verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Torta de maçã no palito (pop pie) do Encontro Gourmet

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Torta de maçã no palito (pop pie) do Encontro Gourmet


Já imaginou servir torta no palito, feito pirulito? Foi essa ideia diferente que quis levar para os amigos no Encontro Gourmet e a torta de maçã no palito representou lindamente o Casa, Coisas e Sabores na mesa Encontro de Sabores, um espaço no evento especialmente reservado para os blogueiros que quisessem levar um quitute e apresentar seus sabores "aozamigo". A massa da torta é figurinha fácil aqui no blog (quem nos acompanha até já imagina qual é) e o recheio é muito fácil de se fazer e bem temperado. Entre outros, também entrou muito carinho no tempero, não deixe essa especiaria faltar nunca na sua cozinha (na sua vida!).



A mesa Encontro de Sabores tinha cada coisa mais gostosa que a outra, mas dois itens que me marcaram foram as pinguinhas que comi feito pipoca da Rachel do Na Biroskinha e as trufas - ou bolas de golfe de chocolate - da Alessandra do Pilotando um Fogão, que eram gigantes e deliciosas. Esse espaço foi uma ideia muito legal para que a gente pudesse materializar nossas receitas, em vez de ficarmos apenas aguando as receitas alheias pela tela do computador, o esporte oficial dos blogueiros.


A ideia da torta no palito surgiu depois de uma imagem que vi no Pinterest e depois saí caçando os pop pie pela internet. Acabei usando a receita de massa que uso sempre e improvisando um recheio de maçã. Pelo que me consta, a ideia original é do site Bakerella, referência nos cake pop e que, pelo que tudo indica, também resolveu colocar torta no palito.

Torta de maçã no palito (pop pie)
(Rende cerca de 40 unidades)

Recheio:
4 maçãs pequenas sem casca processadas (ou em pedaços muito pequenos) com suco de 1 limão
2 colheres de café de gengibre em pó
2 pitadas de noz moscada
2 pitadas de canela em pó
6 colheres de sopa rasas de açúcar cristal (ou refinado)
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de licor de chocolate (opcional)

Massa (a mesma DAQUI, com alterações)
1/2 de xícara de manteiga derretida*
5 colheres rasas de sopa de açúcar
2 colheres de café de sal
1 e 1/2 xícara de água morna
1/2 colher de sopa de fermento biológico seco (aquele do envelope)
1 colher de sopa de cachaça
1 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
1 colher de sopa de canela em pó (opcional)

Você vai precisar também de:
1 ovo + 1 colher de sopa de leite batidos para pincelar
Açúcar cristal + canela em pó para polvilhar
Palitos de sorvete

*Você pode usar a mesma quantidade de óleo, fica uma receita sem lactose. Fiz das duas maneiras e achei a textura melhor com manteiga.

Recheio: leve todos os ingredientes ao fogo baixo, mexendo de vez em quando. Após ferver, mexa continuamente por mais alguns minutos. Deixe o recheio bem enxuto e ainda com pedacinhos de maçã. Espere esfriar para usar na tortinha.

Massa: misture em um recipiente a manteiga, o açúcar, o sal e o fermento, até ficar homogêneo. Acrescente a água morna e misture novamente. Coloque a cachaça e vá colocando a farinha aos poucos, mexendo bem (fiz primeiro com uma colher, depois com as mãos). Leve a massa ainda grudenta a uma superfície enfarinhada e amasse até ficar liso e homogêneo, polvilhando um pouco mais de farinha, até não grudar mais. Você pode precisar de mais ou menos farinha que o indicado, o ponto é quando a massa estiver homogênea, lisa e macia. Abra a massa com um rolo de macarrão, deixando com espessura bem fina (menos de 1/2 cm). Estique a massa com o rolo, vire a massa ao contrário e estique de novo, até chegar à espessura desejada. Com um cortador redondo ou com a boca de um copo, corte discos de massa. Meus discos foram de 6 cm, é um bom tamanho para as tortinhas. Risque (sem cortar) metade dos discos de massa em desenho xadrez ou em "X", imitando desenho de torta.

Montagem: em um disco de massa sem desenho, coloque um palito de sorvete bem no meio (ocupando 2/3 da altura do disco) e pressione-o, para que afunde um pouco na massa. Coloque por cima uma colherada do recheio (usei uma colher de chá), fazendo montinho - não exagere -, e cubra com um disco de massa desenhado**. Com um garfo, pressione as bordas da tortinha para fechá-la. Pincele com a mistura de ovo batido e leite e polvilhe com a mistura de açúcar e canela. Coloque em assadeira antiaderente (ou forrada com papel manteiga) e leve ao forno médio-baixo por 15 a 20 minutos, até dourar.

**Nos discos de massa com desenho, que serão a cobertura da tortinha, pressione o centro do disco com os dedos, para formar uma cavidade e acomodar melhor o recheio sem amassá-lo.


Falando muito sinceramente, não sei se essa receita de massa é a ideal para esse tipo de tortinha. Confesso que a massa, bastante elástica, me deu um certo trabalhinho na hora de abrir porque ficava "encolhendo". Mas resolvi fazer com essa massa pelo significado, por ser uma receita que faço muito, por já ter gerado algumas postagens diferentes e ser muito prática e curinga - a cara do blog! Talvez uma massa mais "podre" daquelas próprias para torta, seja mais adequada para a tortinha no palito. Não quis também abusar da manteiga e fiquei com a massa que sempre uso, mais sequinha e macia. No entanto, garanto que com a receita de massa que usei as tortinhas ficaram bem firmes no palito, com a massa podre já não sei o resultado quanto a isso.

Atualização em 10/11/12: sabe um jeito muito prático de fazer essas tortinhas, principalmente se for para festa ou algo assim? Use massa de pastel! Depois leve ao forno do mesmo jeito. Monte já em cima da travessa que vai ao forno, pois a massa de pastel crua é bem mole.


Quer saber tudo o que rolou no Encontro Gourmet? Confira AQUI.

Conheça o site oficial do Encontro Gourmet.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: torta de maçã no palito (pop pie) do Encontro Gourmet.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------------------

ESSA é a receita do pop pie do Bakerella.

6 comentários:

  1. Achei um charme estas tortinhas Adriana!!!
    Com certeza vou testar :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  2. Muito original e gostosa! Falou em doce, mexeu comigo. A apresentação mais que perfeita, com cartãozinho personalizado.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Que lindinhas que ficaram Adri, e infelizmente não provei. Vi essas lindezas, mas com o alvoroço e a ansiedade nem percebi que esse feito era seu. Se eu soubesse teria experimentado, mas com certeza fez o maior sucesso, ficaram extremamente charmosas. Adorei, Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica. Ficaram lindas...
    Se possível dá uma olhada no meu blog. Bjos.

    http://comidasesaboreson.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acabei de fazer.. fiz de maçã conforme a receita e sobrou algumas rodelinhas aproveitei e fiz de goiabada com queijo ficaram todos muito bons.. douradinhos e crocantes.. usei sua massa mesmo e seu recheio.
    Obrigado pois usarei para fins comerciais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcos! Que bom que gostou da receita! Com goiabada e queijo deve ter ficado uma delícia. Sucesso com as tortinhas!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...