verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Receitas de doces (bem) brasileiros

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Receitas de doces (bem) brasileiros


Doce, doce, doce... a doçaria tradicional brasileira é conhecida pela alta dose de açúcar e é isso mesmo que amamos. Herança portuguesa, também puxada na doçura. Assim como muitos doces tradicionais brasileiros, que são adaptações de receitas vindas com famílias de Portugal que, em terras tupiniquins, ganharam ingredientes locais, como mandioca (aipim, macaxeira) e leite de coco. Sorte a nossa, que ganhamos sobremesas deliciosas. Não podemos nos esquecer dos "polêmicos" brigadeiros, que fazem os gringos torcer a cara, mas que nós adoramos e é, na verdade, uma receita mais recente. Para adoçar a vida de um jeito bem brasileiro, reuni algumas receitas de doces que são bem nossos. Confira a lista!

Receitas de doces (bem) brasileiros

Quindim



Representante da adaptação de receitas portuguesas que levam muitas gemas, o quindim ganhou o toque delicioso do leite de coco e melhorou o que já era bom. Não sou "grandes fãs" de doces com ovos, mas é porque acho que é o tipo de receita que precisa ser muito bem feita para ser gostosa. Clique aqui para ver a receita.

Baba de moça


Outra mostra do "abrasileiramento" de receitas portuguesas. Baba de moça é um recheio certeiro para bolo de nozes, mas você pode servir também em uma taça, com frutas e castanhas por cima. Clique aqui para ver a receita.

Doce de mamão


As compotas de frutas também são um clássico nosso! Doceiras mexendo o tacho com calda de açúcar, que depois recebe frutas colhidas num pé logo ali é algo que acho bem representativo da doçaria nacional. Esse doce de mamão é uma versão muito simplificada, para a gente não passar vontade. Clique aqui para ver a receita.

Brigadeiro


Achou que ele ia ficar de fora? Taí o indefectível brigadeiro. Mas cometi a ousadia de não trazer a versão tradicional, de chocolate, que todo mundo conhece. Mas garanto que, ó, o brigadeiro torta de limão é delícia e o azedinho da fruta ainda equilibra o excesso de doçura. Clique aqui para ver a receita.

Canjica ou mungunzá


Esse é tradicional na festa junina, mas você pode fazer em casa sempre que quiser, tá liberado, rs. Conheço como canjica aqui nas bandas do Sudeste, mas no Nordeste o pessoal chama de mungunzá. Essa versão de canjica é com rapadura, que deixa o doce um tanto diferente e bem saboroso. Clique aqui para ver a receita.

Bolo mole ou pudim de padaria



Esse também tem um "problema" de múltiplas identidades, rs, já ouvi falar sobre vários nomes para esse bolo, que fica ali, no meio do caminho, entre um bolo e um pudim. Eu adoro essa receita, é uma memória de infância, pois minha mãe fazia muito. Tenho para mim que é um primo simplificado do famoso bolo Sousa Leão, mas isso é só um achismo. Clique aqui para ver a receita.

De um mal o blog Casa, Coisas e Sabores não padece: falta de doce! Passeie por algumas receitas açucaradas que, por aqui, as formiguinhas são muito aplicadas.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Receitas de doces (bem) brasileiros.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Um comentário:

  1. Hmmmm Quantas delícias e hoje babei pela baba de moça! Adorei todas! bjs, chica

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...