verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Salada morna de tomate

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Salada morna de tomate


Começando a segunda-feira bem leve. Quem nunca (tentou)? Rs. Por aqui, em terras cariocas, o clima já esquentou - e muito! -, mas a salada morna de tomate é boa opção para quando as temperaturas mais amenas chegarem. É uma receita fácil e prática. Só tem tomate para a salada do almoço ou do jantar? Pois você tem tudo. E nada de apenas fatiá-lo e colocar sal e azeite, dá para inventar. Salada de tomate é coisa simples e gostosa, caprichando no preparo você consegue dar ainda mais sabor ao tomate, saboroso por si só. Os ingredientes são simples e um dos diferenciais é o preparo: vai ao forno. Confira a seguir como preparar e experimente, tomate sem graça nunca mais.

Estava procurando o que fazer com uma "penca" de tomate que comprei para um certo uso e acabei não usando. Coloquei em duas sopas que fiz e ainda tinha um monte de tomate, rs. Pensei que uma salada só de tomates seria um bom jeito de dar cabo deles... mas fazer o quê? Encontrei nos meu alfarrábios uma receita que guardei há muito tempo, do blog Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar, que eu sigo e adoro. A Sandra é vegetariana e arrebenta, entre outros, nas saladinhas e afins.

Fiz algumas alterações, por conta do que eu tinha em casa - e do que eu não tinha, rs -, mas a ideia continua lá: tomates mornos e bem temperados!

Salada morna de tomate
(Rende três porções)

4 tomates
1/2 cebola pequena
3 dentes de alho
1 pitada generosa de cada: manjericão, orégano e alecrim secos
2 colheres de sopa de cebolinha picada
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Azeite a gosto
1 colher de sopa de alcaparras

Corte o tomate em quatro pedaços pelo comprimento, retire as sementes e corte cada pedaço ao meio (também pelo comprimento). Cada tomate dá 8 pedaços. Na verdade, não importa muito o corte, faça em pedaços grandes e tá tudo certo. Corte a cebola pelo comprimento também, em pétalas. Descasque o alho e corte em lâminas. Coloque os vegetais em uma assadeira, acrescente manjericão, orégano, alecrim e cebolinha, tempere com sal e pimenta do reino. Regue com azeite, misture e leve a forno médio-alto por 20 minutos. Retire do forno, coloque as alcaparras por cima, mais cebolinha fresca, se quiser, e sirva.

A receita original ainda leva pimentões vermelhos, infelizmente eu não tinha, pois deve ficar ainda mais gostoso. Um restante da salada que "sobrou" (na verdade, eu que guardei mesmo, rs) encontrou um macarrão no dia seguinte e, ó, ficou maravilhoso.


A receita original é ESSA, do blog Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Salada morna de tomate.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...