verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Enroladinho caipira (vegetariano)

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Enroladinho caipira (vegetariano)






Boa opção para o lanche do final de semana (ou de qualquer dia da semana), para festinhas ou mesmo uma sugestão diferente para as festas juninas da família - receitas salgadas com jeito caipira são bem-vindas no "mar" de doces dessas festas. O enroladinho caipira foi preparado na versão vegetariana para ninguém ficar de fora. Tem ingredientes bem caseiros, massa fofinha e recheio cremoso. É difícil resistir a esses enroladinhos. Quer uma boa desculpa para prepará-los? Anarriê!


Enroladinho caipira (vegetariano)
(Rende 15 unidades médias)

Veja nossa tabela de medidas

Massa
1 e 1/3 de xícara de leite
1 pacote de fermento biológico seco (10 g)
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de açúcar
1 ovo
Cerca de 4 xícaras de farinha de trigo
1 colher de café de sal
Pimenta do reino

Recheio
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de cebola picada
1 e 1/2 tomate picado (pode ser 1 grande)
1 lata de milho (sem a água)
1 colher de sopa de salsinha picada
Sal
Páprica doce
1/2 caixa de creme de leite (100 g)

1/2 xícara de queijo parmesão
Gema para pincelar

Massa: misture o fermento no leite morno, acrescente o óleo, o ovo, o sal e o açúcar, misture. Vá colocando a farinha de trigo aos poucos, primeiro misturando com uma colher e depois misturando com as mãos, pode ser que você precise de mais ou menos farinha que o indicado. O resultado deve ser uma massa macia e que não grude, a receita indica que a massa seja trabalhada por 5 minutos. Faça uma bola de massa e coloque em recipiente com pano de prato limpo ou filme plástico por cima, deixando descansar até dobrar de volume, cerca de 30 min. Enquanto isso, prepare o recheio.
Recheio: em uma panela ao fogo, refogue a cebola no azeite, junto o tomate, o milho e salsinha, tempere com sal e páprica, refogue por uns 5 min. Apague o fogo e misture o creme de leite. Deixe esfriar.
Montagem: abra a massa com rolo enfarinhado, em superfície também enfarinhada, em formato de retângulo e com espessura de cerca de 0,5 cm (não deixe muito fino). Espalhe o recheio por cima, deixando as bordas livres, e salpique o parmesão. Enrole como rocambole e, com faca lisa, corte fatias. Acomode as fatias em assadeira untada e leve ao forno médio-alto (200º C) preaquecido por cerca de 30 minutos.

Era para usar fermento biológico fresco, como eu não tinha fui no seco. Acabei seguindo o modo de preparo da receita, mas o fermento seco nem precisa ser misturado em líquido morno pra começar a fermentar. A receita original do enroladinho caipira é da Nestlé, por isso há a indicação de usar o tempero pronto Fondor tanto na massa quanto no recheio. Assim, não precisa colocar nem sal, fique à vontade para usar esse ou outro tempero pronto. Aos mineiros que têm sempre um pote de tempero caseiro pronto na geladeira, usem esse! O sabor caseirinho ficará campeão. Originalmente, a receita também leva frango desfiado (400 g bastam), se quiser, pode acrescentar (mas a receita deixa de ser vegetariana).

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: enroladinho caipira (vegetariano).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

4 comentários:

  1. Estou pra fazer essa receita faz tempo, deve ser maravilhosa. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Essa receita é daquelas que nos serve sempre. Ótima! beijos,lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  3. Hummmmm!!!
    Receitinha maravilhosa, adorei...

    Bjssssssssss e sucesso

    ResponderExcluir
  4. Ai é benvindo de certeza, já comia.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...