domingo, 21 de dezembro de 2014
Receitas de Natal: pastel de natas ou pastel de belém
Nem sei se todo brasileiro é apaixonado por pastel de belém, mas o povo aqui do Rio de Janeiro adora! É comum encontrar em lanchonetes e, mais comum ainda, nos redutos de comida portuguesa da cidade. Essa receita de pastel de belém, também chamado de pastel de natas, é deliciosa e relativamente fácil. Um pouco demorada porque requer paciência, mas nada ao extremo. O docinho é par perfeito para a rabanada na ceia de Natal, pelo menos no Natal carioca - bem português - ele é presença muito bem-vinda! A receita é de uma fábrica tradicional do Rio de Janeiro e foi aprovadíssima, coisa fina.
A receita desse pastel de belém é da Doces do Eurico, que fica no Cadeg (RJ) e é propriedade de família portuguesa, com certeza. Inclusive, fui no Cadeg logo após ter preparado, comi pastel de belém por lá (não do Eurico, não era dia) e comprovei que os caseiros ficam muito iguais aos que provei lá. Faço tudo, até pesquisa de campo, pelo blog, claro (hahaha).
Fato é que as rabanadas da sua ceia vão ficar muito felizes de ver seus conterrâneos pasteizinhos dividindo a mesa durante a ceia. Seus convidados também ficarão bem satisfeitos (me chama).
Pastel de natas ou pastel de belém
(Rende 30 unidades pequenas)
400 g de massa folhada pronta
6 gemas pequenas
2/3 de xícara de açúcar
250 ml de creme de leite fresco
Faça tiras com a massa folhada e forre as forminhas, colocando na lateral e depois o fundo, com pedaços de tira, se necessário. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Bata bem as gemas com o açúcar, até formar um creme leve e claro. Junte o creme de leite e leve o recipiente a banho-maria, mexendo sem parar, até engrossar. Isso leva uns 15 minutos e, no final, o resultado é um líquido grosso. Deixe esfriar completamente - dei uma ajuda na geladeira, pois tinha preparado as forminhas algumas horas antes - e preencha as forminhas com o creme, às colheradas. Leve ao forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 20 min, até dourar a superfície e a massa folhada. Cuidado para não queimar. No final, ainda apelei ao maçarico culinário para dar uma queimadinha no topo.
Sabe o bolo dos anjos que você preparou e para o qual usou só as claras? As gemas vieram justamente parar aqui na receita de pastel de belém. É isso: com 6 ovos, você tem um bolos dos anjos e 30 pastéis de belém pequenos, acho bom demais.
Quer aproveitar as claras? Clique aqui e veja a receita de bolo dos anjos
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Receitas de Natal: pastel de natas ou pastel de belém.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
----------------------------------------------------------
A receita original, da Doces do Eurico, saiu na revista Casa e Comida (nº 33 - Agosto/2014).
Postado por
Adri
às
10:30
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
cozinhas do mundo,
doce,
festas,
lanches,
Natal,
ovos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adoro esses doces! Aproveito pra de desejar um Feliz Natal e tudo de bom em 2015 ,que possamos estar sempre ,com alegria, saúde, por aqui nos encontrando! bjs, chica
ResponderExcluirObrigada, chica! Um Natal e um 2015 maravilhosos para você também! Vamos continuar nos encontrando, se Deus quiser :) Beijos, obrigada pelos votos e pela companhia por aqui ;)
ExcluirOi Adri vim te retribuir as felicitações de natal e encontro essa gostosura. Sabe que eu nunca fiz pastel de belém? Sempre tive vontade de fazer mas nunca me propus, sua receita é super fácil.
ResponderExcluirFeliz natal e um 2015 cheio de coisas boas pra você e os seus!
Bjs querida saudade de você!