verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Charutinhos de couve e arroz

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Charutinhos de couve e arroz


Era um maço bem grande, por isso, dá-lhe mais couve no blog! A ideia veio da culinária árabe, mas esse charutinho não tem nada de tradicional. Foi uma receita que saiu para aproveitar sobras de arroz e recomendo que pense nela com carinho quando for fazer a "limpa" na geladeira. Os charutinhos de couve e arroz que mostro aqui são vegetarianos e pegaram um pouco das influências árabes, mas sem pretensão de seguir a receita tradicional. E o "origami" de montar os charutinhos ainda é divertido, cozinheiros entenderão, rs. Uma refeição relativamente rápida, leve e - se for a la vegetariana - completa. Acompanhe o passo a passo!


Hora de aproveitar o arroz que estava sobrando na geladeira? Claro que sim! A couve que comprei tinha folhas enormes, então poucas folhas renderam bastante charutinhos, pois as cortei. Faça com um maço de couve inteiro e mais arroz para uma refeição para a família, como prato principal ou acompanhamento. Essa porção da receita eu praticamente como sozinha! Rs.

Charutinhos de couve e arroz
(Rendem 8 charutinhos)

2 folhas grandes de couve
1 xícara de arroz cozido
1 colher de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de chá cheia de pimenta síria em pó
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de farinha de aveia (pode ser farinha de trigo)
1/3 de xícara de molho de tomate
1 dente de alho picado
Água
Sal

Em um recipiente, junte o arroz, a cebola, a salsinha e a pimenta síria, misture. Acrescente o azeite e a farinha de aveia, misturando novamente. Deve ser possível modelar uma bolinha de arroz, se necessário, acrescente um pouco mais de farinha. Corte cada metade da folha de couve rente ao talo e, em seguida, cada metade no meio. Vão resultar em 8 pedaços de couve, isso porque minha folha era bem grande, se a sua for menor, corte apenas as metades rente ao talo. 


Coloque os pedaços de couve em água fervente e deixe por 20 segundos, só para que a folha amoleça e fique mais fácil de enrolar. Retire as folhas, escorra e reserve. Pegue uma porção de arroz em formato de "croquete" - cuidado para não exagerar na quantidade -, e coloque perto da ponta do pedaço de couve aberto. Enrole o começo, dobre as duas laterais para dentro e continue enrolando até o final. Deixe o charutinho apoiado sobre a emenda do final da dobra. Faça o mesmo com o restante das folhas. 


Em uma panela, coloque o molho de tomate, um pouco de água e o alho. Acomode os charutinhos sobre o molho com cuidado, com a emenda para baixo. Apoie um prato virado sobre eles, para evitar que abram. Coloque mais água até cobrir os charutinhos. Leve ao fogo médio e deixe por uns 15 minutos. É apenas para cozinhar a couve, pois o recheio já é cozido. Sirva quente com azeite e limão em conserva por cima.

-----

No lugar ou junto com a salsinha, um pouco de hortelã dá um sabor bem autêntico. Se não tiver a pimenta síria, use pimenta do reino e acrescente uma pitadinha de canela em pó.

Vi essa dica de colocar um prato por cima em um site de culinária árabe, é muito comum que os charutinhos abram e, aí, o resultado fica feio. O ideal é que a panela acomode uma camada de charutinhos bem encaixados. Não era meu caso e o prato segurou bem, nenhum abriu.


Já fez sua conserva de limão marroquina? Se sim, ela é perfeita para acompanhar essa receita. Se não, corra atrás do prejuízo, pois é uma delícia em cozidos e cuscuz. Clique aqui para ver a receita da conserva de limão marroquina

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Charutinhos de couve e arroz.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...