verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Receitas de festa junina: bolo de fubá com doce de leite

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Receitas de festa junina: bolo de fubá com doce de leite


Bolo de fubá já é uma delícia? Sim, sem dúvida, mas com doce de leite fica muito melhor! E nada daqueles bolos de fubá extremamente secos. Esse fica úmido - na medida do possível, pois é um bolo que fica mais sequinho mesmo. Ótima pedida para acompanhar o café ou mesmo o quentão/vinho quente da festa junina. Hoje é Dia de São João e o Casa, Coisas e Sabores traz esse clássico bolo junino, além de outras receitas que vão fazer sucesso na sua festa junina. A quadrilha e as brincadeiras são por sua conta, ok? Anarriê!



As festas juninas justamente recebem esse nome porque são em comemoração aos santos que têm seu dia em junho: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho), mas encontramos os festejos durante todo o mês - que o digam Caruaru e Campina Grande, famosas pelas festas juninas grandiosas que duram o mês inteiro - e ainda entrando em julho e quiçá agosto. Ainda bem! Segundo os historiadores, as festas juninas foram trazidas pelos portugueses e, aos elementos europeus (dança) e chineses (fogos), juntaram-se as contribuições africanas e indígenas. Resultado: uma comemoração rica, divertida e gostosa <3 div="">

Bolo de fubá com doce de leite
(Rende um bolo pequeno, em forma de pudim)

2 ovos
3/4 de xícara de óleo
1 xícara de leite
1 e 1/3 de xícara de açúcar
1 xícara cheia de fubá
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico para bolo
200 g de doce de leite em tablete (em cubos grandes)
Óleo e farinha de trigo para a forma
Açúcar com canela para polvilhar

Confira dicas e truques para bolos perfeitos

No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, o leite, o açúcar, o fubá e a farinha de trigo, nessa ordem, e bata até ficar bem homogêneo. Se necessário, pare de bater, limpe as laterais do copo do liquidificador com uma colher, e continue a bater depois. Junte o fermento e misture bem com a colher, sem bater. Polvilhe farinha de trigo sobre os cubos de doce de leite, deixe-os bem enfarinhados. Unte uma forma com óleo e enfarinhe, coloque metade da massa do bolo, espalhe os cubos de doce de leite e acrescente por cima o restante da massa. Leve a forno médio-baixo (180 ºC) preaquecido por cerca de 40 min. O tempo de forno é importante para não ressecar o bolo, a partir de 20 min, vá checando com um palito de dente e ajustando a temperatura do forno de acordo com o resultado. Assim que o palito sair seco, já desligue o forno. Polvilhe açúcar com canela no bolo ainda morno.


No lugar do doce de leite, você pode cortar pedaços de goiabada de corte e usar no lugar, essa é uma opção mais tradicional de bolo de fubá e igualmente gostosa. Mas preciso recomendar fortemente o doce de leite, porque, olha...fica bom demais! Se for comer o bolo quente, cuidado com o bico: o doce de leite sai pelando do forno. Experiência própria de queimar a boca.

Veja mais receitas para sua festa junina:

Polenta doce de maracujá
Enroladinho caipira
Doce de abóbora com laranja e gengibre
Cuscuz paulista (de panela)
Creme de sagu com geleia de gengibre
Bolo mole de abóbora
Bolo de rapadura

Você achava mesmo que a gente deixaria você na mão na hora das brincadeiras? Jamais. Aqui o serviço é completo, porque a gente quer muito que você faça sua festa junina, nem que seja na sua sala e apenas para sua família. Confira AQUI opções de brincadeiras para animar seu arraiá.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: receitas de festa junina: bolo de fubá com doce de leite.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------------------------------

A receita original é da Revista Malu.

8 comentários:

  1. Dri que tortura chinesa miga. Adoro bolo de fubá, com recheio de doce de leite já é covardia com a véia aqui kkkk. Adorei a receita. Ficou tentador aiaiaiaia. Bejocas, ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Eu amo bolo de fubá!
    Bem coisa que me lembra minha terra =}
    Com doce de leite é um judiação!
    Um bejim!

    ResponderExcluir
  3. oi Dri,Bolo de Fubá e tudo de bom bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Adri
    Ando com vontade de comer um bolo de fubá e vc me apresenta um com delícia dobrada... Meu Deus!!! Nunca comi assim... só com goiabada...
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Mais um ingrediente para incrementar o bolinho de fubá tão querido!
    O único inconveniente é que peguei alguns resultados de exames e não gostei muito do que vi...rs! Tenho que fechar minha boca, amiga.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Hummmm vou fazer e volto pra contar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, por favor, faça, coma um pedação por mim e volte pra contar o que achou :) Beijos!

      Excluir
  7. Oieeeee! Fiz e achei a melhor receita de bolo de fubá que já comi na vida! Bem umido e macio. Não usei o doce de leite, mas coloquei erva doce e polvilhei coco ralado seco antes de assar. Ficou perfeito! Amei! Obrigada pela receita. Beijinhos.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...