Essa receita é pá-pum, leve e diferente, ótima para receber os amigos em um dia de calor. Leve, mas não deixará ninguém com fome. A salada de massa no palito ganha a "sustância" do capeletti, sem comprometer a dieta de ninguém. Esqueça pratos e talheres, cada um pega seu espetinho e manda ver, sem formalidades. E, se está aqui, você já sabe: é fácil e rápido de fazer. Confira também outras sugestões de beliscos que não vão te prender na cozinha.
Esse petisco é uma receita do blog Pimenta no Reino, que sugeria um espetinho marguerita. Troquei o manjericão pelo tomilho, acrescentei um queijinho e dispensei a marinada. Ficou uma delícia, prova de que a ideia pode render muitas outras combinações. As quantidades vão depender de quantos espetinhos serão feitos, portanto, é a gosto.
Salada de massa no palito
Capeletti de queijo
Tomilho
Queijo minas em cubos
Tomate do tipo grape (ou cereja, ou comum em pedaços grandes)
Azeite
Cozinhe o capeletti na água e sal, de acordo com as instruções da embalagem. A massa deve ficar al dente, para não esfarelar na hora de montar os espetinhos, por isso siga o tempo mínimo de cozimento e, depois de tirar do fogo e escorrer, dê um banho de água fria na massa. Tempere o capeletti com tomilho e azeite, reserve. Monte os espetinhos com um capeletti, um cubo de queijo, um tomatinho e outro capeletti. Salpique tomilho nos espetinhos e regue com azeite. Deixe na geladeira até a hora de servir.
Providencie umas torradinhas e pães diversos (caseiros ou comprados em uma boa padaria), deixe patês e outros acompanhamentos à mão e você terá beliscos o tempo inteiro.
Patês express
Patê de gorgonzola: amasse com um garfo um pedaço de queijo gorgonzola e misture com cream cheese.
Patê de azeitonas pretas: misture azeitonas pretas picadas com cream cheese.
Caponata de beringela
Essa receita do blog Macho Gourmet é muito fácil e ótima. Adaptei com o que tinha, mas é quase igual à original: pique alho e corte pimentão (usei o vermelho) e beringela em cubos médios. Reserve. Comece dourando bem o alho no azeite, junte o pimentão, pimenta calabresa (se gostar) e orégano (usei chimichurri), e deixe fritar bem. Junte a beringela - e mais azeite, se precisar - e deixe cozinhar bem, deve ficar bem murchinha. Retire do fogo, regue com mais azeite e está pronto. Conserve na geladeira.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
-----------------------------------------------------
A receita do espetinho marguerita do blog Pimenta no Reino está AQUI.
A caponata do Macho Gourmet é ESTA.
Adri eu sou a louca das abóbrinhas concordo em número e grau e vc é a louca da receita prática e rápidinha kkkkkkk. Adorei esses espetos amiga, muito criativo, muito legal, devem ficar deliciosos. O restante também arrasou, adoro tudo isso minha amiga...Bjocas Ótima semana
ResponderExcluirGrande Ideia, Adri!
ResponderExcluirGeralmente o hábito é fazer fingerfood com pão, mas massa é muito original. Ótimo para festas e piqueniques.
Não vou esquecer dessa novidade fabulástica!
Beijinhos.
Rute
Adri querida, como sempre arrasando nas receitas!!!
ResponderExcluirAmo muito!
Obrigada sempre por compartilhar com suas leitoras e leitores!
Beijosssssssssss e tudo de bom pra ti
Vero
Hummmmm Adri, que novidade diferente, vou testar aqui, com capeletti deve ficar ótimo.
ResponderExcluirAdorei os patês, deliciosos!
Bjuss!!!
Rute, gostei dessa receita porque a massa deixa a o espetinho mais "poderoso" na hora de matar a fome, rs. Mas o pão não pode faltar, para acompanhar os patês :-) Beijinhos!
ResponderExcluirVero, obrigada, querida! Que bom que gostou, já fica a dica para sua próxima festinha. Quero ver a quantas anda sua cozinha :-) Um beijão!
Rachel, penso que com ravióli deve dar certo também, será? Depois você me conta o que achou dos espetinhos :-) Um beijo!