Difícil encontrar alguém que não goste de quiche, até porque, partindo da famosa quiche lorraine, tem sabores para todos os gostos. Opção certeira para o lanche, também é ótimo para uma refeição leve, acompanhado de salada verde. O quiche de peito de peru com espinafre ainda tem um visual lindo e, apesar de ser feito em duas etapas, é uma receita prática e rápida. A receita é pequena, ideal para dois ou três comerem satisfeitos, mas nada impede de você aumentá-la e fazer a alegria de mais gente.
A massa desse (ou dessa, tanto faz) quiche veio da receita do quiche lorraine do Olivier Anquier e rende horrores. Fiz 1/5 da receita e, além do quiche da foto, ainda fiz sete bases em forminhas menores. Ou seja: compense o mínimo de trabalho que terá com a massa economizando tempo depois, já que ficará com algumas bases prontas para receber cremes etc. A base do recheio foi dica da professora de um curso de culinária que fiz, com poucos e bons ingredientes e bem gostosa, na qual você pode acrescentar os sabores que quiser para seu quiche.
Quiche de peito de peru com espinafre
(Rende uma forma canelada de torta de 17 x 2 cm)
Massa
1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
4 colheres de sopa de manteiga (80 g) gelada em cubos
1/4 de xícara de leite
1 pitada de sal
Recheio
1 caixa de creme de leite
1 ovo
2 colheres de sopa cheias de queijo parmesão
Uma pitada de noz moscada
Para a montagem
1/2 xícara de espinafre cru picado
5 fatias de peito de peru cortado em tiras
Massa: em um recipiente, misture a farinha de trigo com o sal e acrescente a manteiga, misturando tudo com a ponta dos dedos, até formar uma farofa. Junte o leite e misture com as mãos, até ficar homogêneo. Faça uma bola com a massa, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 min. Após o tempo de geladeira, abra a massa em uma forma de torta de fundo falso - para desenformar bonito -, apertando bem, principalmente na junção com as laterais, para a massa ficar fina. Retire as sobras e leve a massa ao forno médio por 10 a 15 min, para pré-assar. Reserve, deixando esfriar um pouco.
Recheio: em um recipiente, misture bem todos os ingredientes com um fouet. Reserve.
Montagem: espalhe o espinafre picado no fundo da massa, cubra com o creme do recheio e afunde nele rolinhos feitos com as tiras do peito de peru - paciência nessa hora, se for pouca, jogue o peito de peru picado por cima. Leve a forno baixo preaquecido por 30 a 40 minutos, até o recheio ficar firme.
Se eu tivesse feito metade da receita da massa indicada acima teria dado para forrar a forma tranquilamente. Deixei a receita nas quantidades que fiz porque recomendo vivamente aproveitar a massa que sobra para forrar forminhas de empada ou de pão de mel (as que usei) e levar para assar completamente, até ficarem douradas. Bases totalmente frias, coloque em um saquinho de congelamento, retire o ar e leve ao freezer por até três meses. Para usar, esquente as bases em forno baixo e recheie com cremes (feitos previamente no fogão - de espinafre, de camarão etc.), salpicão frio, patês...
--------------------------------------------------------------------------------------------
A Doceria Casa, Coisas e Sabores está de cara nova e com lançamentos para a Páscoa! Confira o novo visual do site e as opções bonitas e gostosas para você presentear na Páscoa.
Kits de Páscoa: cestinha com potes e baú com potes e marmitas |
A linha palha italiana com decoração de Páscoa |
Palha italiana cremosa de chocolate branco com gengibre |
Contato para informações, encomendas etc.: loja@casacoisasesabores.com.br
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
---------------------------------------------------------------------
A receita de quiche lorraine do Olivier da qual retirei a massa é ESSA.
Quanta coisinha linda!!! Beijos,tudo de bom, ótimo fds! chica
ResponderExcluirChica, obrigada, querida! Uma ótima semana para você :) Beijos!
ResponderExcluirHummm...que aspeto de babar...maravilhosa!! Adoro estas tartes ficou perfeita! Beijinho e Feliz Dia da Mulher!
ResponderExcluirSandra, esse quiche pode se transformar em vários outros, de sabores diferentes :) Obrigada pela visita e pelos parabéns, que esse nosso dia seja todo dia :) Beijos!
ResponderExcluir