verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Tapioca com massa enriquecida

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Tapioca com massa enriquecida






Figurinha fácil no Nordeste, a tapioca já foi descoberta no Sudeste - pelo menos no Rio de Janeiro - há um bom tempo. Cena comum ver um mundo de gente ao redor das barraquinhas que vendem a iguaria, geralmente com recheio variado e generoso. Mais recentemente, a tapioca está fazendo sucesso como opção sem glúten para substituir o pão no café da manhã ou no lanche. Quentinha e gostosa, a brasileiríssima tapioca pode ficar leve se os recheios mirabolantes forem deixados de lado, pois a massa em si não é hipercalórica. Melhor ainda se a massa for enriquecida com um alimento cheio de benefícios. E tudo feito em casa, sem complicações. Veja como enriquecer sua massa de tapioca e como prepará-la em casa, com todos os detalhes para não ter erro.

A tapioca pode fazer parte de uma alimentação saudável. Para deixá-la mais nutritiva, o ideal é investir em legumes e frutas para acompanhá-la. E ainda é curinga: dá para usá-la com recheios doces e salgados, montar como "wrap" ou "crepe", servir no café da manhã, no almoço e no jantar. Para enriquecer a massa, a sugestão é a farinha de linhaça, que não altera em quase nada o sabor da tapioca e agrega fibras, ômega 3 e outros nutrientes.

Tapioca com massa enriquecida
(Rende 3 tapiocas finas)*

250 g de massa de tapioca pronta**
3 colheres de sobremesa rasas de farinha de linhaça (usei a dourada)
1/2 colher de café de sal
Sugestão de recheio: banana em rodelas e mel

*Recomenda-se 100 g de massa para cada tapioca, mas gosto dela mais fininha e crocante, então coloco um pouco menos.
**Já se encontra nos supermercados massa pronta para o preparo de tapioca. Feiras que vendem artigos nordestinos também costumam ter. No Rio de Janeiro, consigo comprar a massa industrializada nos principais supermercados, mas também é batata de se achar na Feira de São Cristóvão.

Peneire a massa de tapioca pronta antes de usar. A quantidade indicada é de 1/2 pacote (encontro no supermercado em pacotes de 500 g). Misture o sal e a farinha de linhaça na tapioca já peneirada. Em uma frigideira antiaderente - com a camada antiaderente tinindo! - em fogo baixo (deixe a frigideira esquentar pouca coisa antes da primeira tapioca), espalhe a massa às colheradas, cobrindo todo o fundo. Não demore nesse processo e vá logo espalhando a massa e nivelando com a colher. Há quem prefira peneirar a massa dentro da frigideira, assim fica mais uniforme, mas a sujeira no seu fogão é federal. Fica a gosto do freguês. Quando as bordas da tapioca começarem a virar ligeiramente para cima, coisa de 1 min depois, é hora de virar. Faça isso com uma espátula e com cuidado para não quebrar. Deixe cerca de 1 min do outro lado. Tapiocas prontas? Recheie com banana e mel, ou sirva quente apenas com manteiga que já é bom demais.

Costumava comprar uma massa de tapioca muito boa, fabricada na Paraíba. Da última vez, peguei uma de fabricação local, carioca, e não gostei muito. As vendidas nas feiras, feitas artesanalmente, costumam ser muito boas também.

--------------------------------------------------------------

Conheça as novidades da Doceria Casa, Coisas e Sabores para presentear no Natal! Tem produtos de palha italiana com chocolate 70% cacau, minipanetone de brownie, palha italiana mousse, entre outros lançamentos. Escolha também os itens que preferir entre os produtos da Doceria e monte um presente personalizado.

Informações e encomendas: loja@casacoisasesabores.com.br




Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Tapioca com massa enriquecida.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. Por aqui é comum massa de tapioca de boa qualidade, as tradicionais tapiocas antes servida só com coco e manteiga ou quase isso deu lugar a um mix de recheios doces e salgados.Novidade para mim essa sua sugestão de acrescentar a linhaça que deixou a mesma mais enriquecida.

    ResponderExcluir
  2. Humm adoro tapioca Adri, e com banana é muito bom. Amiga quero deixar meus votos de um Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo, repleto de paz, saúde, realizações, e alegrias junto aos seus familiares. Que 2014 seja magnifico para todos nós. Beijinhos. Até 2014.

    ResponderExcluir
  3. Teresa, sabe que prefiro a tapioca mais simples? Só quentinha com manteiga, no máximo com geleia ou frutas, para mim é a melhor! Beijos!

    Josy, obrigada, querida! Espero que seu Natal tenha sido maravilhoso e que 2014 seja muita paz e conquistas :) Beijoca!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...