Receita de sobremesa fácil e de efeito seria uma boa descrição para a marinada de castanhas com baba de moça. Para servir em miniporções, também é uma sobremesa diferente que vai surpreender seus convidados. Nessa sugestão para servir - dentro da casca de ovo -, é uma boa ideia para o almoço de Páscoa. O "trabalho" maior é preparo da baba de moça, que também vamos mostrar como se faz, mas que você pode fazer em quantidade maior e congelar por até 3 meses, deixando sempre à mão quando precisar. É incrível como os sabores da marinada de castanhas com baba de moça combinam e completam-se. Sabe aquela sobremesa perfeita para quem não gosta de nada superdoce? É essa.
Bolei essa receita para participar de um concurso e fiquei surpresa comigo mesma: não é muito a minha cara essas sobremesas "minimalistas", geralmente faço receitas doces para muita gente e uma travessona de pavê é mais a minha vibe. Mas queria mesmo algo pequeno, simples e que, apesar disso, tivesse uma complexidade bacana de sabores. Fim do papo gastrochato, quem acompanha o blog sabe que não tenho a menor pretensão de alta gastronomia. Come-se, se está gostoso, é o que importa. Ah, não ganhei o concurso (Jovem Chef), mas ficou gostoso e é isso que importa
Marinada de castanhas com baba de moça
(Rende 2 miniporções)
Marinada
2 colheres de sopa de cada: castanha do pará, castanha de caju e nozes, picadas grosseiramente
Suco de 1 laranja
3 cravos-da-índia
2 colheres de sobremesa de cachaça
1 colher de chá de raspas de laranja
Baba de moça
1/2 xícara de açúcar cristal
1/4 de xícara de água
1/4 de garrafa de leite de coco (50 ml)
2 gemas peneiradas
1 colher de café rasa de amido de milho
Marinada: misture as castanhas com todos os outros ingredientes e deixe marinando por cerca de 20 min (se necessário, acrescente água até cobrir as castanhas, vai depender se a laranja tem mais ou menos suco). Escorra, retire os cravos e reserve as castanhas.
Baba de moça: misture o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo, até formar uma calda em ponto de fio forte*. Deixe esfriar. Em outro recipiente, misture o leite de coco, o amido e as gemas com um fouet, despeje essa mistura na calda de açúcar fria e leve ao fogo baixo até engrossar, sem deixar ferver e mexendo sempre com o fouet.
Montagem: coloque algumas colheradas de baba de moça sobre as castanhas em miniporções e sirva.
*Ponto de fio forte: ao derramar a calda com uma colher, ela formará um fio ininterrupto, mais consistente. A calda não chega a pegar cor e ficar amarronzada, fica quase transparente
A quantidade de baba de moça dá para as duas miniporções e chega a sobrar. Você pode servir as miniporções já regadas com a baba de moça e o que restou pode ir em um potinho à parte, para a pessoa ir acrescentando enquanto come a sobremesa. Não gosta de baba de moça? Penso que pode ser uma opção servir com uma ganache de chocolate amargo rala, mas o efeito de sabor já será totalmente outro.
Como está na foto, a dica é servir nas cascas dos ovos dos quais você usou as gemas. Quebre a casca no topo, com cuidado, para retirar o conteúdo (posteriormente separe a gema que usará na receita da clara). Lave bem a casca com detergente, enxague e deixe secar naturalmente. Feito isso, é só rechear com a sobremesa.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: marinada de castanhas com baba de moça.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
---------------------------------------------------------------
A receita da baba de moça é da revista Coleção União - Receitas de sucesso: Confeitaria básica 2.
Adorei a dica e a apresnetação, kiss
ResponderExcluirSusana
Parece ficar tão bommmmmmmmmmmmm...que maravilha!!
ResponderExcluirBeijinho
Puxa! Fiquei com água na boca!!!Delícia!!! beijos,chica
ResponderExcluirHummmmmm que delícia Adriana, as frutas marinadas devem ficar deliciosas com a baba de moça. A apresentação está impecável como sempre!!!
ResponderExcluirBjuss!!!
Meninas, que bom que gostaram, obrigada! É uma receita simples, mas que pode ser apresentada de um jeito diferente e bonito :) Beijos!
ResponderExcluir