verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo mole ou pudim de padaria

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Bolo mole ou pudim de padaria


Muito conhecido no Nordeste, o bolo mole é uma receita muito prática - e gostosa - de um bolo que fica bem diferente. Ele não tem a textura fofa e macia dos outros bolos, fica bem compacto e cremoso, de consistência mais parecida com a de um pudim. Talvez por isso o pessoal aqui do Rio de Janeiro o chame de pudim de padaria (porque "de padaria" já não sei! Mas na padaria sempre tem). Na verdade, não tenho muita certeza se é exatamente a mesma receita com nomes diferentes, de repente o pudim de padaria tenha alguma detalhe que o diferencie do bolo mole. Nomes à parte, a receita a seguir é uma delícia e perfeita, absolutamente perfeita, para acompanhar um café preto. E nem dá trabalho, bolo prático que só. A gente ama.

Encontrei essa receita de bolo mole no blog Saboreando a Vida. Tenho a impressão que minha mãe fazia bolo mole sem leite condensado, mas essa versão com esse ingrediente fica mesmo muito gostosa. Fico devendo a receita sem leite condensado, para dias menos gordos.



As medidas da receita se baseiam na lata do leite condensado, uma medição bem caseira e prática, mas...e se você só tiver o leite condensado em caixa (como foi o meu caso)? Coisas da modernidade. Fiz a conversão aproximada das medidas dos ingredientes medidos na lata de leite condensado para ml e xícara. Além de cozinhar, fiquei fazendo conta. Amo, só que não. Usei as medidas já convertidas para preparar a minha receita e comprovei que os cálculos deram certo, a receita saiu como deveria. Sabe como converter a medida da lata de leite condensado? Já atualizei a Tabela de Medidas com essa informação.


Bolo mole ou pudim de padaria
(Rende 1 bolo pequeno - metade de uma forma de pudim)

2/3 de xícara de leite
100 ml de leite de coco (1/2 garrafinha)
2/3 de xícara de leite condensado (1/2 lata)
2 ovos pequenos
2/3 de xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de açúcar*
1 colher de sopa de manteiga
1/4 de xícara de coco ralado (opcional, não usei)

*Achei que ficou gostoso com essa quantidade, mas se você prefere coisas menos doces pode diminuir a quantidade de açúcar ou até não colocá-lo, pois o leite condensado já é bem doce.

Coloque os todos os ingredientes no liquidificador, na ordem em que aparecem acima (os líquidos vão primeiro), e bata por 1 ou 2 minutos. Coloque essa massa líquida em uma forma untada e enfarinhada, e leve ao forno baixo (180 °C) preaquecido por 50 a 60 min, até que o centro esteja firme. Para desenformar, deixe amornar e passe uma faquinha rente às laterais e ao cone central da forma, depois é só virar no prato.

Fiz metade da receita original. Para um bolo mole do tamanho de uma forma de pudim, dobre a receita dada. Para uma forma de bolo cheia, faça 3 receitas. Não precisa colocar no forno em banho-maria, o bolo mole / pudim de padaria original é assim mesmo, mas nada impede de caramelizar a forma - como se faz com pudim de leite - e assar em banho-maria, vi algumas receitas que eram assim, questão de gosto e do nível de praticidade desejado.

-------------------------------------------------------------------

Colar gourmet do sorteio
SORTEIO ENCERRADO - Não deixe de participar da pesquisa que vai me permitir conhecer melhor quem curte o blog e melhorar esse espaço! Os dados da pesquisa são confidenciais e não serão divulgados ou repassados. Para agradecer a quem dispuser uns poucos minutos para responder a pesquisa, ainda tem o sorteio desse lindo colar gourmet entre os participantes :)

Clique aqui para saber sobre a pesquisa e o sorteio




Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: bolo mole ou pudim de padaria.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------------------------

A receita original do blog Saboreando a Vida é ESSA.

8 comentários:

  1. Olá Adriana. vim conhecer seu blog e fiquei encantada com tudo, Você é muito simpática o que deve ser uma característica dos jornalistas, na minha família tem alguns e são todos assim. Esse bolinho me deu água na boca! Já estou te seguindo e pretendo passar sempre por aqui, ah também respondi ao questionário para participar do sorteio, estou morando na Espanha mas em dezembro retorno para o Brasil. Estou começando um blog e se puder passa lá para conhecer que eu ficaria encantada com sua visita.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Esse bolo é bom demais.Legal a receita!! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Adri, uma amiga de Santos que também é blogueira, fez um curso de confeitaria onde aprendeu a fazer o pudim de padaria. Acho que o dela não leva leite condensado. Quando estiver com ela, vou pedir e te passo.
    Ah, essa receita vou fazer com coco! Adoro coco!!
    Deixei um comentário na postagem anterior, sobre o sarau.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Adri, amei chegar aqui.
    Quantas delicias e esse Bolo mole ou pudim, não importa, cremosinho desse jeito é genial!
    Parabéns as duas meninas fantásticas.
    Bjinhos e ótimo fim de semana. Re

    ResponderExcluir
  5. Oi, Adri,

    Finalmente pude vir te visitar, ontem passamos o dia inteiro sem Internet,
    por causa da queda de um post de eletricidade, que foi derrubado por um raio, rsrs.
    Eu também faço este bolo sem leite condensado. O meu marido é nordestino e lá eles não costumam colocar leite condensado neste bolo.
    Já aqui no sudeste há inúmeas versões deles: pudim de padaria, caçarola italiana e por aí vai, rsrs. Obrigada pela menção ao bloguito, rsrs.

    Beijo, bom feriado e fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Marta, adoro ver gente nova passando por aqui! Obrigada pelas palavras (viu como existe gente simpática fora do jornalismo? Hehe). Caso você ganhe no sorteio, a gente combina de você receber quando estiver por aqui :) E experimente o bolo qualquer dia, vale a pena! Beijos!

    Chica, esse eu posso dizer: comi sozinha, em dois dias! Hehe. Viciante. O pior é que o bolo é tão fácil que corro o risco de querer fazer toda hora :) Beijos!

    Luma, acho que a receita de bolo mole que minha mãe faz também não leva leite condensado (até hoje não perguntei a ela, esqueço!), aí fiquei na dúvida se seria essa a diferença. Depois que falar com sua amiga vem aqui me contar? Vai no coco sem medo, vai ficar ainda mais saboroso e com aquela textura boa que o coco dá :D Beijo!

    Bem-vinda, Regina! Concordo com você, o nome é o que menos importa! Rs. Menina, comi esse bolo feito pipoca. Como ele é puxado no doce, com café preto fica uma delícia! O blog da Marly, aliás, tem essa e muitas outras coisas gostosas. Um beijo!

    Marly, que coisa! O raio foi acertar justo no seu poste, rs. Ainda bem que normalizou, ficar sem luz é bem ruim (e como fica o pessoal que ainda não tem acesso a energia elétrica? Né mole, não...). Já tinha ouvido falar da caçarola italiana também, mas sempre fico na dúvida se os nomes diferentes não implicam em variações na receita, enfim... o toque do leite condensado deixa o bolo ainda mais gostoso :) Eu que te agradeço as ótimas receitas :) Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Esse bolo mole e uma delicia eu já fiz todos gostaram muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dirlene! Que bom que experimentou e veio contar! Fico muito feliz que o bolo mole tenha feito sucesso por aí, é uma receita muito simples e gostosa :) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...