verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Petiscos de festa - salada de massa no palito

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Petiscos de festa - salada de massa no palito


Essa receita é pá-pum, leve e diferente, ótima para receber os amigos em um dia de calor. Leve, mas não deixará ninguém com fome. A salada de massa no palito ganha a "sustância" do capeletti, sem comprometer a dieta de ninguém. Esqueça pratos e talheres, cada um pega seu espetinho e manda ver, sem formalidades. E, se está aqui, você já sabe: é fácil e rápido de fazer.  Confira também outras sugestões de beliscos que não vão te prender na cozinha.

Esse petisco é uma receita do blog Pimenta no Reino, que sugeria um espetinho marguerita. Troquei o manjericão pelo tomilho, acrescentei um queijinho e dispensei a marinada. Ficou uma delícia, prova de que a ideia pode render muitas outras combinações. As quantidades vão depender de quantos espetinhos serão feitos, portanto, é a gosto.

Salada de massa no palito

Capeletti de queijo
Tomilho
Queijo minas em cubos
Tomate do tipo grape (ou cereja, ou comum em pedaços grandes)
Azeite

Cozinhe o capeletti na água e sal, de acordo com as instruções da embalagem. A massa deve ficar al dente, para não esfarelar na hora de montar os espetinhos, por isso siga o tempo mínimo de cozimento e, depois de tirar do fogo e escorrer, dê um banho de água fria na massa. Tempere o capeletti com tomilho e azeite, reserve. Monte os espetinhos com um capeletti, um cubo de queijo, um tomatinho e outro capeletti. Salpique tomilho nos espetinhos e regue com azeite. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Providencie umas torradinhas e pães diversos (caseiros ou comprados em uma boa padaria), deixe patês e outros acompanhamentos à mão e você terá beliscos o tempo inteiro.

Patês express

Patê de gorgonzola: amasse com um garfo um pedaço de queijo gorgonzola e misture com cream cheese.
Patê de azeitonas pretas: misture azeitonas pretas picadas com cream cheese.

Caponata de beringela

Essa receita do blog Macho Gourmet é muito fácil e ótima. Adaptei com o que tinha, mas é quase igual à original: pique alho e corte pimentão (usei o vermelho) e beringela em cubos médios. Reserve. Comece dourando bem o alho no azeite, junte o pimentão, pimenta calabresa (se gostar) e orégano (usei chimichurri), e deixe fritar bem. Junte a beringela - e mais azeite, se precisar - e deixe cozinhar bem, deve ficar bem murchinha. Retire do fogo, regue com mais azeite e está pronto. Conserve na geladeira.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------------

A receita do espetinho marguerita do blog Pimenta no Reino está AQUI.
A caponata do Macho Gourmet é ESTA.

5 comentários:

  1. Adri eu sou a louca das abóbrinhas concordo em número e grau e vc é a louca da receita prática e rápidinha kkkkkkk. Adorei esses espetos amiga, muito criativo, muito legal, devem ficar deliciosos. O restante também arrasou, adoro tudo isso minha amiga...Bjocas Ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Grande Ideia, Adri!
    Geralmente o hábito é fazer fingerfood com pão, mas massa é muito original. Ótimo para festas e piqueniques.
    Não vou esquecer dessa novidade fabulástica!
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  3. Adri querida, como sempre arrasando nas receitas!!!
    Amo muito!
    Obrigada sempre por compartilhar com suas leitoras e leitores!
    Beijosssssssssss e tudo de bom pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  4. Hummmmm Adri, que novidade diferente, vou testar aqui, com capeletti deve ficar ótimo.
    Adorei os patês, deliciosos!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  5. Rute, gostei dessa receita porque a massa deixa a o espetinho mais "poderoso" na hora de matar a fome, rs. Mas o pão não pode faltar, para acompanhar os patês :-) Beijinhos!

    Vero, obrigada, querida! Que bom que gostou, já fica a dica para sua próxima festinha. Quero ver a quantas anda sua cozinha :-) Um beijão!

    Rachel, penso que com ravióli deve dar certo também, será? Depois você me conta o que achou dos espetinhos :-) Um beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...