verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Manjar branco com calda de ameixa da Lena

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Manjar branco com calda de ameixa da Lena


Não sei o motivo de nunca ter feito manjar branco. Esse doce tão tradicional é facílimo de fazer, leva ingredientes muito simples e só a calda de ameixa já faz valer a pena. Mas essa não é um receita qualquer, é uma receita infalível da Helena "mãos de fada" Gasparetto, que tem um blog delicioso e ensinou em detalhes como conseguir um manjar delicioso e no ponto certo, sem ficar molenga e sem ficar dura. O resultado é um manjar com calda de ameixa cremoso, mas que não faz feio na hora de desenformar.

A Lena aperece por aqui de novo e não é à toa. As receitas dela são ótimas e infalíveis. Fiz metade da receita e acrescentei o açúcar mascavo à calda. Também descobri que forminhas de silicone para muffins são ótimas para colocar o manjar em pequenas porções individuais. Fica ótimo para servir e desenforma que é uma facilidade. A calda de ameixa do manjar fica incrível e tem um toque que faz a diferença. Além de ser o complemento perfeito para o manjar branco, nada me tira da cabeça que ficaria uma coisa regando um bolo, cobrindo um sorvete...

Manjar branco com calda de ameixa da Lena
(Rende seis forminhas de muffins)

Calda
1 xícara de ameixas secas
1 e 1/2 xícara de água
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de açúcar comum
1 colher de sopa de cachaça (ou rum)

Manjar
400 ml de leite
100 ml de leite de coco (1/2 garrafinha)
4 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
3 e 1/2 colheres de sopa de açúcar

Calda: deixe as ameixas de molho na água por cerca de 1 hora. Leve as ameixas com a água ao fogo médio e deixe ferver por uns 10 minutos. Apague o fogo, retire as ameixas (reserve), junte o açúcar e a cachaça, e volte com o líquido ao fogo, por mais 5 minutos. Coloque as ameixas reservadas novamente na panela e deixe ferver, em fogo baixo, até a consistência desejada. Deixei bastante, até a calda ficar mais grossinha. Leve a calda para a geladeira em um pote tampado.
Manjar: dissolva o amido em 1/2 xícara dos 400 ml de leite. Leve o restante do leite mais o leite do coco, o açúcar e o próprio amido dissolvido ao fogo médio. Quando ferver - a esta altura deve estar um creme grosso -, abaixe o fogo e deixe por mais 5 minutos. Coloque o creme em forminhas de silicone (molhadas com água) e leve à geladeira, deixe firmar por cerca de 3-4 horas antes de desenformar.
Na hora de servir, desenforme o manjar e cubra com a calda de ameixas.

Se não tiver forminhas de silicone, você pode colocar o manjar em forma de pudim (vidro ou alumínio) ou em potinhos de vidros, para porções individuais. A forma deve ser molhada com água e, para desenformar, passe uma faquinha rente às laterais. Com forma de silicone, é só dar uns apertõezinhos, sai fácil!

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


----------------------------------------------------------

A receita original da Helena é ESSA. Assim como a Lena recomendou, as medidas são em colheres-medida ou xícaras-medida, todas rasadas.

7 comentários:

  1. Adriana, nunca fiz manjar, mas adoro!!!!!
    Vc tem razão, fiquei imaginando essa calda em um bolo e acho que ficaria perfeita :)
    Bjos
    Tana

    ResponderExcluir
  2. Oi Adri,
    Eu concordo com tudo o que vc falou sobre a Lena.Já fiz várias receitas dela e todas aprovadíssimas. O manjar ainda não experimentei,mas gostei da sua dica de fazer porções individuais.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. AI ai Dri adoro manjar de coco, e como cocólatra assumida, um manjar nunca dispenso. Ficou lindo o seu, um belo visual e super tentador... bjocas um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Adri,

    Que lindinho, você fez em miniatura!

    Deu vontade de comer de novo :-)

    Obrigada pelo post, e pelo carinho de sempre!

    Beijos
    Lena

    ResponderExcluir
  5. Tania, eu também nunca tinha feito, essa receita da Lena é ótima, fica uma delícia e é muito fácil, experimenta :-) Tô sonhando com essa calda em um bolo, qualquer dia faço...Beijo!

    Lylia, são ótimas mesmo, eu sou fã :-) Experimente o manjar, é delicioso! As porções pequenas ajudam a controlar a gula, rss. Um beijo!

    Josy, adorei o cocólotra, hahaha. Só você mesmo...menina, acredita que até então nunca tinha feito manjar, e eu adoro! Problema resolvido :-) Beijocas!

    Lena, as porçõezinhas foram para não comer tudo de uma vez, porque ficou irresistível! Suas receitas "acabam" com a gente, rs. Eu que te agradeço por compartilhar suas delícias, adoro! Beijos :-)

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Debora, entra junto com o açúcar. Corrigi na receita, obrigada!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...