verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Quindim

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Quindim


Quem resiste a esse docinho amarelo e brilhante? Doces com ovos não estão entre meus favoritos, acho que essa é uma das poucas restrições que tenho em relação a doces, rs. É preciso estar bem feito, com sabor suave, para que eu ache gostoso. Nesse caso, garanti que não ficaria com cheiro nem sabor forte de ovos e ainda tem o coco, que, aí sim, adoro. Essa receita de quindim é bem fácil de preparar e, se não quiser fazer em forminhas individuais, dá para usar uma forma de pudim pequena ou outro recipiente que vá ao forno. Assim, em porções pequenas, fica lindo para festinhas, como foi o caso desses quindins.


Você usou muitas gemas para fazer os quindins, certo? O que fazer com as claras? Bem, no meu caso, os quindins foram justo o contrário, um aproveitamento de gemas. Logo, logo o que fiz com as claras aparece por aqui. Mas, se você quer ir direto para os quindins e não sabe o que fazer com as claras, não tema! Olha essas receitas com claras:

Pudim de claras
Bolo de claras com laranja e coco
Bolo dos anjos

Já faço um alerta: essa não é a receita tradicional, que pede o preparo de uma calda de açúcar. Nessa receita, cujo modo de fazer vi em várias outras receitas pela internet, é só misturar todos os ingredientes. Mais fácil não há!

Quindim
(Rende 25 unidades pequenas)

7 gemas
10 colheres de sopa de açúcar
1 pacote de coco ralado (100 g)
1/3 de xícara de água
Manteiga e açúcar para as formas

Misture o coco com a água e reserve por alguns minutos. Peneire as gemas (sem raspar com a colher, é só furar a gema e bater a paneira para o líquido descer) e misture com o açúcar e o coco hidratado. Deixe a mistura descansar enquanto prepara as forminhas. Coloque água para ferver. Unte cada forminha com manteiga e "enfarinhe" com açúcar. Encha com a mistura de gemas. Coloque as forminhas em uma assadeira e coloque água fervente até chegar à metade das forminhas. Leve a forno a 200 graus preaquecido por 40 a 50 minutos, até os quindins ficarem corados por cima e, ao testar com um garfo, estarem firmes. Assim que amornar, passe uma faquinha nas laterais da forminha e desenforme os quindins. Leve à geladeira e sirva frio.


Usei forminhas de empada bem pequenas para fazer os quindins, ficaram em tamanho bom para festas. Se usar forma maior, vai render menos. Dá também para colocar em forma de furo e fazer quindão. Como sugestão para decorar a mesa, coloquei em forminhas de doce do tipo "caixeta" - é por esse nome que conheço, rs. Nesse caso, é fundamental usar um tapetinho de celofane, próprio para doces, para não melecar a forminha.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Quindim. 

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------

A receita de base foi ESSA do blog Diga Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...