verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Fevereiro 2013

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Faça você mesmo: porta-copos


No calor, uma bebida gelada é tudo de bom. Mas deixar móveis e mesa molhados - e marcados - não é nada legal. Para evitar isso já sabemos que a melhor pedida é usar porta-copos. E se você puder ter um jogo de porta-copos bonito e diferente, imitando azulejos, feito por você mesmo? Acompanhe que você vai ver que é fácil demais e, além de proteger as superfícies da água e do calor dos copos, deixará sua mesa bem mais charmosa.

Os materiais para fazer seu jogo de porta-copos são relativamente baratos. Na verdade, são dois os materiais necessários e, como instrumento de trabalho, suas mãozinhas e uma lixa. Deixo umas dicas depois que só consegui observar no momento de fazer, para que você possa fazer os seus porta-copos o mais perfeito possível.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Bife acebolado na manteiga com chimichurri



Bife sem graça nunca mais. Há várias formas - e aqui só vale se forem práticas - de deixar o bife do dia a dia com um sabor mais interessante. A receita de bife acebolado na manteiga com chimichurri é uma dessas táticas para não comer o bife sempre do mesmo jeito. Fazê-lo acebolado já é uma boa dica para agregar sabor, adicionar um tempero dá um plus incrível no seu bifinho. Se o tempero for um mix como o chimichurri, que os hermanos argentinos usam para acompanhar carne e não à toa, fica mais especial ainda. Como bônus, confira dicas para fazer um bife suculento como se deve. Seu bifinho nunca mais será o mesmo.

Acompanhei o bife com uma receita muito simples de chuchu ao alho e óleo. Sabe aquelas receitas bem simples, mas muito simples, e que ficam extremamente saborosas? Pois foi essa maravilha de chuchu que encontrei no blog Simples Assim. Quer algo rapidinho e gostoso para fazer com chuchu? Vai nessa que é sucesso.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Dica de domingo: como armazenar chocolate


Em pouco mais de um mês a Páscoa chegará por aí. Muita gente gosta de fazer seus próprios chocolates para vender ou para presentear - mesmo com a compra de todo o material, ainda sai mais barato do que comprar os industrializados. Nesta altura do processo, uma preocupação é como armazenar o chocolate da forma correta, porque chocolateiro esperto já está providenciando sua matéria-prima, os chocolates para esse fim somem perto da Páscoa! Além disso, essas dicas vão ajudar a guardar de forma correta os chocolates que você ganhará na Páscoa, hummm...confira as dicas de como armazenar chocolate.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Bolo de aveia e maçã (sem leite e sem ovos)


  

Gostoso (demais), saudável e diferente, adequado para alguns tipos de intolerância alimentar. Esse bolo de aveia é maçã é surpreendente no sabor e extremamente fácil de fazer: seu instrumento de trabalho será uma colher de sopa. Nível de louça perto de zero. Cheio de fibras e perfumado, o bolo de aveia e maçã fica bem úmido, sem deixar de ser fofo, e é perfeito para o café da manhã. Deu para perceber que adorei essa receita? Por isso compartilho com você e incentivo: experimente!

Onde estavam os bolos desse blog, minha gente? A verdade verdadeira é que eu tenho que fazer o sacrifício de comer os bolos que faço quase inteiros, pois em casa sou a única fã de bolos, então eu estava evitando de fazê-los, comê-los e sair rolando ladeira abaixo de gorda. Mas a crise de abstinência estava batendo forte e esse bolo de aveia e maçã foi a salvação. Vi a receita original no blog O Diário de Receitas Sem Lactose (que tirou do Cozinha Sem Glúten e Sem Leite) e era um bolo de linhaça. Apesar de não ter restrições alimentares, achei a receita muito interessante e, bem, adoro linhaça.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Utensílios que amamos: zester ou descascador


Se apareceu nesta seção, então é um utensílio que amei. Quem acompanha o blog sabe que sou doida por tenho bastante interesse por utensílios de cozinha, dos mais baratinhos de plástico até outros menos simples. Em comum, a engenhosidade da pessoa maravilhosa que inventou o treco. O zester ou descascador não chega a ser mirabolante e, como a maioria dos utensílios que amamos, nem é extremamente indispensável. Mas é só tê-lo e verá como é útil. Sabe aquelas raspas lindas de revista de limão e laranja? Conheça o zester e saiba do que ele é capaz.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Moussaka ou mussacá, a lasanha grega






A moussaka - ou mussacá, aportuguesando - é o prato grego mais conhecido em todo mundo, segundo a fonte que utilizei para a receita. Se você já conhecia, deixo o convite para se aprofundar na culinária da Grécia, com suas características da alimentação mediterrâneas, considerada muito benéfica para a saúde do coração. Para quem não conhecia a moussaka, adianto que é uma espécie de lasanha de beringela, ao mesmo tempo leve e substanciosa. Serve perfeitamente como prato único, então, além de deliciosa, ainda é uma receita prática. Apaixonamos.

Há algumas variações de receitas para esse prato e, como no caso de tantos outros pratos típicos, é difícil dizer qual a receita original (embora muitos gostem de reivindicar essa ou aquela como a receita original, enfim...). Segui as instruções de um livro de culinária grega e ainda fiz alterações como, por exemplo, não usar a carne de porco que a receita também pedia. E otras cositas más, confesso. O resultado é delicioso e rende aquelas travessas bem servidas perfeitas para o almoço de família, é só ajustar a quantidade de ingredientes para o tamanho da sua.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Dica de domingo: como usar a panela de pressão


A panela de pressão é sua amiga. Só precisa ser tratada com respeito. Com essa premissa em mente, perca o medo de usar a panela de pressão seguindo as recomendações para usá-la de uma forma segura. É verdade que é preciso tomar algumas precauções, mas, evitando estripulias, dá para utilizar essa verdadeira aliada na cozinha sem percalços. Confira as recomendações de como usar a panela de pressão do jeito adequado (e seguro).

Essas dicas já estavam publicadas no blog. Assim como no caso das dicas para se fazer um bolo perfeito (AQUI), as sobre a panela de pressão estavam perdidas, por isso resolvi criar essa postagem específica para que o assunto fique mais destacado e fácil de ser encontrado.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Sanduíche de forno


 

Esse não é daqueles sanduíches de forno que são feitos com camadas de pão de forma. Se não chega a ser tão prático, também não é nenhuma complicação: o sanduíche de forno leva a massa básica para salgados que faz sucesso no blog e algumas opções de recheio. A montagem é feita de um jeito bem diferente. O sanduíche saiu do nosso forno depois de uma imagem que esteve circulando essa semana no Facebook associada ao blog. Do jeito que muita gente se interessou pela receita, eu também fiquei querendo. Fiz o teste, deu muito certo e compartilho com você.


A foto que mexeu com o estômago de muita gente mostrava o passo a passo de montagem de uma espécie de sanduíche, montado entre dois discos de massa. Tinha apenas a imagem como referência e não a receita, mas fiquei imaginando que a massa usada no joelho (AQUI) seria perfeita. O mais legal é que, massa - que é bem prática - e recheios preparados, você faz produção em série. Confira a receita com fotos das etapas e as dicas para fazer o sanduíche de forno dar certo.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Dica de sábado: dicas e truques para fazer bolos


Posso abrir o forno para dar uma olhadinha? Quando o bolo está pronto? Como preparo a forma? As dicas para não errar na hora de fazer um bolo já estavam aqui no blog, mas meio perdidas na postagem do bolo formigueiro. Para tornar a consulta mais fácil, separei as dicas e truques para fazer bolos nesta postagem específica. Assim, também facilita para acrescentar mais informações, porque além desses macetes devem existir muitos outros que ainda não conheço. Já acrescentei uns tópicos novos nessa postagem.

Aprenda as dicas para fazer bolos (e contribua também com suas dicas nos comentários).

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Comida mexicana: tacos


Você gosta de comida mexicana? Junto com pratos como chili com carne, guacamole etc., os tacos são um clássico do que conhecemos como comida mexicana. Funcionam como uma espécie de "sanduíche", que você pode rechear com várias coisas. As bases dos tacos - uma espécie de concha, taco shells -  podem ser encontrados em alguns supermercados, mas, se você não achar, substitua por tortilhas tipo Rap 10, use os recheios que sugerimos a seguir, enrole como um "charuto" e tenha seus burritos.

Faça também o chili com carne para um jantar mexicano

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Fricassê de frango light com cenoura palha




O fricassê de frango tradicional é uma delícia e nem é tão bombástico em calorias - há coisas "piores" -, mas algumas substituições deixaram essa versão com sabor diferente e mais leve. Tem iogurte na jogada, que dá  leveza, sabor e ainda economiza na gordura, e a batata palha deu lugar à cenoura palha, que você faz em casa para acompanhar o fricassê, com um toque de cor e sabor.

Receita que você faz na travessa, para alimentar um bando de gente: esse é o fricassê de frango. É uma receita muito fácil de fazer e, se você tiver sobras de frango, o trabalho fica menor ainda, por isso pense seriamente na possibilidade de fazer fricassê quando estiver com aquele frango cozido sobrando na geladeira.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Receitas para o Carnaval

José Cruz/Abr
Falta mais de uma semana para a terça de Carnaval - se bem que, no Rio de Janeiro, o Carnaval já chegou e faz algum tempo -, mas o feriadão já começa na sexta-feira e o Casa, Coisas e Sabores está aquecendo os tamborins com receitas para o período. O bate-papo ao vivo sobre Menu de Carnaval acontece hoje às 17h (horário de Brasília), sob o comando do Pilotando um Fogão e com a participação do Casa e de outros blogs convidados. A gente começa agora com as dicas para o Carnaval e terminamos mais tarde, no hangout, combinado?

Acompanhe a página do Casa, Coisas e Sabores no Google+

A convite do blog Pilotando um Fogão, o Casa e outros blogs convidados estarão ao vivo em um bate-papo sobre comidinhas e receitas de Carnaval, além de cuidados com a saúde ligados à alimentação. A conversa também estará na cozinha do Aromas e Sabores, Comer Rezando, O Diário de Receitas sem Lactose, Na Cozinha Dela e Coisas Cá de Casa, e você pode fazer perguntas, tirar dúvidas, dar pitaco...não perca!

O que é um hangout?
Como participar de um hangout?

Google+ Carnaval - Menu de Carnaval com Pilotando um Fogão
Dia 04 de fevereiro (segunda-feira) às 17 horas (horário de Brasília)
Confira a página no Google+ do evento
Confira todos os hangouts de aquecimento do Carnaval


Receitas para o Carnaval

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Dica de domingo: mapa de feiras orgânicas


Você lembra que já demos AQUI a dica para encontrar os supermercados mais baratos de sua região? Apesar de abranger apenas uma parte pequena do país, para quem está nas regiões pesquisadas é bastante interessante para pelo menos conhecer as tendências de preço. A dica de hoje é um mapa on-line de feiras orgânicas e grupos de consumo responsável, com localização e informações de funcionamento de várias feiras do tipo espalhadas pelo Brasil.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Comida mexicana: guacamole






Nem sempre a comida mexicana precisa vir carregada de pimenta. Nem sempre o abacate precisa estar em preparações doces (como já mostramos AQUI). Com essas premissas em mente, prepare essa receita de guacamole, uma espécie de pasta de abacate temperada que é um clássico do que conhecemos como comida mexicana. O preparo procurou ficar o mais próximo possível do clássico, mas, pelas pesquisas que fiz, há variadas versões do guacamole e o importante mesmo é fazer de acordo com seu gosto. com pimenta ou sem pimenta.

Quer mais comida mexicana? Prepare o chili com carne e o sour cream.

Antes de chegar a essa versão do guacamole, pesquisei em sites mexicanos e livros de culinária mexicana, pois queria conhecer a receita tradicional do guacamole. Claro que acabamos adaptando aos ingredientes mais facilmente encontrados no Brasil, pois a ideia do blog é de receitas práticas. E praticidade o guacamole tem de sobra. Não vai ao fogo e não exige grandes habilidades, fica pronto em um instante. Perfeito para acompanhar nachos - use Doritos ou improvise nachos ASSIM -, tacos, burritos e deixar sua mesa um pouco mais mexicana.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...