Dá para usar como recheio de bolo - e também como cobertura. Dá para montar pavê e para servir em taças. Também virou picolé. O creme alpino é uma receita muito fácil e versátil, que leva poucos e bons ingredientes e não precisa ir ao fogo. Para as boleiras de plantão, fiz originalmente para rechear um bolo de pasta americana, ficou perfeito para isso, fica a dica. As sobras renderam essas várias outras coisas que me fizeram gostar ainda mais da receita! Veja como fazer.
Vi a receita em um grupo de confeitaria no Facebook e, como estava querendo um recheio estável para rechear meu bolo, e que, de preferência não fosse ao fogo, para economizar tempo de preparo, resolvi testar. Bingo! Adorei a receita do creme alpino, fora que é tão gostoso que dá para comer de colher. Siga a receita direitinho, com as quantidades indicadas que é sucesso.
Creme alpino
(Rende cerca de 800 gramas)
1 caixa de creme de leite (200 g)
400 g de doce de leite pastoso
2 colheres de sopa de chocolate em pó (ou cacau em pó)
200 g de chocolate em barra meio amargo
1 colher de sopa de extrato de baunilha
Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria e deixe chegar à temperatura ambiente. Leve à batedeira o creme de leite, o chocolate em pó, a baunilha e o doce de leite, tudo em temperatura ambiente, e bata em velocidade alta. Quando estiver homogêneo, diminua a velocidade
e, sem parar de bater, acrescente o chocolate derretido. Bata até
misturar bem. Use em temperatura ambiente (em bolos de pasta americana) ou leve à geladeira um pouco para usar frio (em bolos gelados, com chantilly, por exemplo).
O chocolate em pó pode ser substituído por cacau em pó, fica bem gostoso e equilibra melhor com a doçura do doce de leite. Pelo mesmo motivo, é imprescindível que o chocolate em barra seja meio amargo. Essa receita completa de creme alpino é suficiente para fazer três camadas de recheio de um bolo de 25 cm de diâmetro.
Para obter um picolé bem cremoso, a dica é colocar o creme em copinhos descartáveis, colocar um palito de sorvete - ou um colher pequena, como fiz, já que era para consumo de casa - e levar ao congelador ou freezer.
Ele fica muito cremoso! Usei um copinho descartável de café para ter uma minisobremesa. Dica para as festinhas!
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Creme alpino.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
hummm....que creme é esse Adri, super cremosinho e delicioso, já estou aqui com a colher na mão, vou experimentar co certeza, adorei!!
ResponderExcluirBeijinhos
Quanto tempo pode ficar fora da geladeira coberto com pasta americana?
ResponderExcluir