Boa opção para o lanche do final de semana (ou de qualquer dia da semana), para festinhas ou mesmo uma sugestão diferente para as festas juninas da família - receitas salgadas com jeito caipira são bem-vindas no "mar" de doces dessas festas. O enroladinho caipira foi preparado na versão vegetariana para ninguém ficar de fora. Tem ingredientes bem caseiros, massa fofinha e recheio cremoso. É difícil resistir a esses enroladinhos. Quer uma boa desculpa para prepará-los? Anarriê!
Enroladinho caipira (vegetariano)
(Rende 15 unidades médias)
Veja nossa tabela de medidas
Massa
1 e 1/3 de xícara de leite
1 pacote de fermento biológico seco (10 g)
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de açúcar
1 ovo
Cerca de 4 xícaras de farinha de trigo
1 colher de café de sal
Pimenta do reino
Recheio
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de cebola picada
1 e 1/2 tomate picado (pode ser 1 grande)
1 lata de milho (sem a água)
1 colher de sopa de salsinha picada
Sal
Páprica doce
1/2 caixa de creme de leite (100 g)
1/2 xícara de queijo parmesão
Gema para pincelar
Massa: misture o fermento no leite morno, acrescente o óleo, o ovo, o sal e o açúcar, misture. Vá colocando a farinha de trigo aos poucos, primeiro misturando com uma colher e depois misturando com as mãos, pode ser que você precise de mais ou menos farinha que o indicado. O resultado deve ser uma massa macia e que não grude, a receita indica que a massa seja trabalhada por 5 minutos. Faça uma bola de massa e coloque em recipiente com pano de prato limpo ou filme plástico por cima, deixando descansar até dobrar de volume, cerca de 30 min. Enquanto isso, prepare o recheio.
Recheio: em uma panela ao fogo, refogue a cebola no azeite, junto o tomate, o milho e salsinha, tempere com sal e páprica, refogue por uns 5 min. Apague o fogo e misture o creme de leite. Deixe esfriar.
Montagem: abra a massa com rolo enfarinhado, em superfície também enfarinhada, em formato de retângulo e com espessura de cerca de 0,5 cm (não deixe muito fino). Espalhe o recheio por cima, deixando as bordas livres, e salpique o parmesão. Enrole como rocambole e, com faca lisa, corte fatias. Acomode as fatias em assadeira untada e leve ao forno médio-alto (200º C) preaquecido por cerca de 30 minutos.
Era para usar fermento biológico fresco, como eu não tinha fui no seco. Acabei seguindo o modo de preparo da receita, mas o fermento seco nem precisa ser misturado em líquido morno pra começar a fermentar. A receita original do enroladinho caipira é da Nestlé, por isso há a indicação de usar o tempero pronto Fondor tanto na massa quanto no recheio. Assim, não precisa colocar nem sal, fique à vontade para usar esse ou outro tempero pronto. Aos mineiros que têm sempre um pote de tempero caseiro pronto na geladeira, usem esse! O sabor caseirinho ficará campeão. Originalmente, a receita também leva frango desfiado (400 g bastam), se quiser, pode acrescentar (mas a receita deixa de ser vegetariana).
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: enroladinho caipira (vegetariano).
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
Estou pra fazer essa receita faz tempo, deve ser maravilhosa. Bjs.
ResponderExcluirEssa receita é daquelas que nos serve sempre. Ótima! beijos,lindo fds! chica
ResponderExcluirHummmmm!!!
ResponderExcluirReceitinha maravilhosa, adorei...
Bjssssssssss e sucesso
Ai é benvindo de certeza, já comia.
ResponderExcluirKiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html