verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo integral de frutas

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Bolo integral de frutas


Dezembro já começou e já ficamos de olho em receitas que podem estar na mesa do Natal ou do Ano Novo. Esse bolo integral de frutas é uma versão curinga para o final de ano: você pode prepará-lo despretensiosamente para o café da manhã ou lanche - é integral, perfumado e úmido - ou servir o bolo de frutas vestido para a festa. Com a decoração que propomos, fica a cara do Natal. O bolo integral de frutas leva ingredientes bastante aromáticos e pode ser adaptado para usar o que você tiver/gostar. O segredo? Muita, mas muita, fruta na massa, que dão umidade e sabor.


Bolo integral de frutas
(Rende 1 forma de bolo inglês)

1 ovo
1/3 de xícara de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de farelo de trigo
1/3 de xícara de leite
1 colher de sopa de mel
1 pitada de canela em pó
3 colheres de sopa de suco de laranja*
1/2 colher de sopa de fermento químico para bolos
4 bananas pequenas picadas
2 maçãs pequenas picadas (sem casca)
1 colher de chá de raspas de limão
2 colheres de sopa de uva-passa (usei a branca)
2 colheres de sopa de castanha de caju picada

*Peguei uma laranja seca que só me rendeu isso. Na hora de espremer sua laranja, veja a quantidade de líquido e, se necessário, reduza a quantidade de leite.

Bata bem o ovo e o açúcar - bati à mão, mas essa parte pode ser na batedeira. Acrescente a manteiga e
bata novamente. Junte a farinha de trigo, o farelo, o mel, a canela, o leite e o suco de laranja, misture. Coloque o fermento e misture apenas para fica homogêneo. Nessa massa, que não deve ficar muito consistente nem muito líquida (use medidores e siga as quantidades), acrescente a banana, a maçã, as raspas de limão, as uvas-passas, a castanha e misture apenas para que a massa envolva os pedaços. Coloque em forma untada e enfarinhada e leve a forno médio-baixo por 20 a 30 min. Para servir, corte o bolo frio em quadrados e empilhe em um prato, disponha frutas vermelhas frescas (a sugestão é morango), salpique mais castanha de caju ou amêndoas e polvilhe açúcar de confeiteiro.




Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo integral de frutas.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...