verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Espetinhos de carne

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Espetinhos de carne


Carne bovina à mão, vai virar bife? Não necessariamente. Para fazer um almoço ou jantar diferente, gostoso e nutritivo, basta espetar carne e várias coisas no palitinho. As crianças (de todas as idades, rs) costumam gostar desse jeito mais prático de comer as coisas, rs. Arroz branco e farofinha, está pronta uma refeição simples, fácil, apetitosa e colorida. Está esperando o quê para montar seus palitinhos? Minha sugestão é com carne bovina, mas você pode usar frango ou porco, ou mesmo misturar os tipos de carne. Ah, e você vai passar longe da churrasqueira. Esse espetinho é de apartamento e não produz nadinha de fumaça. Palitos de madeira a postos, vem aprender como faz.


É normal ter sempre na despensa da cozinha palitos de madeira? E palitos de madeira de vários tipos? Para churrasco, de sorvete, os menores e mais cilíndricos... sou normal? Rs. Como não são perecíveis, é só mantê-los bem guardados, os meus ficam em potes com tampa, secos e abrigados do calor que duram e duram. Assim, vira e mexe eu saco meus palitos e surgem uns espetinhos de várias coisas, uns kaftas improvisados, uns picolés caseiros. Vê só o que já foi espetado por aqui:

Kafta no forno
Espetinhos de salame
Salada de massa no palito
Torta de maçã no palito
Picolé caseiro

Para a receita do espetinho de carne, escolha um corte que seja macio, que você usaria para bife. Contra-filé, alcatra, coxão mole ou lagarto, minha escolha, caem bem.

Espetinho de carne
(Rende 4 porções)

500 g de carne (usei lagarto)
1 tomate pequeno
1/2 pimentão (usei do amarelo)
1/2 cebola (usei da roxa)
1/2 linguiça calabresa
Molho inglês
Sal, pimenta do reino e cominho em pó
Azeite

Corte a carne em aproximadamente 12 cubos. Se estiver lidando com uma peça de carne, como era meu caso, o jeito certo é cortar bifes grossos "contra" a fibra da carne (como de estivesse cortando em cruz com a fibra) e depois cortar os cubos. Tempere a carne com molho inglês, pimenta do reino e cominho, e deixe pegando um gostinho enquanto você corta o restante dos ingredientes. Corte o tomate, o pimentão e a cebola em pedaços grandes. Corte a linguiça em rodelas grossas e, depois, corte cada rodela ao meio. Agora é hora de montar os espetos: vá intercalando os pedaços de tudo, só tomando o cuidado de deixar o tomate mais para dentro e de encostar pedaços de linguiça na carne, pois assim o lagarto pega gosto do defumado da calabresa. Veja nas fotos para ter uma ideia, mas não precisa fazer igualzinho. Unte uma assadeira com azeite e disponha os espetos. Salpique sal e pimenta do reino pelos espetos montados e regue com azeite, tudo isso dos dois lados dos espetos. Leve ao forno médio-alto por cerca de 30 min.



Pode usar do pimentão verde e da cebola comum, não faz diferença e os espetinhos ficam gostosos igual!

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Espetinhos de carne.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...