verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Salmão ao forno com maracujá

segunda-feira, 18 de março de 2013

Salmão ao forno com maracujá






Essa é uma das combinações clássicas para preparar o salmão de uma forma saudável e saborosa. O peixe já é saudável por si só, mas o preparo no forno garante manter essa característica. O suco de maracujá - misturado a outros temperos que deixam a coisa toda ainda mais deliciosa - evita que o salmão fique ressecado, mantendo a umidade do peixe no forno. O tempero pode ser usado em qualquer tipo de peixe e há um toque de sabor que faz toda a diferença. O principal, que prezamos tanto: é uma receita muito fácil de fazer e mesmo quem não tem tanta experiência na cozinha vai conseguir reproduzir. Jantar ou almoço especial, fácil assim? Confira a receita, uma boa pedida para o almoço da Sexta-Feira Santa ou de Páscoa.


A receita é da chef Ana Luna e fiquei bastante interessada pela facilidade do preparo e pela mistura de temperos ao mesmo tempo simples e cheia de sabor. O salmão ao forno com maracujá foi aprovado pela família e o trabalho para preparar foi mínimo. Adoramos. Use também nessa receita outros tipos de peixe, acredito que as espécies de carne mais branquinha e sabor mais delicado - tilápia, badejo - combinam melhor, mas não deixe de usar o peixe que preferir que é difícil não ficar gostoso.


Salmão ao forno com molho de maracujá
(Rende 6 porções)

1 kg de filé de salmão
1/2 xícara de suco de maracujá (usei concentrado, pode ser natural)
1/2 colher de sopa de curry
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
Lemmon pepper*
Sal

*Esse é um tempero pronto, você pode conseguir algo parecido usando raspas de limão e pimenta do reino.

Misture bem o suco de maracujá, o curry, 1 colher de sopa de azeite, a salsinha, a cebolinha, o lemon pepper e o sal em um tigelinha e espalhe esse molho dos dois lados do filé de salmão - o que usei estava com pele embaixo. Deixe o filé em uma assadeira descansando na geladeira. Quanto mais tempo você conseguir deixar é melhor, por aqui ficou uma hora, mas 15 a 20 minutos já são suficientes. Regue o salmão com a colher de sopa de azeite restante, cubra a assadeira com papel alumínio e leve a forno médio preaquecido por 20 a 25 minutos, até o salmão ficar cozido. Ainda retirei o papel alumínio, reguei o peixe com o molho da assadeira e deixei mais 5 minutos no forno. Servi com batatas ao murro, receita que aparecerá em breve aqui no blog.

O curry é o toque de gênio dessa receita, combina demais com o maracujá e deixa o salmão com um sabor bem mais especial. A receita original indica 1 colher de sopa de curry, mas preferi colocar menos e gostei do resultado, pois o sabor não se sobrepôs ao do maracujá.

A receita das batatas ao murro está AQUI.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Salmão ao forno com maracujá.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------------

Vi a receita original, da chef Ana Luna, NESSE vídeo.

5 comentários:

  1. bem, deve ser mesmo uma delicia.. adoro os dois ingredientes principais, o salmão e o maracujá!!
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse prato e receita! Já provei e aprovei!

    beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  3. Adoro salmão e adorei esta ideia, ficou um optimo aspecto

    ResponderExcluir
  4. Gosto imenso de salmão e adorei esta receita.
    Kiss

    ResponderExcluir
  5. Cecilia, essa dupla - salmão e maracujá - é famosa e combina muito! Também adoro :) Beijos!

    Chica, que bom que provou e aprovou! Da próxima vez, vê se me chama, hein :) Beijos.

    Marisa, o sabor fica maravilhoso, delicado, fresco...peixe com maracujá é tudo de bom :) Beijos!

    Susy, também gosto muito, é um peixe tão gostoso que só com sal e pimenta já fica muito bom! Beijos.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...