verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Marinada de castanhas com baba de moça

quarta-feira, 13 de março de 2013

Marinada de castanhas com baba de moça






Receita de sobremesa fácil e de efeito seria uma boa descrição para a marinada de castanhas com baba de moça. Para servir em miniporções, também é uma sobremesa diferente que vai surpreender seus convidados. Nessa sugestão para servir - dentro da casca de ovo -, é uma boa ideia para o almoço de Páscoa. O "trabalho" maior é preparo da baba de moça, que também vamos mostrar como se faz, mas que você pode fazer em quantidade maior e congelar por até 3 meses, deixando sempre à mão quando precisar. É incrível como os sabores da marinada de castanhas com baba de moça combinam e completam-se. Sabe aquela sobremesa perfeita para quem não gosta de nada superdoce? É essa.

Bolei essa receita para participar de um concurso e fiquei surpresa comigo mesma: não é muito a minha cara essas sobremesas "minimalistas", geralmente faço receitas doces para muita gente e uma travessona de pavê é mais a minha vibe. Mas queria mesmo algo pequeno, simples e que, apesar disso, tivesse uma complexidade bacana de sabores. Fim do papo gastrochato, quem acompanha o blog sabe que não tenho a menor pretensão de alta gastronomia. Come-se, se está gostoso, é o que importa. Ah, não ganhei o concurso (Jovem Chef), mas ficou gostoso e é isso que importa ah, aquelas Creusas na minha cozinha!

Marinada de castanhas com baba de moça
(Rende 2 miniporções)

Marinada
2 colheres de sopa de cada: castanha do pará, castanha de caju e nozes, picadas grosseiramente
Suco de 1 laranja
3 cravos-da-índia
2 colheres de sobremesa de cachaça
1 colher de chá de raspas de laranja

Baba de moça
1/2 xícara de açúcar cristal
1/4 de xícara de água
1/4 de garrafa de leite de coco (50 ml)
2 gemas peneiradas
1 colher de café rasa de amido de milho

Marinada: misture as castanhas com todos os outros ingredientes e deixe marinando por cerca de 20 min (se necessário, acrescente água até cobrir as castanhas, vai depender se a laranja tem mais ou menos suco). Escorra, retire os cravos e reserve as castanhas.
Baba de moça: misture o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo, até formar uma calda em ponto de fio forte*. Deixe esfriar. Em outro recipiente, misture o leite de coco, o amido e as gemas com um fouet, despeje essa mistura na calda de açúcar fria e leve ao fogo baixo até engrossar, sem deixar ferver e mexendo sempre com o fouet.
Montagem: coloque algumas colheradas de baba de moça sobre as castanhas em miniporções e sirva.

*Ponto de fio forte: ao derramar a calda com uma colher, ela formará um fio ininterrupto, mais consistente. A calda não chega a pegar cor e ficar amarronzada, fica quase transparente



A quantidade de baba de moça dá para as duas miniporções e chega a sobrar. Você pode servir as miniporções já regadas com a baba de moça e o que restou pode ir em um potinho à parte, para a pessoa ir acrescentando enquanto come a sobremesa. Não gosta de baba de moça? Penso que pode ser uma opção servir com uma ganache de chocolate amargo rala, mas o efeito de sabor já será totalmente outro.

Como está na foto, a dica é servir nas cascas dos ovos dos quais você usou as gemas. Quebre a casca no topo, com cuidado, para retirar o conteúdo (posteriormente separe a gema que usará na receita da clara). Lave bem a casca com detergente, enxague e deixe secar naturalmente. Feito isso, é só rechear com a sobremesa.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: marinada de castanhas com baba de moça.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------------------------

A receita da baba de moça é da revista Coleção União - Receitas de sucesso: Confeitaria básica 2.

5 comentários:

  1. Adorei a dica e a apresnetação, kiss
    Susana

    ResponderExcluir
  2. Parece ficar tão bommmmmmmmmmmmm...que maravilha!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Puxa! Fiquei com água na boca!!!Delícia!!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Hummmmmm que delícia Adriana, as frutas marinadas devem ficar deliciosas com a baba de moça. A apresentação está impecável como sempre!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  5. Meninas, que bom que gostaram, obrigada! É uma receita simples, mas que pode ser apresentada de um jeito diferente e bonito :) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...