Não sei o motivo de nunca ter feito manjar branco. Esse doce tão tradicional é facílimo de fazer, leva ingredientes muito simples e só a calda de ameixa já faz valer a pena. Mas essa não é um receita qualquer, é uma receita infalível da Helena "mãos de fada" Gasparetto, que tem um blog delicioso e ensinou em detalhes como conseguir um manjar delicioso e no ponto certo, sem ficar molenga e sem ficar dura. O resultado é um manjar com calda de ameixa cremoso, mas que não faz feio na hora de desenformar.
A Lena aperece por aqui de novo e não é à toa. As receitas dela são ótimas e infalíveis. Fiz metade da receita e acrescentei o açúcar mascavo à calda. Também descobri que forminhas de silicone para muffins são ótimas para colocar o manjar em pequenas porções individuais. Fica ótimo para servir e desenforma que é uma facilidade. A calda de ameixa do manjar fica incrível e tem um toque que faz a diferença. Além de ser o complemento perfeito para o manjar branco, nada me tira da cabeça que ficaria uma coisa regando um bolo, cobrindo um sorvete...
(Rende seis forminhas de muffins)
Calda
1 xícara de ameixas secas
1 e 1/2 xícara de água
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de açúcar comum
1 colher de sopa de cachaça (ou rum)
Manjar
400 ml de leite
100 ml de leite de coco (1/2 garrafinha)
4 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
3 e 1/2 colheres de sopa de açúcar
Calda: deixe as ameixas de molho na água por cerca de 1 hora. Leve as ameixas com a água ao fogo médio e deixe ferver por uns 10 minutos. Apague o fogo, retire as ameixas (reserve), junte o açúcar e a cachaça, e volte com o líquido ao fogo, por mais 5 minutos. Coloque as ameixas reservadas novamente na panela e deixe ferver, em fogo baixo, até a consistência desejada. Deixei bastante, até a calda ficar mais grossinha. Leve a calda para a geladeira em um pote tampado.
Manjar: dissolva o amido em 1/2 xícara dos 400 ml de leite. Leve o restante do leite mais o leite do coco, o açúcar e o próprio amido dissolvido ao fogo médio. Quando ferver - a esta altura deve estar um creme grosso -, abaixe o fogo e deixe por mais 5 minutos. Coloque o creme em forminhas de silicone (molhadas com água) e leve à geladeira, deixe firmar por cerca de 3-4 horas antes de desenformar.
Na hora de servir, desenforme o manjar e cubra com a calda de ameixas.
Se não tiver forminhas de silicone, você pode colocar o manjar em forma de pudim (vidro ou alumínio) ou em potinhos de vidros, para porções individuais. A forma deve ser molhada com água e, para desenformar, passe uma faquinha rente às laterais. Com forma de silicone, é só dar uns apertõezinhos, sai fácil!
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este

----------------------------------------------------------
A receita original da Helena é ESSA. Assim como a Lena recomendou, as medidas são em colheres-medida ou xícaras-medida, todas rasadas.
Adriana, nunca fiz manjar, mas adoro!!!!!
ResponderExcluirVc tem razão, fiquei imaginando essa calda em um bolo e acho que ficaria perfeita :)
Bjos
Tana
Oi Adri,
ResponderExcluirEu concordo com tudo o que vc falou sobre a Lena.Já fiz várias receitas dela e todas aprovadíssimas. O manjar ainda não experimentei,mas gostei da sua dica de fazer porções individuais.
Bj e bom fim de semana,
Lylia
AI ai Dri adoro manjar de coco, e como cocólatra assumida, um manjar nunca dispenso. Ficou lindo o seu, um belo visual e super tentador... bjocas um ótimo final de semana
ResponderExcluirAdri,
ResponderExcluirQue lindinho, você fez em miniatura!
Deu vontade de comer de novo :-)
Obrigada pelo post, e pelo carinho de sempre!
Beijos
Lena
Tania, eu também nunca tinha feito, essa receita da Lena é ótima, fica uma delícia e é muito fácil, experimenta :-) Tô sonhando com essa calda em um bolo, qualquer dia faço...Beijo!
ResponderExcluirLylia, são ótimas mesmo, eu sou fã :-) Experimente o manjar, é delicioso! As porções pequenas ajudam a controlar a gula, rss. Um beijo!
Josy, adorei o cocólotra, hahaha. Só você mesmo...menina, acredita que até então nunca tinha feito manjar, e eu adoro! Problema resolvido :-) Beijocas!
Lena, as porçõezinhas foram para não comer tudo de uma vez, porque ficou irresistível! Suas receitas "acabam" com a gente, rs. Eu que te agradeço por compartilhar suas delícias, adoro! Beijos :-)
E onde entra a cachaça ou rum?
ResponderExcluirDebora, entra junto com o açúcar. Corrigi na receita, obrigada!
Excluir