Depois de ficar algum tempo "secando" - com os olhos e literalmente - garrafas de azeite para que o conteúdo acabasse logo, consegui a matéria-prima para testar a pintura em vidro com tinta translúcida. Você pode aproveitar essa dica para sair pintando todos os vidros que sobrarem na sua cozinha: de azeitona, de geleia etc. Só não vale voltar com o vidrinho pintado para a cozinha, o resultado é decorativo. A seguir, mostro os produtos que usei, as dicas de como preparar e pintar os vidros, e como evitar as lambanças que, obviamente, eu fiz. Só para evitar que você fizesse (not!).
Antes da pintura: preparando os vidros
Preparar o vidro significa, além de lavá-lo bem com água e detergente, retirar o maldito rótulo. Para ajudar no processo, deixe o vidro de molho na água com sabão por algum tempo. A tática que venho usando é retirar manualmente a camada de cima do rótulo (o papel brilhoso) e eliminar o que ficou colado esfregando uma escovinha com sabão. Quando a cola está fraquinha, vou direto para a escova, nem deixo de molho. Tenho um removedor de cola, mas o bicho é tão forte que evito usá-lo. Rótulo retirado, vidro bem lavado para eliminar sujeira/gordura, deixe o vidro secar bem ao ar livre.
Materiais para a pintura
Usei a tinta verniz vitral, da Acrilex, que vem em um potinho de 37 ml. As cores que escolhi foram turquesa (lindo) e púrpura. A tinta é translúcida, pode ser usada em vidro, espelho, cerâmica, entre outros, e não é solúvel em água. Ou seja, você precisará de um solvente para limpar depois os pincéis e eventuais sujeiras. Utilizei como solvente o aguarrás mineral, embora a marca recomende o uso do solvente Acrilex - que não achei na loja. O frasco de aguarrás de 100 ml foi praticamente todo, isso porque só usei um pincel. Sobre isso, usei um pincel chato médio que já tinha em casa, embora a recomendação que encontrei seja de utilizar um pincel bem macio. Minha pintura ficou com "listras", muito de leve, provavelmente por causa da rigidez do pincel.
Preparando o terreno
Monte seu ateliê temporário em um local bem ventilado. A tinta não tem cheiro muito forte, mas, se você for sensível a cheiros de químicos, recomendo também usar máscara. Eu não precisei. Algo que não usei, mas que recomendo fortemente: luvas. Sujei a mão toda e precisei ficar esfregando um paninho com aguarrás para retirar. Forre o local onde for fazer a pintura com bastante jornal, várias camadas e, se puder, plástico. Como a tinta é muito líquida, ela ultrapassa o papel com facilidade. Tente evitar, mas, se manchar alguma coisa, esfregue um paninho com aguarrás.
Pintura em vidro
A tinta é bem líquida. Para que a pintura fique sem marcas, além de utilizar um pincel bem macio, dê pinceladas contínuas e na mesma direção. O melhor é também fazer várias camadas bem finas - dando um tempo de secagem entre elas -, para evitar que a tinta escorra e fique borrões depois de secar. Como pintei uma garrafa, ficou um pouco de tinta depositada nas "curvas" da garrafa e, nas partes que esqueci de passar o pincel depois para retirar a tinta depositada, ficaram marcas da tinta escorrida. Essas "imperfeições" podem ser propositais e dar um charme a seu trabalho, mas, se a intenção for deixar tudo uniforme e lisinho, é um ponto a ter atenção. A tinta seca muito rápido, enquanto terminava de pintar outra peça, a primeira já havia secado. Quando terminar de dar as demãos e o resultado ficar a seu gosto, deixe secar bem em local ventilado antes de usar. As peças pintadas devem ser usadas para decoração, não as utilize para alimentos.
--------------------------------------------------------------------------
Ganhei esse selinho fofo da Grazzi, do blog Coisas da Grazzi. Obrigada pelo presente! A Grazzi também apronta na cozinha e já fez a receita do Bolo diferente ou cuca de chocolate com banana (ESSE), o dela ficou lindão (AQUI).
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
----------------------------------------------------------
Encontrei as dicas para pintura de vidros no blog Casando sem grana (que acompanho desde a época que era noiva, ótimo), pois a Sammia enfrentou 105 vidrinhos (!!!) para usar na decoração do casamento dela (AQUI). Ela usou thinner para limpar, mas comigo o aguarrás (mineral) deu certo, e não achei tão fedorento, rs. A Sammia recomenda usar o pincel 185 de 25,4 mm da Tigre, por ser bem macio.
A Acrilex não patrocinou esse post (que pena!). Foi a marca que usei - já uso a tinta acrílica da marca - e gostei do resultado.
Adri querida, que post maravilhoso!!!
ResponderExcluirAmei o pap e todas as dicas!
To cheia de garrafas aqui, eu "tomo " azeite!
Vou me lembrar de comprar a tinta vitral e depois te mostro!
Bjos e um lindo domingo pra ti
Vero
Conheci e fiquei muito boa dia e explicação, um grande abraço.
ResponderExcluirEu adoro pintar mas não posso com o cheiro das tintas, mesmo as suaves! Uma pena, adorei a dica! E eu tenho várias garrafas de azeite guardadas...
ResponderExcluirbjs
Vero, depois quero ver mesmo sua pintura em vidro! Como você tem costume de pintar, acho que vai poder dar umas ótimas dicas da sua experiência :-) Tenho vários vidros guardados, acho que vão ficar todos coloridos, rs. Beijos!
ResponderExcluirJosiana, obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado do que viu, seja bem-vinda para voltar sempre que quiser :-) Beijos!
Andréa, essa tinta vitral nem é das mais fortes, mas quem é sensível deve mesmo evitar tintas que não são à base de água :-( Já vi alguns blogs dando a dica de usar tinta acrílica (solúvel em água) para pintar o vidro por dentro, dá um efeito bem bonito também! http://casacorpoecia.blogspot.com/2011/07/reaproveitando-vidros-pinte-do-jeito.html
Beijos!
Uma dica que eu descobri sozinha:
ResponderExcluirLimpe os pincéis com álcool. A tinta verniz vitral é solúvel em álcool comum, não precisa de solvente específico.
Belo trabalho. Eu estava com medo de pintar vidro, mas você resolveu meu problema.
ReSilver, essa eu não sabia! Vou tentar usar o álcool comum da próxima vez, é um produto mais simples de achar e que fica mais barato. Obrigada pela dica! Tenha medo não, pois mesmo as imperfeições na pintura têm o seu charme :) Beijos.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAdorei seu blog.
ResponderExcluirUma outra forma muito legal de pintar garrafas é derramar a tinta vitral DENTRO do vidro e ir girando até preencher todo o espaço. Fica lindo e não faz muita sujeira.
Aniela, seja muito bem-vinda! Adorei sua dica! Já tinha visto essa ideia com tinta acrílica, como é para decoração, não tem problema nenhum de ficar tinta do lado de dentro :) Fora que assim nem precisa de pincel! Muito bem lembrado por você :D Beijos.
ExcluirOi! Adorei!
ResponderExcluirVocê acha que é possível fazer a pintura da garrafa por dentro, ou seja, colocar a tinta dentro da garrafa e agitá-la para que a tinta se espalhe uniformemente pelo interior? Te parece possível de ser feito dessa forma tb?
Valeu!
Olá! Acho que dá certo sim, mas você não pode chacoalhar, senão vai formar bolha, tem que ir virando a garrafa devagar para a tinta ir "andando" lá dentro. Depois deixa a garrafa de cabeça para baixo (em cima de papel, algo para aparar a tinta) para escorrer o excesso. Nunca tentei fazer, mas a tinta vitral é bem fluida, acho que funciona. Certeza, certeza, só fazendo. Eu tentaria, as chances são boas :) Beijos!
ExcluirOlá, Khadge! Esses da foto ainda estão aqui em casa (consegui não quebrá-los até agora com minha mão de manteiga, rs) e não ficaram opacos, continuam translúcidos. Realmente, é uma pintura mais indicada para objetos de decoração, nos meus só passo um paninho úmido, nada de lavar. Beijos.
ResponderExcluirtem que ser com vidro incolor? queria pintar umas garrafas de azul turquesa, mas as garrafas são marrons, aquelas de cerveja...será que consigo atingir a cor azul turquesa?
ResponderExcluirOi, Larissa! Acho que esse tom turquesa mais claro não dá para atingir usando a tinta vitral em um vidro marrom. Mas, quer saber? É capaz de você conseguir um tom de azul mais escuro e bem bonito. Aquele azul "noite", sabe? Eu, no seu lugar, tentaria! Beijos!
ExcluirOoi,quero saber se nas garrafas de cerveja as marrons,da pra pintar com a tinta acrilica?quero fazer uma branquinha de bolinha!!obrigada
ResponderExcluirOi! Não costumo utilizar tinta acrílica, então não conheço o resultado. Uso tinta PVA em vidros, o acabamento não é translúcido, fica parecendo que a garrafa é de "cerâmica". No entanto, é preciso antes dar uma ou duas demãos de primer para vidro (você encontra em lojas de artesanato), senão a tinta PVA não pega. A tinta cobre toda a garrafa, e como o primer é branco acaba "apagando" a cor original, então tanto faz qual a cor do vidro. Beijos.
Excluirgostei
ResponderExcluirQue bom, Janine :) Bjs!
ExcluirBoa noite será que pode me ajudar? Comprei alguns copos e descobri que são pintados e a pintura está descascando... O que posso usar para retirar de vez a tinta?
ResponderExcluirOi, Lilian, desculpa não poder te ajudar, nunca me deparei com essa situação e não conheço algo que possa usar :(
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir