Faço uma crítica antes mesmo que "algum aventureiro o faça": essa receita é para a família ou para os amigos do peito. Se você estiver pensando em fazer para uma festa de aniversário com 300 cabeças, verá a ricota dilacerando sua carteira, implacável. Para uma torta grande, é mais viável (pelo menos para mim) recorrer à cobertura de batata e à maionese, que têm seu valor. Mas não fique triste: essa receita serve umas 10 pessoas, dá para chamar a turminha :-)
Torta salgada "amiga do corpinho sarado"
1 pacote de pão de forma (pode ser integral)
4 xícaras de ricota esfarelada
Maionese light a gosto
1/2 xícara de leite (aproximadamente)
Cenoura ralada a gosto
Azeitona picada a gosto
Sal
Gergelim preto e azeitonas para decorar
Compre pão de forma sem casca ou tire as cascas de um pão de forma comum, cortando as bordas de umas 3 fatias juntas com uma faca serrilhada (foi o que fiz). Reserve.
Coloque sal na ricota e separe em três partes iguais (cada parte dá 1 e 1/3 de xícara).
Para a cobertura: pegue uma das partes de ricota e junte maionese o suficiente para ficar "moldável", mas firme. Não vou passar quantidades porque foi no olho, mas coloque a maionese aos poucos, vá misturando e observando se está com consistência boa para cobrir.
Para os recheios: pegue uma parte de ricota, acrescente maionese - um pouco mais que para a cobertura, mas não deixe ficar molenga -, e junte a cenoura. Faça o mesmo com a parte de ricota restante, mas junte a azeitona picada.
Montagem: em uma travessa, disponha fatias do pão reservado lado a lado. Minha camada ficou com 4 fatias inteiras e mais 1 cortada ao meio. Com uma colher, regue as fatias de pão com leite e espalhe um dos recheios. Vá montando as camadas, alternando os recheios e terminando com uma camada de pão. Regue também a última camada de pão com leite e espalhe a cobertura, como se fosse um bolo confeitado. Utilizei até uma espátula de confeiteiro para isso, mas as costas de uma colher também resolvem. Salpique com o gergelim e disponha as azeitonas de enfeite. Deixe na geladeira até o momento de servir.
O verão está aí, então, quando terminar de fazer um recheio, coloque na geladeira enquanto prepara o outro. Vá trabalhando nesse esquema "tira e bota" na geladeira, para garantir que tudo continue frio. Se quiser, tiver disposição e habilidade, pode colocar um pouco da cobertura em um saco de confeitar para decorar.
Para não passar o final de semana só no prato salgado, veja no Facebook uma receita de brigadeiro de limão no copinho (AQUI) com modo de fazer e foto. Até uma criança pode fazer e adulto nenhum vai dispensar. Porque final de semana tem que ter doce!
Quer estar sempre ligado no que acontece no Facebook? É só curtir a página do blog (AQUI).
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
--------------------------------------------------------
Quer ser glamourosa? Fale com o Marcinho. Vem comigo (AQUI)
Olá, querida
ResponderExcluirÉ uma gostosura sim!!!
Excelente sua receita, parabéns!!!
Bjm de paz e alegria
Poiseu gosto muito desse tipo de torta, acho prática, deliciosa, versátil e exclente para reuniões e aniversário. Gostei muito dessa receita. Ficou linda. Bela apresentação. Bjos ótimo final de semana
ResponderExcluirAmo essa torta, aqui chamamos de ''torta fria'' - sempre rola em aniversários.
ResponderExcluirBjs =)
Ai que aspecto fenomenal!
ResponderExcluirHavia perdido esta receitinha enquanto me afastei um pouco dos blogs.
Quando chegar no Verão, tenho de ousar confeccionar uma torta dessas!
+ beijinhos.
Rute