verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo de banana com figo

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Bolo de banana com figo


Banana é vida! Com essa premissa em mente, dá para imaginar o efeito de algumas bananas amassadas em uma massa de bolo: menos manteiga e ovos, pois a banana ajuda a obter a consistência, massa úmida e fofa, cheirinho e sabor deliciosos. Mas, e se houver figos sobrando na geladeira? O acréscimo dos figos deu um plus incrível na receita, pois os pedaços de figo ficaram bem doces e combinaram muito bem com a banana. Juntando com o visual charmoso, é bolo diferente para servir às visitas e ainda contar a mentira de que "deu um trabalhão".

Fazia algum tempo que não aparecia receita de bolo no blog e realmente eu tinha parado um pouco de fazer. Se depender de mim, sempre tem bolo aqui em casa. O problema é que tenho que comê-lo praticamente sozinha, o que não chega a ser um sacrifício, mas que passa a conta na hora de subir na balança. O que falar do bolo de banana? Todo mundo adora e, com pedaços de figo, acredite, é para amar.

Bolo de banana com figo
(Rende um bolo pequeno - forma de bolo inglês)

1 ovo
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga
3/4 de xícara de açúcar
2 bananas médias amassadas
1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de leite
1/2 colher de sopa de fermento para bolo
1 e 1/2  figo fresco em fatias

Na batedeira ou à mão (como fiz), bata o ovo, a manteiga e o açúcar, até formar um creme liso. Junte as bananas amassadas e a farinha de trigo, misturando até ficar homogêneo. Acrescente o leite, misture. Coloque o fermento e mexa o suficiente para misturar. Coloque a massa em uma forma de bolo inglês untada com manteiga e enfarinhada. Pegue as fatias de figo e afunde-as uma a uma na massa do bolo, formando a decoração que quiser. Leve a forno (pré-aquecido) médio-baixo por 30 a 40 minutos.

Usei toda a farinha de trigo que tinha para o bolo e esqueci de reservar um pouco para enfarinhar a forma. Acabei "enfarinhando" com chocolate em pó, que ainda deu sabor e formou uma casquinha muito gostosa. Você pode afundar neste bolo fatias de maçã, pera, pêssego etc, acho que banana vai bem com tudo!

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


---------------------------------------------------------

Quer saber mais sobre o figo? Veja AQUI.

Em Valinhos (SP), está rolando a 63ª Festa do Figo e 18ª Expogoiaba, até o final de janeiro (veja AQUI). Figo e goiaba? Queria me teletransportar para lá.

6 comentários:

  1. Humm que delicia de bolo Adri, adoro bananas, adoro figos em bolos, só poderia ficar muito bom, a combinação das frutas com certeza deu muito certo Adri. Gosto muito de bolos com frutas frescas. Adorei a sugestão...Bjocas ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Acredito sim! Acredito que seja de amar e chorar por mais. Deu uma vontade ENORME de provar uma fatia. Ficou lindo com as listas de banana por cima.

    Olha que dupla, hein: meu chá com teu bolo. Assim já dá para subir na balança (risos).
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  3. Banana e figo...que combinação diferente Adriana!! Tenho certeza que ficou ótimo!!! ADORO as duas frutas!
    Bjokas :)
    Tania

    ResponderExcluir
  4. Adri querida, que delícia!!!
    Adoro receitinhas com banana!!!
    Obrigada!
    Te agradeço também por todo seu carinho, e por participar da brincadeira lá do bloguito, adorei!
    Beijosssssssss e tudo de bom pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  5. Josy, também adoro bolo com frutas! A combinação de banana com figo ficou muito boa, vale a pena experimentar :-) Bejinhos!

    Rute, como meu bolo engorda e teu chá emagrece, se a gente subir na balança fica no 0 a 0, o que não deixa de ser uma coisa bem boa, hehe. Um beijo!

    Tania, acho que nunca comi algo com banana que não achasse bom (aqui no blog tem até frango com banana). Então sou bem suspeita, rs. Beijos!

    Maria, bem-vinda! Fico muito feliz que tenha gostado :-) Um beijo!

    Vero, se banana não engordasse tanto seria melhor ainda, rs. Mais, em pequenas doses, ainda garante muitos nutrientes (eu > bananalover). A brincadeira foi muito divertida! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Aprendo mais uma receita, olha nunca comi banana com figo é mole, rss agoro estou querendo provar parece ótimo, um grande abraço.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...