É pão, é pizza? Um pouco dos dois. A focaccia é uma receita italiana muito gostosa e bem fácil de fazer, se não fosse o tempo de descanso diria também que é rápida. Mas o tempo em que você ficará com a mão na massa, literalmente, é bem pouco. Há versões com cobertura e tudo, o que deixa a focaccia bem parecida com uma pizza, mas fiquei com uma versão bem básica à base da dupla azeite e alecrim. É uma massa ótima de se trabalhar e com resultado muito saboroso e macio. Só fazendo para ter noção do que é comer um pedaço de focaccia quentinho, recém-saído do forno.
Fui buscar essa ótima receita de focaccia no Cucina Artusiana, que, aliás, tem várias opções e me deixou na maior dúvida. Meu critério foi ficar com a que tinha mais azeite :) A massa é ótima, muito macia e dá um ótimo resultado. Preparei 1/3 da receita, para uma focaccia pequena (meia assadeira média), a receita inteira deve dar uma focaccia gigante. Ainda farei.
Focaccia
(Rende uma focaccia pequena, cerca de 1/2 assadeira média)
200 g de farinha de trigo
1/2 tablete de fermento biológico fresco para pão (7,5 g)
100 ml de água morna
70 ml de azeite
2 colheres de sopa de azeite misturadas com 1 colher de sopa de água morna (bater com um garfo)
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal/
Alecrim seco
Sal grosso (opcional)
Em um copo, dissolva o fermento em 100 ml de água morna - morna, não quente -, junte o açúcar e deixe descansar por 10 a 15 min. Em um recipiente, coloque a farinha, abra um buraco no meio e salpique o sal pelas bordas. Coloque no buraco a mistura de fermento e os 70 ml de azeite, e vá levando a farinha com a colher para o centro, misturando tudo depois. Leve a massa para uma bancada e sove bem, até ficar bem lisa e macia. Nem precisei enfarinhar, não ficou grudenta. Faça uma bola com a massa, corte uma cruz no meio da bola com uma faca, coloque em um recipiente, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar em um local sem corrente de ar. Eu costumo colocar dentro do forno, desligado. Deixei descansando 1 hora. Após esse tempo, sove a massa novamente por 1 min e a coloque em uma assadeira untada com azeite. Vá achatando a massa com as mãos, abrindo com a ponta dos dedos do centro para a borda. Deixei com cerca de 1,5 cm de espessura. Pincele a focaccia com a mistura de azeite e água e deixe descansar por 10 min. Salpique por cima alecrim e sal grosso (não coloquei esse último) e leve ao forno médio pré-aquecido por 15 a 20 min, até dourar.
Focaccia pronta para entrar no forno |
Focaccia, minijoelhos, bolo de milho, bolo de aveia e canela |
Enroladinhos com Rap 10 |
Azeite aromatizado com ervas |
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: focaccia.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
------------------------------------------------------
A receita original do Cucina Artusiana é ESSA (a primeira).
Aqui em casa adoramos isso! beijos,chica
ResponderExcluirEu estou acostumada a comer focaccia bem fininha, quase um cream cracker e ainda não comi dessa mais grossinha. Saber que a massa não fica grudenta é um alento, pois morro de preguiça de abrir massa. Ah, eu não gostei do Rap 10 - não tem gosto de nada :P
ResponderExcluirBoa semana!! Beijus,
Adri,
ResponderExcluirComo que vc conseguiu fazer apenas 1/3 da receita, guria?! 1/3 eu como sozinha...rssss.
Focaccia para mim é um curinga que sempre acabo usando quando não estou muito inspirada. Pode ser para um lanche ou para uma jantinha.
Que bom que vc gostou da receita.
(Olha os Rap10 bombando!!!)
Beijo de alecrim!
Chica, acredita que eu nunca tinha feito? Sei lá o porquê, rs, foi tão simples. Beijos!
ResponderExcluirLuma, acho que é só abrir a massa mais fina que a focaccia fica mais crocante, nessa espessura que recomendei fica bem macia. Apoio dos dois jeitos! Rs. O Rap 10 não tem mesmo gosto de nada, é verdade! Rs. É uma base bem neutra, mas incrementando fica bem gostosinho. As meninas do workshop fizeram até receita doce! Passa depois no blog Cucina Artusiana, tem 1001 ideias para usar o Rap 10 (todas gostosas, eu provei!). Beijo!
Carla, tudo por uns quilos a menos na balança! Acredita que comemos eu e o marido e ainda sobrou? Também porque fiz outros quitutes, mas da próxima vez vou fazer a focaccia completa, muito boa a receita! Beijos!