verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Massa básica de pizza

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Massa básica de pizza







Apesar de gostar de fazer pão, nunca antes tinha me metido a fazer massa de pizza, pois achava que era mais complicado, demorado e trabalhoso. Claro que mais rápido que comprar uma massa pronta no supermercado não há, e até então era essa minha escolha. Até então, porque agora sei o que estou perdendo. Ganha-se praticidade - coisa muito bem-vinda por aqui -, mas perde-se a chance de apreciar uma massa de pizza extremamente saborosa, que por si só já está valendo. E quer saber? Foi mais fácil do que pensei e o resultado é uma massa de pizza fresca, perfumada e deliciosa. A receita é basicamente farinha de trigo, água e azeite: mais tradicional, impossível.

No final das contas, a preguiça que tinha de fazer massa de pizza não fez sentido nenhum, pois, como só tem um descanso, fica mais rápido de fazer do que pão - coisa que vira e mexe sai da minha cozinha.  Acho que a questão é que a maioria considera pizza como fast-food, algo que se come quando quer algo rápido. Estou incluída nisso. Considerar a pizza um prato como outro, para se apreciar o sabor, que pode ser caprichado, é outro nível. Nesse outro patamar, uma boa massa é fundamental.


Massa básica de pizza
(Rende um disco de pizza grande)

250 g de farinha de trigo (aproximadamente)
Farinha de trigo para sovar
1/2 colher de chá de açúcar
1 colher de café de sal
1 tablete de fermento biológico fresco (15 g)
1/2 xícara de água morna (aproximadamente)
1 colher de sopa de azeite

Em um recipiente (ou direto na bancada), misture os secos: a farinha de trigo, o açúcar, o sal e o fermento (esfarelado com as mãos). Abra um buraco no meio da mistura dos secos e coloque a água, puxando a mistura seca para o centro, a fim de misturar tudo. Leve a mistura a uma bancada enfarinhada e vá polvilhando mais farinha de trigo na bancada e na massa, até que não esteja mais grudando. Enquanto isso, vá acrescentando o azeite (em duas vezes) na massa e sovando, para agregar o azeite. Sove bem, por uns 10 a 15 minutos. Faça uma bola com a massa e coloque em um recipiente. Feche com filme plástico ou cubra com um pano limpo e deixe descansar por cerca de 1 hora (até dobrar de volume) em um local sem corrente de ar (o forno do fogão - apagado - é perfeito para isso). Após esse tempo, volte a bola de massa para a bancada enfarinhada e abra a massa, com as mãos mesmo, apertando do centro para fora. Assim você vai formar aquela bordinha mais alta, mas, se quiser, pode abrir a massa com um rolo. Besunte o disco com um pouco de molho de tomate e leve para pré-assar em forno médio por uns 5 a 10 minutos, o suficiente para o disco ficar mais firme. Agora, o disco de pizza está pronto para receber uma generosa camada de queijo muçarela e a cobertura que mais gostar :-)


Ressalto que o tamanho da pizza depende muito da espessura em que você vai abrir a massa. Gostamos da massa mais grossinha, com isso essa receita rendeu um disco grande (não família), que deu para duas pessoas comerem bastante.



Estava sem qualquer tipo de queijo em casa. Sem problemas, coloquei direto no disco rodelas de tomate e folhas de sálvia, e, na outra metade, linguiça de frango cozida (é só retirar a "pele"  esmigalhar a carne) e cebola, tudo salpicado com uns cubinhos de Polenguinho.

Atualização: fiz novas fotos da receita de massa de pizza, feita como se deve, com (pouco) queijo. A execução foi do marido e ele optou por abrir a massa mais fina, como rolo. Assim, conseguimos uma pizza grande em formato meio retangular, para se acomodar na forma que tínhamos, e outra pequena que virou uma pizza doce.

A cobertura da pizza salgada foi metade portuguesa (ovo e linguiça calabresa ralados, cebola, pimentão vermelho e azeitona preta) e metade marguerita (tomate e pesto de manjericão).



Para a pizza doce, dispense o queijo e o molho de tomate, e cubra a massa com doce de leite, rodelas de banana e pedaços de chocolate branco.

Você já aprendeu a fazer a massa. Para ter muitas ideias de recheio e outras dicas, indico o livro "Pizza" (AQUI), cuja capa já deixa a gente querendo muito uma redonda. A Capricciosa, oásis da pizza no Rio de Janeiro, também tem um livro (AQUI) com sua história e as receitas da casa adaptadas ao preparo caseiro.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------------------

Acabou ficando com proporções diferentes, mas me baseei nesta receita AQUI de massa de pizza. Ótima, pois receita que você avacalha e dá certo tem que ser boa :-)

Achei AQUI um vídeo bem curtinho mostrando os movimentos que devem ser feitos para sovar massas (da pizza, de pão).

9 comentários:

  1. Adorei! Justamente porque rende 1 unid, aqui em casa, que somos 2, não dá pra ficar fazendo muita massa... vou testar!
    Bjs
    Lívia

    ResponderExcluir
  2. Eu sou vidrada em pizza, mas eu me acostumei com as pizzas de sao paulo e aqui nos eua eu acho as pizzas horriveis, mas ainda nao tinha achado uma receita bacana pra fazer em casa. Nem preciso falar que amei vir aqui e ter esse tesouro neh?!
    Sinto saudades das rodadas de pizza no brasil rssss
    E achei o conteudo muito relevante e que ajuda a todos, botaozinho clicado!
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  3. Boa essa massa hein Dri? Adoro pizzas menina como adoro!!
    E feita em casa gosto mais, elas ficam do jeito que a gente quer, como aqui em casa gostamos de massa fina, fica especial e podemos escolher os recheios. Vou experimentar sua receita. Bjocas ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Adri que delicia sua pizza! HUmmm Adoro "rodelas mágicas" e embora sempre ficamos achando que dá mto trabalho fazer a massa em casa, não dá não.. além do q é rapidinho, dá pra escolher os recheios e inventar...rsrs Adorei!! beijos e ótima semana! Tê

    ResponderExcluir
  5. Oi Adri,
    Eu também adoro pizzas e vivo testando receitas.A sua será a próxima.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  6. Lívia, a quantidade dá uma massa de pizza para dois tranquilamente! Também tenho esse seu "problema", rss. Um beijo!

    Paty, brigadão por recomendar! As pizzas americanas são bem diferentes, né? A gente se acostumou com pizzas mais crocantes e menos gordurosas, aí é difícil largar, rs. Fazer a sua em casa é uma ótima opção! Depois me conta :-) Beijo!

    Josy, amei essa massa. Faço muito pizza em casa com disco comprado pronto, achava que era supercomplicado fazer a massa...que nada! Beijinho!

    Tê, não é mesmo mais simples do que a gente pensa? E eu nunca tinha feito, pode isso? Não pode, rs. Inventar as coberturas é a melhor parte! Beijos!

    Lylia, já vi outras receitas de massa por aí, com ovos e tal. Achei essa bem básica, simples e fica uma gostosura! Experimenta mesmo, e em conta :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga! Que sonho de massa simples e muito fácil de trabalhar adorei também por ser apenas um disco ideal para minha família de 3 pessoas. após assada com o recheio de bauru fico demais . quero agradeço pela receita muito boa. beijão e muito sucesso amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosi! Puxa, que legal que fez sucesso com a sua família! A receita dá um disco de massa na conta para uma família pequena, bom que não sobra e que a gente não come demais, rs. Eu que agradeço sua visita e seu comentário :) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...