verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Como cozinhar macarrão do jeito correto

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Como cozinhar macarrão do jeito correto

Fazer macarrão é muito fácil, certo? Claro que sim, mas, para aquele resultado totalmente excelente, há alguns macetes a se observar durante o preparo. Os pratos de massa são práticos, versáteis, agradam a 99,83% da população e podem se tornar refinados de acordo com os ingredientes. E um macarrão grudento, molenga, unido aos montes etc. não faz parte da brincadeira. Veja como cozinhar o macarrão da maneira correta, com algumas regrinhas de ouro para a massa perfeita.


Aproveito a deixa para confirmar: não estamos mais colocando a seção "dicas de fim de semana" aos sábados ou domingos. Puxo esse assunto porque a postagem de hoje é algo que normalmente estaria nesta seção, que buscava compartilhar, em "pílulas", de forma breve, dicas e truques de cozinha e para o lar no geral. O motivo simples e verdadeiro é a falta de tempo, pois com muito esforço ando conseguindo manter as postagens durante a semana, a postagem extra não está dando. Não quer dizer que ela não volte algum dia, mas confesso que colocar esporadicamente, ao sabor do vento, não me agrada. Quando eu ganhar na mega sena vou ficar com 100% do tempo livre para blogar.

Regra de ouro do macarrão



Vamos falar de números, mas muito pouco, porque por aqui não somos amigos deles. Um ser humano médio consome 100 g de macarrão para fazer uma refeição. Essa é uma estimativa, você conhece melhor do que ninguém seu eleitorado, mas, no geral, 1 porção equivale a 100 g de massa seca.

Para cada 100 g de massa que você for cozinhar, precisará colocar 1 litro de água para ferver. Então, para um pacote inteiro de macarrão, que geralmente tem 500 g, você precisará ferver 5 litros de água. Faço isso? Não. Mas deveria, então preciso mostrar o certo porque o objetivo aqui é sair com uma massa cozida perfeitamente.

Só para ver se você ficou ligado: um pacote de macarrão serve...5 porções, para 5 pessoas que não comam de forma monstrenga. Isso é uma estimativa, repito.

Ferve na água com o quê?

O macarrão é cozido em água e sal. E só. Qualquer coisa a mais vira sopa, capisce? Não se recomenda o óleo, pois depois o macarrão fica "escorregadio" e o molho não adere bem. Para o macarrão não grudar um no outro, o segredo é usar a quantidade de água adequada. Fogo alto e, quando a água estiver fervendo, junte 1/2 colher de chá de sal por litro de água e só então coloque a massa. Dê uma mexidinha inicial, uma segunda mexidinha - com garfo - quando a massa começar a se soltar e não mexa mais, deixe lá.

Tempo, tempo, tempo

Essa é a dúvida das dúvidas. Dica: na embalagem do macarrão, costuma vir o tempo recomendado para cozinhar 100 g ou o pacote inteiro. Se você for cozinhar mais ou menos massa, precisa ficar de olho, e o tempo não é proporcional ao peso. Ou seja: se precisa de 5 min para cozinhar 100 g, não quer dizer que, para 200 g tem que deixar por 10 minutos. Na verdade, nem há tanta diferença no tempo para diferenças pequenas na quantidade de massa. O macete é ficar de olho no macarrão com uma margem de segurança no tempo. Se você precisa de 5 minutos para cozinhar 100 g e colocou 300 g, a partir dos tais 5 minutos vá provando a massa. O ponto é quando ela estiver al dente: ainda firme, porém não dura, ruim ao mastigar. Se você partir a massa, verá que o meio dela está com um pontinho amarelo mais escuro, mas ainda acho que o "teste do mastiga" é o melhor.

Com banho ou sem banho?

A recomendação é não "enxaguar" a massa debaixo da torneira. Normalmente, antes de cozinhar a massa, preparo o molho. Então, quando a massa está cozida, já passo o macarrão, com a ajuda de uma escumadeira, da panela da fervura para a panela do molho. Simples assim. No caso de quantidades maiores de massa, esse procedimento é complicado e você pode jogar o macarrão no escorredor, dentro da pia e sem banho, e de lá passá-lo para a panela do molho e direto para a mesa. Mas vai que você está cozinhando a massa para fazer uma salada ou só vai misturá-la com o molho depois? Nesses casos, o banho de água fria se justifica, porque esfria a massa e interrompe seu cozimento. Nessa situação, também é bom jogar um fio de azeite na massa cozida, para evitar que grude.

Acessórios

A espagueteira - uma panela que vem com um escorredor acoplado - é ideal para cozinhar o macarrão, mas é um trambolho. Acabo usando a minha como um caldeirão quando preciso de uma panela maior. Uma panela grande e um escorredor de macarrão avulso (o meu também serve de escorredor de arroz) funcionam. Há também um apetrecho que serve para medir as porções de espaguete seco (veja AQUI). Esse não tenho, meço "no olho".

Depois de tanta teoria, é hora da prática! Escolha uma de nossas receitas de massa e aplique as dicas para um macarrão perfeito :)


Macarronada


Macarrão com molho de calabresa picante
Mignonette ao limão
Macarronada
Rigatoni com tomate seco
Veja aqui todas as nossas receitas de massa...divirta-se!

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Como cozinhar macarrão do jeito correto.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------------

Primeira imagem: sxc.hu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...