso dessa receita, você pode seguir os mesmos passos também para aromatizar óleo (soja, canola, milho etc.) ou vinagre. Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...