verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bebida para o calor: mate suíço de maracujá

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Bebida para o calor: mate suíço de maracujá


Está calor aí na sua terra? Aqui na Cidade Maravilhosa estamos registrando temperaturas de 40 °C em pleno inverno. Calor combina com Rio de Janeiro, mas também combina com bebidas geladas, um jeito muito gostoso de enfrentar o calor de dentro para fora e garantia de hidratação em períodos de altas temperaturas e baixa umidade. O mate suíço de maracujá é receita de uma famosa lanchonete especializada em mate - acrescida de um leve toque pessoal, senão não seria eu - e é uma bebida leve, refrescante e doce na medida. Enfrentar o calor assim é muito mais gostoso.

A receita do mate suíço de maracujá é do Rei do Mate, uma rede conhecida por ter um sem fim de variações de mate em combinações tanto geladas quanto quentes. É sabido que mate bem gelado é paixão do carioca e poucos dispensam umas gotas de limão na bebida, tradição na praia. Diferente do chimarrão gaúcho, tomado quente (mas não vamos esquecer o tererê, que é gelado) e feito da erva-mate verde, o mate carioca é feito da erva torrada, comprada a granel (em caixa) em qualquer supermercado. Também há a opção dos sachês, mas não recomendo, a infusão feita do mate a granel é bem melhor.


Mate suíço de maracujá
(Rende 1 porção)

200 ml de chá mate gelado*
2 colheres de sopa de suco de maracujá concentrado (ou natural)
2 colheres de sopa de leite condensado
2 ou 3 folhas de hortelã picadinhas

*Para a infusão: esquente 200 ml de água - não pode deixar ferver, quando começara  formar bolinhas, já desligue o fogo - e acrescente 1/2 colher de sopa de erva-mate torrada. Abafe e deixe em infusão por uns 15 min. Coe o chá e leve-o ao freezer para ficar gelado, bem gelado.

>> Para fazer a infusão de mate, usei meu querido infusor. Conhece? Veja que utensílio prático para se fazer chás.

No liquidificador ou no copo do mixer, coloque o chá mate gelado e junte a ele o suco de maracujá, o leite condensado e as folhinhas de hortelã. Bata bem, para ficar bem espumante. Sirva geladíssimo, de preferência em copo que também ficou alguns minutos no freezer.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: bebida para o calor: mate suíço de maracujá.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------

A receita veio DAQUI e provavelmente teve como fonte a divulgação da assessoria de imprensa do Rei do Mate.

Essa postagem não é um publieditorial, citei a lanchonete por livre e espontânea vontade, sem receber nada em troca. Sou consumidora e já lanchei na rede trocentas vezes, assim como gosto muito do Mega Matte também, outra rede do tipo e com preço mais amigo. Um mate com menta é minha salvação em dias de calor na rua :)

7 comentários:

  1. Boa sugestão, Adri!
    O Brasil está quase todo assim, num calor incrível para o final do inverno.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu gosto demais dos mates gelados dessa rede e sempre me perguntei como poderia reproduzí-los em casa!O de abacaxi é meu preferido, creio então que seja apenas substituir a fruta!
    Obrigada por partilhar seu achado!

    ResponderExcluir
  3. Gina, esse calor todo nessa época é bem atípico! Tem que se refrescar por dentro e por fora :) Beijos!

    Cristina, no link onde achei aquela receita (está depois da postagem) tem outra receita que leva abacaxi e xarope de guaraná. Mas a sua ideia de colocar o abacaxi no lugar do maracujá dá um caldo também, deve ficar muito bom! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sou fã de mate gelado, acho a melhor bebida no calor. Adorei essa receita.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beta, somos duas! Essa combinação com maracujá é surpreendente, não deixa de experimentar :) Beijos!

      Excluir
  5. Adoro ir no rei do mate e tomar o cha suiço e o frescão .Que delicia agora vo tentar fazer em casa

    ResponderExcluir
  6. Lucia, esse mate é muito gostoso e refrescante, experimenta mesmo :) Beijos.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...