verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Receitas de Natal: peito de peru assado com alho e alecrim

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Receitas de Natal: peito de peru assado com alho e alecrim


Assar um peru inteiro, por horas e horas, é tarefa para minha mãe - a chef de cozinha oficial da ceia de Natal, nessa ocasião eu sou mera ajudante. O peito de peru, que vem na embalagem só com esse pedaço, é uma ótima opção para economizar tempo de forno e quando os comensais não são muitos. Para uma ceia com pouca gente, é perfeito, fora que é a parte da ave preferida da maioria. Alguns cuidados são necessários para deixar a carne suculenta. O tempero escolhido foge um pouco das opções mais doces que costumam aparecer na época, porque a ideia é deixar esse sabor para os acompanhamentos e evitar que sua ceia, no todo, pareça uma grande sobremesa. Sabores simples, porém marcantes: o alho e o alecrim fazem uma dobradinha campeã no peru de Natal. Veja como preparar.

Peito de peru assado com alho e alecrim
(Rende cerca de 5 porções)

1 peito de peru embalado de 1 kg
50 g de manteiga em temperatura ambiente
4 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de alecrim seco
1 e 1/2 xícara de vinho branco
Sal e pimenta do reino
1 colher de sopa de cachaça (opcional)

Descongele o peito de peru na parte baixa da geladeira, 24 horas antes do preparo. Retire o peru da embalagem, lave a carne e tempere todos os lados com sal e pimenta do reino a gosto. Misture a manteiga com o alho e o alecrim. Passe uma faca grande por baixo da pele do peito, para que ela se separe parcialmente da carne. Besunte o peito de peru, por cima, por baixo e por dentro da pele, com a manteiga temperada. Amarrei o peito de peru com um barbante, para que ele não perdesse a forma. Acomode a ave em uma assadeira e derrame o vinho branco por cima. Leve ao forno preaquecido a 180 ºC por 2 horas. De tempos em tempos, regue a ave com o líquido da assadeira (fiz isso a cada 15 minutos) e, se notar que o líquido está secando, não deixe que isso aconteça, acrescente 1 xícara de água fervente na assadeira. Vá tomando conta do seu baby até que o tempo recomendado termine. Quando estiver pronto, retire da assadeira, solte o barbante e acomode no prato de servir.
Molho (opcional): coe o líquido que sobrou na assadeira, coloque em um recipiente e leve ao freezer para gelar. O objetivo é retirar a capa de gordura que se solidifica em cima, isso por causa da manteiga usada no preparo do peru. Leve o caldo desengordurado a uma panela, acrescente a cachaça e deixe em fogo médio por alguns minutos, até reduzir e ficar consistente. Sirva com a carne.

Guarneça o peito de peru com a farofa de maracujá e castanha de caju (clique e veja a receita), e decore com frutas frescas, porque, apesar de não ter nada a ver, é Natal e a gente gosta de colocar frutas em tudo.



A peça que comprei já vinha temperada. É difícil encontrar um desses que venha sem tempero. O bom é a praticidade, mas o ruim é que todos os perus ficam iguais, com o mesmo gosto, todos os anos. Dei uma boa lavada na carne para retirar o que pudesse do tempero, senão o alho e o alecrim iriam para o espaço.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Receitas de Natal: peito de peru assado com alho e alecrim

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------------------

Além da experiência pessoal, o modus operandi desse peito de peru assado veio DESSA receita do site Panelinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...