verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo de claras com laranja e coco e nova aula de Bolos Caseiros no RJ

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Bolo de claras com laranja e coco e nova aula de Bolos Caseiros no RJ


Bolo fofíssimo, quando sai do forno, ainda quentinho, parece uma nuvem. Não acha que você merece um pedaço desse bolo no café da manhã ou no lanche com uma xícara de café? Ou uma xícara de chá? Eu acho que sim. A laranja e o coco entraram para dar um sabor suave e delicado ao bolo de claras, mas podem ser substituídos por outros sabores. É uma receita perfeita para aproveitar as claras quando você faz alguma preparação só com as gemas. Era esse o meu caso! Sabe as claras que você congelou? Pode aproveitar. E eu também aproveito é a ocasião para contar da próxima aula que vou dar no ateliê Bendita Panela: a aula Bolos Caseiros 1 vai acontecer no dia 07/11 (sábado), às 14h. A aula que é sucesso ensina a preparar três massas e três coberturas curinga. É para fazer em casa ou para vender. Vem e chama os amigos! As vagas são limitadas.


Mais uma edição da aula que adoro oferecer! No curso Bolos Caseiros 1, os alunos aprendem a fazer três massas bem versáteis, que podem ser usadas em diferentes situações. Em aula, dou as dicas de como variar. Coberturas básicas e que todo mundo adora também estão nesta aula, inclusive elas valorizam muito o bolo na hora de vender! Além disso, os alunos aprendem a forma correta de preparo, dicas sobre utensílios, formas, como assar e como apresentar os bolos.

Receitas: bolo de limão siciliano com cobertura de cream cheese, bolo de chocolate trufado com ganache, bolo amanteigado de nozes e damasco com glacê.


Bolos Caseiros 1
Quando: sábado (07/11), às 14h.
Onde: ateliê Bendita Panela.
Inscrições on-line no site do ateliê. Vagas limitadas.
Informações: contato@benditapanela.com.br / (21) 3507-5400

O nosso bolo de claras tem um preparo que foge um pouco do tradicional, ele realmente só leva as claras do ovo. Não tem gemas! Estava procurando uma receita para aproveitar as claras que sobraram da baba de moça que fiz recentemente e encontrei no blog Entre Panelas. Essa caiu como uma luva, pois queria algo simples e gostoso. Recomendo com força comê-lo ainda morninho, recém-saído do forno - não dá dor de barriga, juro, experiência própria -, pois, com o passar do tempo, o bolo tende a ficar levemente borrachudo. Nada impede de, no dia seguinte, aquecê-lo brevemente no forno para recuperar a fofura, foi o que fiz.

Bolo de claras com laranja e coco
(Rende um bolo pequeno)

5 claras
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de manteiga
3/4 de xícara de açúcar
1/2 xícara de suco de laranja + leite de coco*
Raspas de 1 laranja
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de óleo neutro
1/2 colher de sopa de fermento para bolo

*Esprema uma laranja para obter o suco e, o que faltar da medida indicada, complete com leite de coco.

Bata as claras com a pitada de sal até obter claras em neve firmes, reserve. Bata a manteiga com o açúcar (se ficar muito "farofento" para bater, vale acrescentar uma colherada do suco de laranja). Acrescente a farinha de trigo, a mistura de suco de laranja e leite de coco e bata até misturar. O creme vai ficar bem grosso, é isso mesmo. Acrescente as raspas, o óleo e o fermento, mexa até misturar. Junte 1/3 das claras batidas e mexa vigorosamente. Acrescente o restante das claras e misture com delicadeza, com movimentos de baixo para cima. Coloque em forma untada e enfarinhada e leve a forno preaquecido a 180 ºC por 20 a 30 minutos.



Usou as gemas e não sabe o que fazer com as claras? Usou as claras e sobraram as gemas? Temos algumas receitas "casadinhas" para usar os ovos por completo, vê só:

Você faz o bolo de claras dessa postagem e usa as gemas na baba de moça.

Você faz o pudim de claras ou o bolo dos anjos e usa as gemas no pastel de belém ou pastel de natas.



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo de claras com laranja e coco e nova aula de Bolos Caseiros no RJ.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Um comentário:

  1. Olá, querida Dri
    Fico observando doces... é o que mais gosto de fazer...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...