verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Como fazer cachaça com caju dentro na garrafa

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Como fazer cachaça com caju dentro na garrafa

Christian Knepper/Embratur
 Você também já se pegou imaginando como frutas enormes - como o próprio caju - e até bichos como caranguejos e lagostas vão parar naquelas garrafas de cachaça, geralmente artesanais, muito comuns no Nordeste? Para contribuir com a cultura "cachacística" (rs), achei interessante trazer o modo artesanal de se fazer cachaça com caju dentro da garrafa. É um método muito engenhoso e que, mesmo que você ou eu não possa reproduzir - nenhum cajueiro à vista, infelizmente -, é muito interessante de se conhecer e faz parte de uma tradição culinária que deve ser passada adiante!


Minha irmã mora no Nordeste e ela e meu cunhado andam fazendo a cachaça com caju dentro da garrafa para presentear no final do ano, um belíssimo presente artesanal que faz sucesso. Curiosa que sou, aproveitei para perguntar sobre o preparo. É um pouco trabalhoso e demorado, mas o resultado é lindo e ainda tem o fator surpresa: como esse caju foi parar aí dentro.

As garrafas de cachaça com "coisas" dentro são muito tradicionais no Ceará e também em outros estados do Nordeste. Fica a dica: se não for possível fazer o processo do caju, nada o impede de "temperar" sua cachaça com outras frutinhas que passem facilmente pelo gargalo, como morango, gomos de laranja ou tangerina, ou mesmo frutas típicas como seriguela e cajá.

Como fazer cachaça com caju na garrafa

Os ingredientes dessa peripécia são: um cajueiro na época de dar frutos, uma garrafa, cachaça da preferência e uma cordinha - você entenderá o porquê. As fotos são cortesia da minha irmã, que registrou todo o processo.

Primeiro, é preciso escolher um caju ainda bem verde (maturi) e em formação que estiver lá no cajueiro.



Retira-se a castanha do cajuzinho escolhido. Encaixa-se o cajuzinho com cuidado dentro da garrafa, preservando o galho e tudo mais. A ideia é que a frutinha nem perceba que está "engaiolada", coitada.



Então é preciso amarrar a garrafa junto ao cajueiro, pois ela ficará lá com o caju crescendo dentro. Esse da foto abaixo é um caju com quatro dias de engarrafado.



Alguns dias depois, o caju já maturou e é hora de tirar o conjunto do cajueiro. Retira-se o galho e o caju sobra lá dentro da garrafa. Aí você pode lavar a garrafa por dentro com água ou mesmo com um pouco de cachaça, para retirar as poeirinhas e qualquer outro resíduo, já que a garrafa ficou exposta ao tempo.



Feito isso, é só encher a garrafa com a cachaça da preferência, tampar com rolha ou tampa de rosca, se for o caso, e deixar curtir por pelo menos um mês.



Cachaça (da boua!), me gusta.

Já no caso das garrafas com bichos dentro, não se assuste que nenhum caranguejinho foi criado dentro de uma garrafa (eu acho). Minha irmã me contou que há também um processo no qual a garrafa é cortada - pelo gargalo ou no fundo -, coloca-se o bichano dentro e depois o vidro é colado de novo. Inclusive a decoração de palha, bem tradicional, ajuda a disfarçar a emenda.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Como fazer cachaça com caju na garrafa.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...